Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho, 2023

Santo do dia: Santo Inácio de Loyola

Iñigo Lopez de Loyola , este era o seu nome de batismo, nasceu numa família cristã, nobre e muito rica, na cidade de Azpeitia, da província basca de Guipuzcoa, na Espanha, no ano de 1491. O mais novo de treze filhos, foi educado, com todo cuidado, para tornar-se um perfeito fidalgo. Cresceu apreciando os luxos da corte, praticando esportes, principalmente os equestres, seus preferidos. Em 1506, a família Lopez de Loyola estava a serviço de João Velásquez de Cuellar, tesoureiro do reino de Castela, do qual era aparentada. No ano seguinte, Iñigo tornou-se pagem e cortesão no castelo desse senhor. Lá, aprimorou sua cultura, fez-se um exímio cavaleiro e tomou gosto pelas aventuras militares. Era um homem que valorizava mais o orgulho do que a luxúria. Dez anos depois, em 1517, optou pela carreira militar. Por isso foi prestar serviços a um outro parente, não menos importante, o duque de Najera e vice-rei de Navarra, o qual defendeu em várias batalhas, militares e diplomáticas.

Padre polonês recém-ordenado faz apostolado em zona de guerra na Ucrânia

O padre Lukasz Orlowski , nascido na Polônia e ordenado em maio deste ano, contou como exerce o seu ministério junto à comunidade católica e como membro da EWTN Ucrânia numa zona de guerra em Kiev, a capital do país. “Sinto que Cristo precisa de mim para anunciar alguma esperança ali, especialmente para as pessoas que às vezes carecem dela. Sinto que há uma grande necessidade de esperança. Nas homilias, durante as confissões, sinto que minha missão é mostrar-lhes que Jesus está com eles", disse ele em entrevista ao EWTN News Nightly, programa da EWTN, grupo de comunicação católico ao qual pertence a ACI Digital, transmitido em 21 de julho.

Liturgia diária: 30 de julho de 2023 | 17ª Domingo do Tempo Comum 🟢

Primeira Leitura: Leitura do Primeiro Livro dos Reis 3,5.7-12 Essa leitura narra o encontro de Salomão com Deus em um sonho. Deus oferece a Salomão o que ele quiser, e Salomão pede um coração sábio para governar o povo de Israel. Deus se agrada do pedido de Salomão e lhe concede não só a sabedoria, mas também riquezas e fama. A leitura mostra a humildade e a fé de Salomão, que reconhece sua dependência de Deus e sua responsabilidade como rei. O texto também revela o amor e a generosidade de Deus, que atende aos desejos do seu servo e lhe dá mais do que ele pediu.

Liturgia diária: 29 de julho de 2023 | Santos Marta, Maria e Lázaro | 16ª Semana do Tempo Comum ⚪

Primeira Leitura: Leitura da Primeira Carta de São João 4,7-16 Esse é um trecho que fala sobre o amor de Deus e o amor ao próximo. A carta de São João exorta os cristãos a se amarem uns aos outros , pois o amor vem de Deus e quem ama conhece a Deus. João afirma que Deus é amor e que ele manifestou seu amor enviando seu Filho unigênito ao mundo para salvar os pecadores. Ele também diz que quem confessa que Jesus é o Filho de Deus, permanece em Deus e Deus nele, e que Deus nos deu do seu Espírito para nos unir a ele. João quer mostrar que o amor a Deus e o amor ao próximo são inseparáveis, e que quem ama cumpre os mandamentos de Deus . Ele quer encorajar os cristãos a viverem no amor, na fé e na esperança, pois assim estarão preparados para o dia do juízo.

Liturgia diária: 28 de julho de 2023 | 16 Semana do Tempo Comum 🟢

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 20,1-17 O Livro do Êxodo narra a história do povo de Israel, desde a sua escravidão no Egito até a sua libertação por meio de Moisés, o líder escolhido por Deus. O capítulo 20 contém os Dez Mandamentos, que são as leis fundamentais que Deus deu a Moisés no monte Sinai, para orientar o seu povo na aliança com Ele.

