Pular para o conteúdo principal

Santo do Dia: Santos Cornélio, papa, e Cipriano, bispo, mártires

 

Santos Cornélio, papa, e Cipriano, bispo, mártires

São Cornélio, o presbítero romano, assumiu a administração da Santa Sé após o interregno que sucedeu o falecimento de São Fabiano. Posteriormente, foi eleito para ser seu sucessor. Durante seu papado, enfrentou a heresia de Novaciano. Exilado, encontrou consolo nas cartas que lhe foram enviadas por São Cipriano, um patrício abastado que se converteu ao cristianismo e se tornou bispo de Cartago.

O imperador Décio, conhecido por sua perseguição, expulsou-o de Roma. Devido aos sofrimentos e maus-tratos suportados, ele faleceu no exílio, como um mártir, em junho daquele ano. (SÃO CORNÉLIO, Papa e Mártir (†253 d.C)

São Cipriano desempenhou um papel importante na história da Igreja e no desenvolvimento do pensamento cristão na África. Convertido ao cristianismo na idade adulta, o santo dedicou todos os seus esforços para manter viva a fé da Igreja depois que uma violenta perseguição contra os cristãos foi decretada. 

Ele foi banido para Curubis por vários anos, até que o pró-cônsul Máximo ordenou que seu retorno para que se apresentasse diante dele. Ele tentou forçá-lo a desistir de sua fé, mas o bispo permaneceu firme, e foi decapitado em Cartago em 14 de setembro de 258. Quando lhe disseram que havia sido condenado à morte, ele respondeu: "Louvado seja Deus! " e deu 25 moedas de ouro ao carrasco que teve de cortar sua cabeça. (SÃO CIPRIANO, Bispo e Mártir (†258 d.C)

MEDITAÇÃO SOBRE TRÊS PENSAMENTOS DE SÃO CIPRIANO

I. Acaso não é uma grande loucura, diz este grande santo, amar esta vida em que se sofre tanto, e fugir da morte que deve nos libertar de todos os nossos males? Cristão, tu acreditas no paraíso; Por que, então, aderes a esta vida que te mantém longe d'Ele? Por que temes a morte que acaba com tuas tristezas e começa tua felicidade? Se tivesses fé viva, terias estes sentimentos? Que loucura é amar as aflições, tristezas e lágrimas do mundo, e não tender para uma felicidade que não pode ser tirada de nós! (São Cipriano).

II. Por que amas o mundo com seus prazeres e honras? Se tu não escutas suas máximas, se não segue seus exemplos, ele te despreza e maltrata; se fazes a vontade dele, ele se torna teu amigo, te lisonjeia, te acaricia, mas ele faz isso apenas para perdê-lo com mais segurança. Por que, então, ama teu inimigo? Por que amá-lo, quando sabes que sua complacência nunca o satisfará, e seus prazeres nunca te farão feliz?

III. Por que não amas Jesus Cristo? Ele te amou quando ainda eras seu inimigo; Ele morreu por ti em uma cruz; te promete o céu em recompensa do teu amor, e, no entanto, em vez de amá-lo, tu o ofende todos os dias; tomas o lado do diabo, seu adversário. O que Jesus Cristo fez contigo para tratá-lo com tanta crueldade? Desde que o mundo te detesta, por que amas quem te odeia? Por que tu não amas quem te redimiu? (São Cipriano).

ORAÇÃO

Fazei, Senhor, que a solenidade dos mártires e pontífices bem-aventurados, Santo Cornélio e Cipriano, nos faça experimentar os efeitos de sua proteção, e que sua intercessão gloriosa nos torne agradáveis diante de vossa divina Majestade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Santo Cornélio e Cipriano, rogai por nós

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".