Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 20 de setembro de 2023 | 24ª Semana do Tempo Comum 🔴


Nessa Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,14-16, Paulo explica a Timóteo o propósito de sua carta: orientá-lo sobre como se deve comportar na igreja, que é a casa de Deus, a coluna e o sustentáculo da verdade. Paulo quer que Timóteo saiba como administrar bem a igreja, que é formada pelos que creem em Jesus Cristo, o mistério da piedade revelado na carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido na glória.

Leitura do Livro Sagrado

 

Paulo usa a expressão “casa de Deus” para se referir à igreja como a família de Deus, composta por seus filhos adotivos pela fé em Cristo. A igreja também é chamada de “coluna e sustentáculo da verdade” porque tem a responsabilidade de proclamar e defender o evangelho, que é a verdade que liberta e salva. A igreja é o instrumento de Deus para manifestar sua sabedoria e graça ao mundo.

O mistério da piedade é uma forma de resumir o plano de Deus de enviar seu Filho ao mundo para se encarnar, morrer e ressuscitar pelos pecados da humanidade. Esse mistério foi revelado progressivamente nas Escrituras e na história da salvação, e foi testemunhado pelos anjos, pelos apóstolos e pelos crentes de todas as nações. Esse mistério culminou na ascensão de Cristo à glória, onde ele está assentado à direita do Pai e intercede por seu povo.

Essa leitura nos ensina sobre a importância da igreja como comunidade dos salvos por Cristo, que devem viver de acordo com a vontade de Deus e anunciar sua mensagem ao mundo. Também nos lembra do grande amor de Deus por nós, que nos revelou seu Filho, o único caminho para a vida eterna.

Primeira Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,14-16

Caríssimo, 14escrevo com a esperança de ir ver-te em breve. 15Se tardar, porém, quero que saibas como proceder na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. 16Não pode haver dúvida de que é grande o mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne, foi justificado no espírito, contemplado pelos anjos, pregado às nações, acreditado no mundo, exaltado na glória!

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 110 (111),1-2.3-4.5-6 (R. 2a)

R: Grandiosas são as obras do Senhor!

— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!

R: Grandiosas são as obras do Senhor!

— Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.

R: Grandiosas são as obras do Senhor!

— Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.

R: Grandiosas são as obras do Senhor!


Aclamação ao Evangelho - Cf. Jo 6,63c.68c


No Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,31-35, Jesus compara a geração de sua época com crianças que não se contentam com nada. Ele diz que João Batista veio com uma vida austera, jejuando e não bebendo vinho, e as pessoas o rejeitaram, dizendo que ele tinha demônio. Depois, Jesus veio com uma vida sociável, comendo e bebendo, e as pessoas também o rejeitaram, dizendo que ele era um glutão e um beberrão, amigo dos pecadores. Jesus conclui que a sabedoria é justificada por todos os seus filhos, ou seja, pelos que reconhecem e acolhem a mensagem de Deus, seja por meio de João ou de Jesus.

Esse Evangelho nos ensina sobre a importância de sermos abertos e receptivos à vontade de Deus, que se manifesta de diferentes formas e situações. Também nos mostra que não devemos julgar as pessoas pela aparência ou pelos preconceitos, mas sim pelos seus frutos. A sabedoria de Deus é maior do que a nossa compreensão humana, e só podemos conhecê-la pela fé e pela obediência.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,31-35

Naquele tempo, disse Jesus: 31“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’

33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Está na Bíblia Sagrada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".