Breaking News

Santo do Dia: Santos Cornélio, papa, e Cipriano, bispo, mártires

 

Santos Cornélio, papa, e Cipriano, bispo, mártires

São Cornélio, o presbítero romano, assumiu a administração da Santa Sé após o interregno que sucedeu o falecimento de São Fabiano. Posteriormente, foi eleito para ser seu sucessor. Durante seu papado, enfrentou a heresia de Novaciano. Exilado, encontrou consolo nas cartas que lhe foram enviadas por São Cipriano, um patrício abastado que se converteu ao cristianismo e se tornou bispo de Cartago.

O imperador Décio, conhecido por sua perseguição, expulsou-o de Roma. Devido aos sofrimentos e maus-tratos suportados, ele faleceu no exílio, como um mártir, em junho daquele ano. (SÃO CORNÉLIO, Papa e Mártir (†253 d.C)

São Cipriano desempenhou um papel importante na história da Igreja e no desenvolvimento do pensamento cristão na África. Convertido ao cristianismo na idade adulta, o santo dedicou todos os seus esforços para manter viva a fé da Igreja depois que uma violenta perseguição contra os cristãos foi decretada. 

Ele foi banido para Curubis por vários anos, até que o pró-cônsul Máximo ordenou que seu retorno para que se apresentasse diante dele. Ele tentou forçá-lo a desistir de sua fé, mas o bispo permaneceu firme, e foi decapitado em Cartago em 14 de setembro de 258. Quando lhe disseram que havia sido condenado à morte, ele respondeu: "Louvado seja Deus! " e deu 25 moedas de ouro ao carrasco que teve de cortar sua cabeça. (SÃO CIPRIANO, Bispo e Mártir (†258 d.C)

MEDITAÇÃO SOBRE TRÊS PENSAMENTOS DE SÃO CIPRIANO

I. Acaso não é uma grande loucura, diz este grande santo, amar esta vida em que se sofre tanto, e fugir da morte que deve nos libertar de todos os nossos males? Cristão, tu acreditas no paraíso; Por que, então, aderes a esta vida que te mantém longe d'Ele? Por que temes a morte que acaba com tuas tristezas e começa tua felicidade? Se tivesses fé viva, terias estes sentimentos? Que loucura é amar as aflições, tristezas e lágrimas do mundo, e não tender para uma felicidade que não pode ser tirada de nós! (São Cipriano).

II. Por que amas o mundo com seus prazeres e honras? Se tu não escutas suas máximas, se não segue seus exemplos, ele te despreza e maltrata; se fazes a vontade dele, ele se torna teu amigo, te lisonjeia, te acaricia, mas ele faz isso apenas para perdê-lo com mais segurança. Por que, então, ama teu inimigo? Por que amá-lo, quando sabes que sua complacência nunca o satisfará, e seus prazeres nunca te farão feliz?

III. Por que não amas Jesus Cristo? Ele te amou quando ainda eras seu inimigo; Ele morreu por ti em uma cruz; te promete o céu em recompensa do teu amor, e, no entanto, em vez de amá-lo, tu o ofende todos os dias; tomas o lado do diabo, seu adversário. O que Jesus Cristo fez contigo para tratá-lo com tanta crueldade? Desde que o mundo te detesta, por que amas quem te odeia? Por que tu não amas quem te redimiu? (São Cipriano).

ORAÇÃO

Fazei, Senhor, que a solenidade dos mártires e pontífices bem-aventurados, Santo Cornélio e Cipriano, nos faça experimentar os efeitos de sua proteção, e que sua intercessão gloriosa nos torne agradáveis diante de vossa divina Majestade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Santo Cornélio e Cipriano, rogai por nós

Nenhum comentário