Header Ads

Liturgia diária: 09 de setembro de 2023 | 22ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,21-23 mostra que Paulo está falando sobre a reconciliação que Deus realizou por meio de Cristo, que morreu na cruz para perdoar os pecados da humanidade e restaurar a paz entre Deus e os homens. Paulo diz que os colossenses, que antes eram inimigos de Deus por causa dos seus maus pensamentos e obras, agora foram reconciliados com Ele pela fé em Cristo, que é a imagem do Deus invisível e o Senhor de toda a criação. Paulo também exorta os colossenses a permanecerem firmes na fé e na esperança do evangelho, que eles receberam de Epafras, um colaborador de Paulo. Paulo afirma que ele mesmo sofre por causa do evangelho, mas que isso é uma graça de Deus para o bem da igreja.

Abstract elegant dark green background with golden line diagonal and lighting effect sparkle. Luxury template design.

Primeira Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,21-23

Irmãos, 21e vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, 22eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si.

23Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 53(54),3-4.6 e 8 (R. 6a)

R: Quem me protege e me ampara é meu Deus.

— Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo!

R: Quem me protege e me ampara é meu Deus.

— Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida! Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome que é bom!

R: Quem me protege e me ampara é meu Deus.


Aclamação ao Evangelho - Jo 14,6


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,1-5 diz que Jesus revela a sua autoridade sobre o sábado, o dia sagrado de descanso e adoração para os judeus. Ele ensina que o sábado foi feito para o benefício do homem, e não o contrário, e que ele, como o Filho do homem, tem o direito de interpretar e aplicar a lei de Deus. Ele também mostra que a misericórdia é mais importante do que o ritualismo, e que os seus discípulos são livres para satisfazer as suas necessidades básicas no sábado.

O evangelho mostra que Jesus veio para cumprir a lei de Deus, mas não segundo a interpretação dos fariseus, que se preocupavam mais com as regras externas do que com o amor a Deus e ao próximo. Jesus veio para revelar o verdadeiro sentido do sábado, que é um dia de comunhão com Deus e de serviço aos necessitados.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,1-5

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”

3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.