Breaking News

Liturgia diária: 16 de setembro de 2023 | 23ª Semana do Tempo comum 🔴

Na Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 1,15-17, Paulo expressa a sua gratidão a Deus por ter sido salvo da sua vida passada de blasfêmia, perseguição e violência contra os cristãos. Ele reconhece que era o pior dos pecadores, mas que Deus teve misericórdia dele e lhe concedeu a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. Ele afirma que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, e que ele é o exemplo mais evidente da paciência e da bondade de Deus. Ele termina com um louvor à glória e à honra de Deus, o Rei eterno, imortal, invisível e único.

Abstract elegant dark green background with golden line diagonal and lighting effect sparkle. Luxury template design.

Essa leitura nos ensina sobre a maravilhosa graça de Deus que pode transformar qualquer pessoa, por mais pecadora que seja, em um servo fiel e útil do Senhor. Também nos mostra o exemplo de humildade e reconhecimento de Paulo, que não se gloria das suas obras, mas da misericórdia de Deus. Além disso, nos convida a louvar a Deus pela sua grandeza e majestade, que se revelam na obra da salvação em Cristo Jesus.

Primeira Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 1,15-17

15Caríssimo, segura e digna de ser acolhida por todos é esta palavra: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu sou o primeiro deles! 16Por isso encontrei misericórdia, para que em mim, como primeiro, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de seu coração; ele fez de mim um modelo de todos os que crerem nele para alcançar a vida eterna. 17Ao Rei dos séculos, ao único Deus, imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 112(113),1-2.3-4.5a e 6-7 (R. 2)

R: Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor; louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

R: Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

R: Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

— Quem pode comparar-se a nosso Deus, que se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho.

R: Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!


Aclamação ao Evangelho - Jo 14,23


Nesse trecho do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,43-49, Jesus ensina sobre a importância de se produzir bons frutos na vida cristã, ou seja, de se viver de acordo com a sua palavra e a sua vontade. Ele compara os que o ouvem e o praticam com uma árvore boa que dá bom fruto, e os que o ouvem e não o praticam com uma árvore má que dá mau fruto. Ele também compara os que o ouvem e o praticam com um homem sábio que construiu a sua casa sobre a rocha, e os que o ouvem e não o praticam com um homem insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Ele mostra que os que o ouvem e o praticam são firmes e inabaláveis diante das provações e das tentações, enquanto os que o ouvem e não o praticam são fracos e vulneráveis, e sofrem as consequências da sua desobediência.

Esse evangelho nos ensina sobre a necessidade de se ter uma fé genuína e ativa, que se manifesta em obras de amor e justiça. Também nos mostra o exemplo de Jesus, que foi tentado pelo diabo no deserto, mas resistiu a todas as suas propostas, confiando na palavra de Deus. Além disso, nos convida a examinar os nossos frutos, ou seja, os nossos pensamentos, palavras e ações, para ver se eles estão de acordo com a vontade de Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,43-49

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.

45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?

47Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.

49Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Está na Bíblia Sagrada

Orações para RS


Nenhum comentário