Pular para o conteúdo principal

Leitura da Bíblia Sagrada: 29 de setembro de 2023 | 25ª Semana do Tempo Comum

A leitura da profecia de Daniel nos convida a reconhecer e a proclamar a grandeza e a majestade de Deus, que governa sobre a história e sobre o destino dos povos. Nos convida também a acolher e a seguir Jesus Cristo, o Filho do homem, que veio para cumprir as promessas de Deus e para estabelecer o seu reino de justiça, paz e amor.

Abstract elegant dark green background with golden line diagonal and lighting effect sparkle. Luxury template design.

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Daniel 7,9-10.13-14

Serviam-no milhares de milhares

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 137(138),1-2a.2bc-3.4-5 (R. 1c)

R: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

R: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

— Eu agradeço o vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

R: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

— Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “como a glória do Senhor é grandiosa!”

R: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!


Aclamação ao Evangelho - Sl 102,21

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade!


Nesse trecho do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,47-51, Jesus encontra Natanael, um dos seus futuros discípulos, e o elogia por ser um israelita sincero e sem falsidade. Jesus demonstra que conhece Natanael, pois o viu debaixo da figueira antes que Filipe o chamasse. Natanael fica impressionado com a sabedoria e a autoridade de Jesus e o reconhece como o Filho de Deus e o Rei de Israel. Jesus promete a Natanael que ele verá coisas maiores do que essa, como o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

Também mostra a importância do testemunho dos discípulos, que convidam outros a conhecerem Jesus pessoalmente. Filipe diz a Natanael: “Vem ver!”. Natanael supera seu preconceito contra Nazaré e segue Filipe até Jesus. Ao encontrar Jesus, Natanael se rende à sua graça e verdade. Assim, somos chamados a seguir o exemplo de Filipe e Natanael, levando outras pessoas a encontrarem Jesus e reconhecendo-o como nosso Salvador e Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,47-51

Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Leia a Bíblia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".