Liturgia diária: 27 de julho de 2023 | 16 Semana do Tempo Comum 🟢

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 19,1-2.9-11.16-20b O Livro do Êxodo conta a história de como Deus libertou o povo de Israel da escravidão no Egito, através de Moisés, e estabeleceu uma aliança com eles no Monte Sinai. A leitura narra alguns dos acontecimentos que ocorreram no Monte Sinai, onde Deus se revelou ao povo e lhes deu os Dez Mandamentos.

Santo do dia: São Joaquim e Sant’Ana, pais da Virgem Maria

São Joaquim e Santa Ana ou Sant'Ana são os pais da Virgem Maria e os avós de Jesus Cristo. Eles são venerados pela Igreja Católica como modelos de santidade e devoção.

Liturgia diária: 26 de julho de 2023 | São Joaquim e Sant'Ana–Memória | 16ª Semana do Tempo Comum ⚪

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Eclesiástico 44,1.10-15 Esse livro faz um elogio aos patriarcas do Antigo Testamento, destacando a sua justiça e fidelidade a Deus. Os versículos 1 e 10-15 ressaltam as obras de misericórdia e bondade dos antepassados, que permanecem com seus descendentes e são louvados pelos povos.

Santo do dia: São Tiago Maior, apóstolo

São Tiago Maior , um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele é chamado de Maior para distingui-lo de outro apóstolo com o mesmo nome, São Tiago Menor, que era primo de Jesus. São Tiago Maior era irmão de São João Evangelista, e ambos eram pescadores na Galileia. Ele foi um dos primeiros a seguir Jesus, quando este o chamou para ser “pescador de homens”. Ele também foi testemunha de vários milagres e momentos importantes da vida de Jesus, como a Transfiguração, a Ressurreição da filha de Jairo e a Agonia no Horto.

Liturgia diária: 25 de julho de 2023 | 16 Semana do Tempo Comum 🔴

A Primeira leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 4,7-15 , narra um trecho da segunda epístola que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos da cidade grega de Corinto. Nessa carta, Paulo defende sua autoridade apostólica contra falsos mestres que o caluniavam e questionavam seu ministério. Ele também encoraja a igreja a enfrentar as provações e a ser generosa com os pobres de Jerusalém.

Liturgia diária: 24 de julho de 2023 | 16ª Semana do Tempo Comum 🟢

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 14,5-18 Essa leitura faz parte do livro do Êxodo, que narra a história da saída de Israel do Egito e a aliança de Deus com eles no deserto. Nesse trecho, o faraó do Egito se arrepende de ter deixado os israelitas saírem da escravidão e envia seu exército para persegui-los. Os israelitas ficam encurralados entre o mar Vermelho e os egípcios. O livro do Êxodo é o segundo livro da Bíblia e foi escrito possivelmente por Moisés, que foi o líder escolhido por Deus para conduzir o seu povo. O tema central do livro é a redenção de Israel pelo poder e pela glória de Deus. Saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do Faraó Salmo Responsorial - Ex 15,1-2.3-4.5-6 (R. 1a) R: Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória! — Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro! O Senhor é a minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele...

Liturgia diária: 22 de julho de 2023 | 15ª Semana do Tempo Comum ⚪

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos 3,1-4a Esse é um trecho que expressa o amor entre um homem e uma mulher, simbolizando o amor de Deus pelo seu povo.

Liturgia diária: 21 de julho de 2023 | 15ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 11,10-12,14 Essa é uma passagem bíblica muito importante, pois relata a décima e última praga que Deus enviou sobre o Egito para libertar o seu povo da escravidão. A praga consistia na morte de todos os primogênitos egípcios, desde o filho de Faraó até o filho da escrava. Deus ordenou que os israelitas celebrassem a Páscoa, marcando as portas de suas casas com o sangue de um cordeiro, para que o anjo da morte passasse por elas e poupasse seus filhos. Essa foi a noite em que Deus fez justiça contra os opressores e salvou os oprimidos, cumprindo a sua promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó.

