Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 09 de setembro de 2023 | 22ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,21-23 mostra que Paulo está falando sobre a reconciliação que Deus realizou por meio de Cristo, que morreu na cruz para perdoar os pecados da humanidade e restaurar a paz entre Deus e os homens. Paulo diz que os colossenses, que antes eram inimigos de Deus por causa dos seus maus pensamentos e obras, agora foram reconciliados com Ele pela fé em Cristo, que é a imagem do Deus invisível e o Senhor de toda a criação. Paulo também exorta os colossenses a permanecerem firmes na fé e na esperança do evangelho, que eles receberam de Epafras, um colaborador de Paulo. Paulo afirma que ele mesmo sofre por causa do evangelho, mas que isso é uma graça de Deus para o bem da igreja.

Abstract elegant dark green background with golden line diagonal and lighting effect sparkle. Luxury template design.

Primeira Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,21-23

Irmãos, 21e vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, 22eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si.

23Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 53(54),3-4.6 e 8 (R. 6a)

R: Quem me protege e me ampara é meu Deus.

— Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo!

R: Quem me protege e me ampara é meu Deus.

— Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida! Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome que é bom!

R: Quem me protege e me ampara é meu Deus.


Aclamação ao Evangelho - Jo 14,6


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,1-5 diz que Jesus revela a sua autoridade sobre o sábado, o dia sagrado de descanso e adoração para os judeus. Ele ensina que o sábado foi feito para o benefício do homem, e não o contrário, e que ele, como o Filho do homem, tem o direito de interpretar e aplicar a lei de Deus. Ele também mostra que a misericórdia é mais importante do que o ritualismo, e que os seus discípulos são livres para satisfazer as suas necessidades básicas no sábado.

O evangelho mostra que Jesus veio para cumprir a lei de Deus, mas não segundo a interpretação dos fariseus, que se preocupavam mais com as regras externas do que com o amor a Deus e ao próximo. Jesus veio para revelar o verdadeiro sentido do sábado, que é um dia de comunhão com Deus e de serviço aos necessitados.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,1-5

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”

3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".