Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 23 de setembro de 2023 | 24ª Semana do Tempo Comum ⚪

A Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,13-16 diz que Paulo exorta Timóteo a guardar o seu mandato apostólico com fidelidade e integridade, diante de Deus e de Cristo Jesus, que é o único Senhor e Salvador. Paulo também lembra Timóteo da esperança da manifestação gloriosa de Cristo, que virá no tempo certo para julgar os vivos e os mortos. Paulo louva a Deus, que é o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, e pede que Timóteo lhe dê honra e poder eterno.

Leitura do Livro Sagrado7

Essa leitura faz parte da seção final da carta, onde Paulo dá algumas instruções práticas sobre a vida cristã, especialmente sobre o uso do dinheiro, a fuga das riquezas e a busca da justiça, da piedade, da fé, do amor, da paciência e da mansidão (1Tm 6,6-12). Paulo quer que Timóteo seja um exemplo de conduta para os fiéis de Éfeso, onde ele foi deixado como líder da igreja (1Tm 1,3).

Primeira Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,13-16

Guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até à manifestação gloriosa do Senhor

Caríssimo, 13diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno: 14guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

15Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 99 (100),2.3.4.5 (R. 2c)

R: Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

R: Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

— Sabei que o Senhor, só ele é Deus. Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho!

R: Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!

R: Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

R: Com canto apresentai-vos diante do Senhor!


Aclamação ao Evangelho - Cf. Lc 8,15

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes!


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 8,4-15 Jesus ensina sobre o reino de Deus por meio da parábola do semeador. Ele explica que a semente representa a palavra de Deus, que é semeada em diferentes tipos de solo, que representam as diferentes condições do coração humano. Alguns corações são como o caminho, onde a palavra é roubada pelo diabo; outros são como a pedra, onde a palavra não cria raízes e seca; outros são como os espinhos, onde a palavra é sufocada pelas preocupações e prazeres do mundo; e outros são como a boa terra, onde a palavra produz fruto abundante. Jesus quer que seus discípulos sejam como a boa terra, que ouvem, guardam e praticam a sua palavra com fé e perseverança.

Essa parábola faz parte do capítulo 8 do evangelho de Lucas, onde Jesus mostra o seu poder sobre as forças da natureza, dos demônios, das doenças e da morte. Ele também mostra o seu cuidado com as mulheres, os pobres e os marginalizados. Ele revela os mistérios do reino de Deus aos que têm ouvidos para ouvir e olhos para ver.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 8,4-15

O que caiu em terra boa são aqueles que conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança

Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu a beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.

6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: 10“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”.

11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.

13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Bíblia Sagrada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".