Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 08 de setembro de 2023 | 22ª Semana do Tempo Comum ⚪

A Leitura da Profecia de Miquéias 5,1-4a mostra que Deus promete enviar um Messias, um novo Rei, para o seu povo que está sofrendo sob o domínio dos inimigos. O Messias nascerá em Belém, uma pequena cidade de Judá, mas terá uma origem eterna e divina. Ele reunirá e restaurará o remanescente fiel de Israel, cuidará do seu povo com a força e a majestade do Senhor, destruirá os inimigos de Israel, purificará Israel da idolatria e das práticas ocultas, e trará paz e segurança à terra.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,1-16.18-23

Essa profecia se cumpre em Jesus Cristo, que nasceu em Belém como descendente de Davi, mas é o Filho de Deus desde a eternidade. Ele é o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas, o Príncipe da Paz que reconcilia Deus e os homens, e o Rei dos reis que reina sobre todas as nações.

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Miquéias 5,1-4a

Deus deixará seu povo ao abandono, até o tempo em que uma mãe der à luz

Assim diz o Senhor: 1“Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4ae ele mesmo será a Paz”.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 70(71),6; Sl 12(13),6 (R. Is 61,10)

R: Exulto de alegria no Senhor.

— Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo: para vós o meu louvor eternamente!

R: Exulto de alegria no Senhor.

— Uma vez que confiei no vosso amor, meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!

R: Exulto de alegria no Senhor.


Aclamação ao Evangelho

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Sois feliz, Virgem Maria, e mereceis todo louvor, pois de vós se levantou o sol brilhante da justiça, que é Cristo, nosso Deus, pelo qual nós fomos salvos!


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,1-16.18-23 diz que Mateus quer mostrar que Jesus é o cumprimento das promessas de Deus feitas aos patriarcas e aos reis de Israel. Ele apresenta a genealogia de Jesus, que remonta a Abraão e Davi, para demonstrar que ele é o descendente esperado que traria a salvação ao seu povo. Ele também destaca que Jesus é o resultado da ação do Espírito Santo na vida de Maria, uma virgem desposada com José, um homem justo e obediente. Ele cita a profecia de Isaías 7,14 para revelar que Jesus é Emanuel, que significa “Deus conosco”. Ele afirma que Jesus é o Cristo, o Messias, o ungido de Deus, que tem a missão de salvar o seu povo dos seus pecados.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,1-16.18-23

O que nela foi gerado vem do Espírito Santo

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson Gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Mató; Mató gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Está tudo na Bíblia Sagrada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".