Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 12 de setembro de 2023 | 23ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses 2,6-15 diz que Paulo exorta os cristãos a permanecerem firmes na fé em Cristo, que é o Senhor de tudo e de todos. Paulo alerta contra as falsas doutrinas que tentam desviar os colossenses da verdade do evangelho, como o legalismo judaico, o misticismo, a adoração de anjos e a filosofia humana. Paulo afirma que em Cristo estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, e que nele somos circuncidados espiritualmente, sepultados com ele no batismo e ressuscitados com ele pela fé. Paulo também declara que Cristo despojou os principados e potestades, triunfando sobre eles na cruz. Portanto, ninguém deve julgar os colossenses por questões de comida, bebida, festas ou sábados, nem deixar que ninguém os engane com vãs sutilezas. Paulo conclui dizendo que devemos viver em Cristo, enraizados e edificados nele, e confirmados na fé que aprendemos.

Liturgia Diária

Primeira Leitura: Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses 2,6-15

Irmãos, 6assim como aceitastes a Cristo Jesus como Senhor, assim continuai a guiar-vos por ele: 7enraizados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé que vos foi ensinada, dando-lhe muitas ações de graças.

8Estai alerta, para que ninguém vos enrede com sua filosofia e com doutrina falsa, baseando-se em tradição humana e remontando às forças elementares do mundo, sem se fundamentar em Cristo. 9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10Dele também vós estais repletos, pois ele é a Cabeça de todas as forças e de todos os poderes. 11Nele, vós também recebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que é de Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível.

12Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos.

13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz; 15Ele despojou as autoridades e os poderes sobre-humanos e os expôs publicamente em espetáculo, levando-os em cortejo triunfal.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 144 (145),1-2.8-9.10-11 (R. 9a)

R: O Senhor é muito bom para com todos.

— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.

R: O Senhor é muito bom para com todos.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

R: O Senhor é muito bom para com todos.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

R: O Senhor é muito bom para com todos.


Aclamação ao Evangelho - Cf. Jo 15,16


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,12-19 diz que Jesus, depois de passar a noite em oração, escolhe os doze apóstolos que irão acompanhar e continuar a sua missão. Em seguida, desce do monte e cura a muitos que o procuram, mostrando o seu poder e a sua compaixão. Jesus revela que é o Senhor do sábado e que veio para fazer o bem e salvar as pessoas. Jesus também demonstra que não se deixa intimidar pelas críticas e acusações dos fariseus e escribas, que o observam com má intenção.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,12-19

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Tudo Está na Bíblia Sagrada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".