Pular para o conteúdo principal

Leitura da Bíblia Sagrada: 27 de setembro de 2023 | 25ª Semana do Tempo Comum ⚪

A Leitura do livro de Esdras 9,5-9 mostra que Esdras, o sacerdote e escriba, confessa diante de Deus o pecado do povo de Israel, que se casou com mulheres estrangeiras e se contaminou com as práticas idolátricas dos povos vizinhos. Esdras reconhece que isso foi uma transgressão da aliança que Deus fez com Israel e que trouxe a ira divina sobre eles, levando-os ao cativeiro na Babilônia. Esdras também expressa a sua gratidão pela misericórdia de Deus, que permitiu que um remanescente voltasse para Jerusalém e reconstruísse o templo e os muros da cidade. Esdras se humilha perante Deus e pede perdão pelos pecados do povo, reconhecendo que eles não merecem a bondade de Deus.

Abstract elegant dark green background with golden line diagonal and lighting effect sparkle. Luxury template design.

Essa leitura nos mostra a importância de confessarmos os nossos pecados diante de Deus e de nos arrependermos das nossas más obras. Também nos ensina a valorizar a graça de Deus, que nos perdoa e nos restaura, mesmo quando somos infiéis. Além disso, nos alerta sobre o perigo de nos misturarmos com o mundo e nos afastarmos dos mandamentos de Deus.

Primeira Leitura: Leitura do livro de Esdras 9,5-9

Nosso Deus concedeu-nos um pouco de vida no meio de nossa servidão

5Na hora da oblação da tarde, eu, Esdras, levantei-me da minha prostração. E, com as vestes e o manto rasgados, caí de joelhos, estendi as mãos para o Senhor, meu Deus. 6E disse: “Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar a minha face para ti, porque nossas iniquidades multiplicaram-se acima de nossas cabeças e nossas faltas se acumularam até o céu. 7Desde os tempos de nossos pais até este dia, uma grande culpa pesa sobre nós: por causa de nossas iniquidades, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos entregues às mãos dos reis estrangeiros, à espada, ao cativeiro, à pilhagem e à vergonha, como acontece ainda hoje.

8Mas agora, por um breve instante, o Senhor nosso Deus concedeu-nos a graça de preservar dentre nós um resto, e de permitir que nos fixemos em seu lugar santo. Assim o nosso Deus deu brilho aos nossos olhos e concedeu-nos um pouco de vida no meio de nossa servidão. 9Pois éramos escravos, mas em nossa servidão o nosso Deus não nos abandonou. Antes, conseguiu para nós o favor dos reis da Pérsia, deu-nos bastante vida para podermos reconstruir o templo de nosso Deus e restaurar suas ruínas, e concedeu-nos um abrigo seguro em Judá e em Jerusalém.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Tb 13,2.3-4.5.8 (R. 2a)

R: Bendito seja Deus que vive eternamente!

— Vós sois grande, Senhor, para sempre, e vosso reino se estende nos séculos! Porque vós castigais e salvais, fazeis descer aos abismos da terra, e de lá nos trazeis novamente: de vossa mão nada pode escapar.

R: Bendito seja Deus que vive eternamente!

— Vós que sois de Israel, dai-lhe graças e por entre as nações celebrai-o! O Senhor dispersou-vos na terra para narrardes sua glória entre os povos, e fazê-los saber, para sempre, que não há outro Deus além dele.

R: Bendito seja Deus que vive eternamente!

— Castigou-nos por nossos pecados, seu amor haverá de salvar-nos. Compreendei o que fez para nós, dai-lhe graças com todo o respeito!

R: Bendito seja Deus que vive eternamente!

— Bendizei o Senhor, seus eleitos, fazei festa e alegres louvai-o!

R: Bendito seja Deus que vive eternamente!


Aclamação ao Evangelho - Mc 1,15

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o Reino de Deus está chegando!


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,1-6 fala sobre a missão dos doze apóstolos. Jesus chamou os doze apóstolos e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curarem todas as doenças. Depois enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. Eles foram enviados dois a dois e receberam autoridade sobre os espíritos impuros. A missão dos apóstolos era testemunhar uma verdade perante o mundo que não a conhecia, a verdade do Reino de Deus. Eles também tinham a autoridade para expulsar espíritos impuros. Jesus ordenou que eles não levassem nada para o caminho, exceto um bordão, sandálias e uma túnica. Eles não deveriam levar alforje, nem pão, nem cobre na cintura. Eles deveriam atar as sandálias e não vestir duas túnicas.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,1-6

Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Leia a Bíblia

Orações para o RS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".