Breaking News

Liturgia diária: 21 de setembro de 2023 | 24ª Semana do Tempo 🔴

A Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4,1-7.11-13 mostra que Paulo exorta os cristãos a viverem de acordo com o chamado que receberam de Deus, ou seja, a serem santos, humildes, mansos, pacíficos e unidos no Espírito Santo. Ele também afirma que Deus concedeu diferentes dons aos membros da Igreja, como apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, para que eles possam edificar o corpo de Cristo, que é a sua comunidade. O objetivo é que todos cheguem à maturidade da fé e do conhecimento de Jesus Cristo, e não se deixem enganar por falsas doutrinas ou pelo pecado. Paulo quer que os cristãos cresçam em amor e se tornem semelhantes a Cristo, que é a cabeça da Igreja.

Abstract elegant dark green background with golden line diagonal and lighting effect sparkle. Luxury template design.

Essa leitura faz parte da segunda parte da Carta aos Efésios, na qual Paulo explica as implicações práticas da salvação pela graça em Jesus Cristo. Ele mostra como os cristãos devem se comportar no mundo, na família e na sociedade, tendo como modelo o próprio Cristo. Ele também ressalta a importância da unidade da Igreja, que é formada por judeus e gentios reconciliados em Cristo.

Primeira Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4,1-7.11-13

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.

4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres.

12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia!

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz!

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra!


Aclamação ao Evangelho


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,9-13, Jesus mostra sua misericórdia e compaixão pelos pecadores, chamando Mateus, um cobrador de impostos desprezado pelos judeus, para ser seu discípulo. Jesus também se senta à mesa com outros publicanos e pecadores, demonstrando que ele veio para salvar os que estão perdidos e necessitados de Deus. Ele critica os fariseus, que se consideravam justos e desprezavam os pecadores, e lhes ensina que Deus prefere a misericórdia ao sacrifício, ou seja, que Deus quer que as pessoas se amem e se perdoem, e não que cumpram rituais externos sem amor. Jesus cita o profeta Oséias 6,6, que diz: “Pois eu quero amor, e não sacrifícios; conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Os 6,6). Jesus revela que ele é o médico dos pecadores, que veio para curar as feridas do pecado e da morte, e não para condenar ou excluir ninguém. Ele convida todos a segui-lo e a se arrependerem de seus pecados.

Esse evangelho faz parte do primeiro livro do Novo Testamento, escrito por Mateus, um dos doze apóstolos de Jesus. Mateus escreveu seu evangelho em grego, por volta do ano 80 d.C., para uma comunidade de cristãos formada por judeus convertidos. Ele mostra como Jesus é o Messias prometido pelos profetas do Antigo Testamento, e como ele cumpre a lei de Moisés com sua nova aliança de amor e graça.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,9-13

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.

10Enquanto Jesus estava à mesa, na casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Está na Bíblia Sagrada


Nenhum comentário