Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 11 de setembro de 2023 | 23ª Semana do Tempo Comum 🟢

A leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,24-2,3 diz que Paulo quer mostrar aos colossenses a sua dedicação e sofrimento pelo evangelho, e também alertá-los contra os falsos ensinos que ameaçam a sua fé em Cristo.

Leitura do Livro Sagrado4

Primeira Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,24-2,3

Irmãos, 1,24alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo. 29Para isso eu me esforço com todo o empenho, sustentado pela sua força que em mim opera. 2,1Quero pois que saibais que luta difícil sustento por vós, pelos fiéis de Laodiceia e por tantos outros, que não me conhecem pessoalmente, 2para que sejam consolados e se mantenham unidos na caridade, para que eles cheguem a entender profunda e plenamente o mistério de Deus Pai e de Cristo Jesus, 3no qual estão encerrados todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 61(62),6-7.9 (R. 8a)

R: A minha glória e salvação estão em Deus.

— Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança!

R: A minha glória e salvação estão em Deus.

— Povo todo, esperai sempre no Senhor, e abri diante dele o coração: nosso Deus é um refúgio para nós.

R: A minha glória e salvação estão em Deus.


Aclamação ao Evangelho - Jo 10,27


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,6-11 é um relato de um milagre que Jesus realizou em um sábado, curando um homem que tinha a mão direita atrofiada. Este milagre provocou a ira dos escribas e fariseus, que o observavam para ver se ele violaria a lei do sábado. Jesus, porém, sabendo dos seus pensamentos, desafiou-os com uma pergunta: "É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? Salvar uma pessoa, ou matá-la?".

Este episódio mostra que Jesus é o Senhor do sábado, ou seja, ele tem autoridade para interpretar e aplicar a vontade de Deus sobre o descanso e a santidade do sétimo dia.

Jesus demonstra que o sábado não é um fim em si mesmo, mas um meio de glorificar a Deus e fazer o bem ao próximo. Jesus revela que a compaixão é superior à rigidez legalista, e que a vida humana vale mais do que as tradições humanas. Jesus também expõe a hipocrisia e a maldade dos seus adversários, que queriam acusá-lo e destruí-lo por causa do seu poder e da sua mensagem.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,6-11

Aconteceu que, num dia de sábado, 6Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Ali havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado e, assim, encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: "Levanta-te e fica aqui no meio". Ele se levantou e ficou de pé.9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Está na Bíblia Sagrada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".