Pular para o conteúdo principal

Santo do dia: Santo Egídio padroeiro dos pobres, dos mendigos e dos deficientes

Santo Egídio é o nome de um santo católico que viveu como eremita no século VI na Grécia e na França. Ele é considerado o padroeiro dos pobres, dos mendigos e dos deficientes, pois realizou muitos milagres de cura e de compaixão. Ele também é invocado contra as convulsões, o medo e a loucura. Ele fundou um mosteiro que se tornou um local de peregrinação e parte dos Caminhos de Santiago.

Santo Egídio padroeiro dos pobres, dos mendigos e dos deficientes (2)

O beneditino Nascido em Atenas , este santo monge viria a viver como um eremita na boca do Rhône em Languedoc no século VII. Logo, ele se distinguiu por milagres, mas fugiu de sua fama e endereços em Provence. Ele foi primeiro para Roma , antes de se aposentar em uma floresta perto de Nimes no Gard.

Pelos seus muitos milagres, Egídio ficou conhecido em toda a França sob o nome de “santo taumaturgo”. Todavia, seu culto estendeu-se, segundo numerosos testemunhos, até à Bélgica, Holanda e Itália. Entre os lugares emblemáticos estão Tolfa, no Lácio, e Latronico, pequeno centro na região da Basilicata, onde, há quase três séculos, se renova o “milagre do maná”, atribuído ao Santo eremita. Na basílica dedicada ao santo Padroeiro, a partir de 1716, acontece em uma ou mais sextas-feiras de março, que, da pintura que representa Santo Egídio em penitência em um eremitério, “verte” um líquido incolor. O acontecimento, sobre o qual já falavam as crônicas, desde 1709, ocorreu de modo evidente, em 1716; narra-se que o povo, preocupado pelas muitas calamidades naturais, dirigia-se a Santo Egídio, para que as fizesse cessar. Suas orações foram atendidas e, provavelmente, aquele líquido recordava o “milagre” ocorrido.

No dia 22 de fevereiro de 1728, o Bispo local promulgou o decreto, segundo o qual o líquido podia ser recolhido, todas as vezes que se apresentasse. Desde então, o misterioso evento repete-se quase todos os anos e as pessoas o aguardam com ansiedade.

O santo é representado muitas vezes por uma corça, uma mão e uma seta porque, segundo a lenda hagiográfica século X , um cervo perseguido por caçadores do lendário rei Flavius ​​refugiou-se na caverna e vem para mentir a seus pés. Mão do santo em oração é perfurado pela flecha de um caçador difícil para o animal. Flávio rei expressou suas desculpas ao santo, protetor de cervos de refugiados em sua casa, e pediu para perdoar o erro de seus caçadores. Foi então que o monge convencido a estabelecer um mosteiro em um lugar que ele escolheu para sua sepultura. Assim foi construída a abadia de Saint-Gilles-du-Gard, associado com a construção do mosteiro fundada no século 7 que ele escolheu para sua sepultura assim ficando sua relíquias. A comuna formado em torno do núcleo da abadia, que foi o primeiro ponto de parada para os peregrinos com destino a Santiago de Compostela, na Espanha, que estavam seguindo o Tolosana via que levou de Arles para Toulouse e cruzou a Pirinéus para se juntar outras rotas em Puente La Reina , daí para Santiago ao longo da Via Compostelana .

A igreja antiga abadia, como parte das Rotas de Santiago de Compostela, na França. Oeste da abadia portal está entre os mais belos dos grandes românicas portais e um exemplo definitivo do provençal românica. A igreja tem três naves e uma escadaria em espiral famoso de cantilevered degraus de pedra. Durante as Guerras francesas da religião os protestantes se fortificaram dentro da abadia, que foi severamente danificada. O santuário de Saint Gilles, localizado na cripta da igreja, é o tema da peregrinação em especial as mulheres que desejam engravidar ou lidar com a infertilidade. Ele morreu por volta do ano 720. A sua festa subindo sua alma pura para o céu é fixo 01 de setembro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".