Pular para o conteúdo principal

Santo do dia: Santo Egídio padroeiro dos pobres, dos mendigos e dos deficientes

Santo Egídio é o nome de um santo católico que viveu como eremita no século VI na Grécia e na França. Ele é considerado o padroeiro dos pobres, dos mendigos e dos deficientes, pois realizou muitos milagres de cura e de compaixão. Ele também é invocado contra as convulsões, o medo e a loucura. Ele fundou um mosteiro que se tornou um local de peregrinação e parte dos Caminhos de Santiago.

Santo Egídio padroeiro dos pobres, dos mendigos e dos deficientes (2)

O beneditino Nascido em Atenas , este santo monge viria a viver como um eremita na boca do Rhône em Languedoc no século VII. Logo, ele se distinguiu por milagres, mas fugiu de sua fama e endereços em Provence. Ele foi primeiro para Roma , antes de se aposentar em uma floresta perto de Nimes no Gard.

Pelos seus muitos milagres, Egídio ficou conhecido em toda a França sob o nome de “santo taumaturgo”. Todavia, seu culto estendeu-se, segundo numerosos testemunhos, até à Bélgica, Holanda e Itália. Entre os lugares emblemáticos estão Tolfa, no Lácio, e Latronico, pequeno centro na região da Basilicata, onde, há quase três séculos, se renova o “milagre do maná”, atribuído ao Santo eremita. Na basílica dedicada ao santo Padroeiro, a partir de 1716, acontece em uma ou mais sextas-feiras de março, que, da pintura que representa Santo Egídio em penitência em um eremitério, “verte” um líquido incolor. O acontecimento, sobre o qual já falavam as crônicas, desde 1709, ocorreu de modo evidente, em 1716; narra-se que o povo, preocupado pelas muitas calamidades naturais, dirigia-se a Santo Egídio, para que as fizesse cessar. Suas orações foram atendidas e, provavelmente, aquele líquido recordava o “milagre” ocorrido.

No dia 22 de fevereiro de 1728, o Bispo local promulgou o decreto, segundo o qual o líquido podia ser recolhido, todas as vezes que se apresentasse. Desde então, o misterioso evento repete-se quase todos os anos e as pessoas o aguardam com ansiedade.

O santo é representado muitas vezes por uma corça, uma mão e uma seta porque, segundo a lenda hagiográfica século X , um cervo perseguido por caçadores do lendário rei Flavius ​​refugiou-se na caverna e vem para mentir a seus pés. Mão do santo em oração é perfurado pela flecha de um caçador difícil para o animal. Flávio rei expressou suas desculpas ao santo, protetor de cervos de refugiados em sua casa, e pediu para perdoar o erro de seus caçadores. Foi então que o monge convencido a estabelecer um mosteiro em um lugar que ele escolheu para sua sepultura. Assim foi construída a abadia de Saint-Gilles-du-Gard, associado com a construção do mosteiro fundada no século 7 que ele escolheu para sua sepultura assim ficando sua relíquias. A comuna formado em torno do núcleo da abadia, que foi o primeiro ponto de parada para os peregrinos com destino a Santiago de Compostela, na Espanha, que estavam seguindo o Tolosana via que levou de Arles para Toulouse e cruzou a Pirinéus para se juntar outras rotas em Puente La Reina , daí para Santiago ao longo da Via Compostelana .

A igreja antiga abadia, como parte das Rotas de Santiago de Compostela, na França. Oeste da abadia portal está entre os mais belos dos grandes românicas portais e um exemplo definitivo do provençal românica. A igreja tem três naves e uma escadaria em espiral famoso de cantilevered degraus de pedra. Durante as Guerras francesas da religião os protestantes se fortificaram dentro da abadia, que foi severamente danificada. O santuário de Saint Gilles, localizado na cripta da igreja, é o tema da peregrinação em especial as mulheres que desejam engravidar ou lidar com a infertilidade. Ele morreu por volta do ano 720. A sua festa subindo sua alma pura para o céu é fixo 01 de setembro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...