Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 01 de setembro de 2023 | 21ª Semana do Tempo Comum

A Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 4,1-8 é um importante texto bíblico que nos ensina sobre a vida cristã. Paulo, escrevendo aos cristãos de Tessalônica, exorta-os a viver de maneira a agradar a Deus. Ele os lembra das instruções que lhes deu, incluindo a importância da santidade sexual.

Liturgia Diária2

A Leitura nos ensina que a vida cristã deve ser vivida em santidade. Nós devemos nos esforçar para agradar a Deus em todas as áreas de nossas vidas, inclusive em nossas relações sexuais.

Aqui estão alguns princípios que podemos aprender com esta leitura:

  • A santidade é importante para a vida cristã.
  • Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.
  • Devemos controlar nossos corpos e viver de maneira pura e honrosa.
  • Deus castigará aqueles que rejeitam a santidade.

Podemos aplicar esses princípios à nossa própria vida de diversas maneiras. Por exemplo, podemos:

  • Orar para que Deus nos ajude a viver de maneira santa.
  • Ler e estudar a Bíblia para aprender mais sobre a vontade de Deus para nossas vidas.
  • Buscar a ajuda de um conselheiro ou padre se estivermos lutando com a pureza sexual.

Ao vivermos de maneira santa, estamos agradando a Deus e nos preparando para a vida eterna com Ele.

Primeira Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 4,1-8

Esta é a vontade de Deus: vivei na santidade

1Meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus, e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! 2Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus. 3Esta é a vontade de Deus: vivei na santidade, afastai-vos da impureza; 4cada um saiba tratar o seu parceiro conjugal com santidade e respeito, 5sem se deixar levar pelas paixões, como fazem os pagãos que não conhecem a Deus. 6Que ninguém, nessa matéria, prejudique ou engane seu irmão, porque o Senhor se vinga de tudo, como já vos dissemos e comprovamos. 7Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade. 8Portanto, desprezar estes preceitos não é desprezar um homem e sim, a Deus, que nos deu o Espírito Santo.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 96(97),1 e 2b.5-6.10.11-12 (R. 12a)

R: Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

R: Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

R: Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— O Senhor ama os que detestam a maldade, ele protege seus fiéis e suas vidas, e da mão dos pecadores os liberta.

R: Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

— Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!

R: Ó justos, alegrai-vos no Senhor!


Aclamação ao Evangelho - Lc 21,36

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vigiai e orai para ficardes de pé, ante o Filho do homem!


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,1-13 é uma parábola que ilustra a importância de estar preparado para a vinda do Senhor. Nessa parábola, dez virgens são convidadas para uma festa de casamento, mas apenas cinco delas levam óleo suficiente para as suas lâmpadas. As outras cinco são chamadas de tolas, pois não se preparam adequadamente para a chegada do noivo. Quando o noivo chega, as virgens prudentes entram com ele para a festa, mas as virgens tolas ficam de fora, pois foram comprar óleo e perderam o momento. O noivo diz que não as conhece e fecha a porta. A lição da parábola é que devemos vigiar e orar, pois não sabemos o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Essa parábola pode ser entendido em vários níveis. Um deles é o sentido escatológico, ou seja, relacionado ao fim dos tempos e ao juízo final. Nesse sentido, as virgens representam os cristãos que esperam a segunda vinda de Cristo, o noivo. O óleo simboliza a fé e as boas obras que devem acompanhar os que creem em Jesus. A festa do casamento é uma imagem do Reino dos céus, onde os salvos entrarão na alegria do Senhor. A porta fechada indica que haverá um tempo em que não haverá mais oportunidade de arrependimento e salvação.

Outro nível é o sentido moral, ou seja, relacionado à conduta e à responsabilidade dos cristãos na vida presente. Nesse sentido, as virgens representam os discípulos de Jesus que devem estar atentos e vigilantes na sua caminhada espiritual. O óleo simboliza a graça e os dons que Deus concede aos seus filhos para que possam servir ao próximo e glorificar a Deus. A festa do casamento é uma imagem da comunhão com Deus e com os irmãos, que é um antegozo da vida eterna. A porta fechada indica que haverá um tempo em que cada um prestará contas de sua vida diante de Deus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,1-13

O noivo está chegando: Ide ao seu encontro!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1"O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós, Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...