Breaking News

Santo do dia: Memória de São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja

Gregório Magno, assim chamado pela sua grande sabedoria e caridade em cuidar da Igreja, nasceu em 540 na corte romana. Sua vocação surgiu na tenra infância, sendo educado num ambiente muito religioso. Quando seu pai morreu, Gregório era muito jovem, mas já ingressara na vida pública, sendo o prefeito de Roma.

São Gregório Magno

Nessa época buscava refúgio na capital um grupo de monges beneditinos. Gregório então lhes deu um palácio, onde eles fundaram um Convento. Este contato constante com eles fez explodir de vez sua vocação monástica. Assim, renunciou a tudo e foi para o convento, onde vestiu o hábito beneditino.

Sendo um grande diplomata, foi enviado para Constantinopla como legado papal. Também nesta época escreveu muitas de suas obras. Após a morte do Papa Pelágio, ele foi eleito seu sucessor. Gregório relutou em aceitar o cargo, mas acabou assumindo o papado.

Seu pontificado destacou-se por muitas novidades: instituiu a observância do celibato, a introdução do Pai-Nosso na missa e o famoso “canto gregoriano”. Foi muito amado pelo povo simples, por causa de sua extrema humildade, caridade e piedade.

Papa Gregório levou uma vida de monge, exercendo um apostolado de muito trabalho, disciplina, moralidade e respeito às tradições da doutrina cristã. No comando da Igreja, orientou a conversão dos ingleses, protegeu os judeus da Itália contra a perseguição dos hereges e tomou todas as atitudes necessárias para que o Cristianismo fosse respeitado.

São Gregório fez grandes coisas. Ele deixou o mundo para se tornar religioso; Ele parou a praga que estava devastando Roma; enviou missionários que converteram a Inglaterra; ditou um grande número de decretos para o bem comum da Igreja. O que tu fizeste até agora para Deus que fosse semelhante? Tu te privou de algum gosto? Tu já convertestes um pecador? Deus já estaria satisfeito se pelo menos tu tenhas te convertido completamente! Por aí tu deverias começar.

São Gregório Magno

 

São Gregório foi ótimo por sua ciência; prova disso são seus escritos eruditos, a doutrina que eles contêm é toda celestial. Isso não deveria nos surpreender, uma vez que o Espírito Santo frequentemente aparecia para ele, na forma de uma pomba, e ditava o que ele deveria escrever. Tu não podes escrever livros como este santo, mas pode lê-los e extrair deles a ciência da salvação; tu podes instruir teus subordinados e ensinar-lhes os mistérios de nossa fé; tu podes confortar os doentes e os aflitos. Tu fazes isso?

Este Papa Santo nunca se manifestou maior que nos sofrimentos e nas humilhações. Ele suportou as dores cruéis do reumatismo com admirável paciência. Ele rejeitou os louvores e chamou a si mesmo de servo dos servos de Deus e alimentou os pobres. Durante muito tempo recusou assumir o pontificado.

Morreu

Em 604, sendo sepultado na Basílica de São Pedro.

Reflexão:

São Gregório, como Papa, foi um exemplo de humildade. Quando recebia louvores pelo que fazia, repondia com palavras que indicavam como era grande sua humildade. Dizia São Gregório: “Os bispos são os olhos do povo. Se os que governam o povo não têm luz, os que lhes estão submetidos só podem cair em confusão e erro”.

São Gregório Magno

 

O R A Ç A O

Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Gregório Magno governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

SÃO GREGÓRIO MAGNO, ROGAI POR NÓS.


Nenhum comentário