Pular para o conteúdo principal

Leitura da Bíblia Sagrada: 25 de setembro de 2023 | 25ª Semana do Tempo Comum 🟢

O Início do livro de Esdras 1,1-6 narra como o rei Ciro da Pérsia, movido pelo Espírito de Deus, permitiu que os judeus que estavam exilados na Babilônia voltassem para Jerusalém e reconstruíssem o templo do Senhor. A leitura mostra o cumprimento da profecia de Jeremias, que havia anunciado que o cativeiro duraria 70 anos (Jeremias 25:11-12; 29:10). Ele também revela que Ciro era o ungido de Deus, escolhido para libertar o seu povo e restaurar a sua adoração (Isaías 44:28; 45:1-13). O texto destaca a soberania e a fidelidade de Deus na história de Israel e na salvação da humanidade.

Leitura do Livro Sagrado4

Primeira Leitura: Início do livro de Esdras 1,1-6

1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:

2“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 3Quem, dentre vós todos, pertence a seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. 4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. 5Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 125(126),1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3a)

R: Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios de canções.

R: Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria.

R: Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto. Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.

R: Maravilhas fez conosco o Senhor!

— Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, carregando os seus feixes!

R: Maravilhas fez conosco o Senhor!


Aclamação ao Evangelho - Mt 5,16


No Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 8,16-18 Jesus ensina que a sua palavra é como uma luz que deve ser colocada em um lugar visível, para iluminar a todos que entram na casa de Deus. Ele também adverte que não há nada oculto que não venha a ser revelado, nem secreto que não venha a ser conhecido. Ele exorta os seus discípulos a prestarem atenção em como ouvem a sua palavra, pois quem tem receberá mais, e quem não tem perderá até o que pensa ter.

Esse texto mostra a importância de ouvir e praticar a palavra de Jesus, que é a verdade que liberta e salva. Ele também mostra que Deus conhece todas as coisas e julgará cada um segundo as suas obras. Ele também mostra que a graça de Deus é abundante para os que crêem e obedecem, mas severa para os que rejeitam e desobedecem.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 8,16-18

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Leia a Bíblia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".