Liturgia diária: 20 de julho de 2023 | 15ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 3,13-20 Nesta leitura Deus se revela a Moisés como o Deus da aliança com os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, e o envia para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. Nessa passagem, Deus também revela seu nome sagrado: “ Eu sou aquele que sou ”, ou simplesmente “ Eu sou ”. Esse nome expressa a identidade de Deus como o único, eterno, imutável e fiel. Deus também promete a Moisés que fará prodígios para convencer o faraó a deixar o povo partir, e que dará aos israelitas a terra prometida aos seus antepassados.

Liturgia diária: 19 de julho de 2023 | 15 Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 3,1-6.9-12 Nessa leitura Deus se revela a Moisés como o Deus de seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, e como o Deus que ouve o clamor de seu povo oprimido no Egito. Deus também confia a Moisés a missão de libertar os israelitas da escravidão e levá-los à terra prometida, que mana leite e mel. Moisés, porém, se sente incapaz e inseguro diante dessa tarefa, e pergunta a Deus qual é seu nome. Deus responde: “Eu sou o que sou”, ou seja, o Deus eterno, imutável e fiel, que está presente na história de seu povo. Deus também promete estar com Moisés e lhe dá um sinal: depois de tirar o povo do Egito, ele deverá adorar a Deus no mesmo monte onde se manifestou na sarça ardente.

Liturgia diária: 18 de julho de 2023 | 15ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 2,1-15a Essa leitura conta a história do nascimento e da fuga de Moisés, o libertador do povo de Israel da escravidão no Egito.

Liturgia diária: 16 de julho de 2023 | Festa da Nossa Senhora do Carmo / 15ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías 55,10-11 A leitura fala sobre o poder e a eficácia da palavra de Deus. Ela compara a palavra de Deus com a chuva e a neve que descem dos céus e regam a terra, fazendo-a produzir frutos. Assim também, a palavra de Deus não volta vazia, mas cumpre o propósito para o qual foi enviada. Essa leitura nos ensina que devemos confiar na palavra de Deus e em suas promessas, pois elas são fiéis e verdadeiras.

Liturgia diária: 15 de julho de 2023 | São Boaventura, bispo e doutor da Igreja–Memória / 14ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 49,29-32; 50,15-26a A leitura relata as últimas palavras e a morte de Jacó, o patriarca de Israel, e a reconciliação de seus filhos após a morte de seu pai. Essa leitura mostra o cumprimento das promessas de Deus a Jacó e sua descendência, e também aponta para a esperança da libertação futura do povo de Israel da escravidão no Egito.

Liturgia diária: 14 de julho de 2023 / 14ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 46,1-7.28-30 A leitura conta a história de como Jacó e sua família desceram ao Egito para se encontrarem com José, seu filho que havia sido vendido como escravo pelos seus irmãos.

Liturgia diária: 13 de julho de 2023 / 14ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 44,18-21.23b-29.45,1-5 Essa leitura mostra o amor e a misericórdia de José pelos seus irmãos, mesmo depois de tudo o que eles fizeram contra ele. Também mostra a confiança de José na providência divina, que usou o mal para o bem. Além disso, essa leitura revela a mudança de atitude dos irmãos de José, que se arrependeram de seu pecado e demonstraram amor por Benjamim e por seu pai.

Liturgia diária: 12 de julho de 2023 / 14ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 41,55-57.42,5-7a.17-24a Essa leitura conta a história de como José, que havia sido vendido como escravo pelos seus irmãos, se tornou governador do Egito e reconheceu seus irmãos quando eles vieram comprar trigo durante uma grande fome.

Liturgia diária: 11 de julho de 2023 / São Bento, abade–Memória / 14ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 32,23-33 (hebr. 22-33) A leitura narra o episódio em que Jacó luta com um ser misterioso, que depois se revela como Deus, no vau de Jaboque. Nessa luta, Jacó recebe um novo nome, Israel, que significa “ aquele que lutou com Deus e prevaleceu ”. Esse nome passa a identificar o povo escolhido por Deus, descendente de Jacó. A luta também marca uma mudança no caráter de Jacó, que deixa de ser um enganador e passa a ser um servo humilde e dependente de Deus.

Liturgia diária: 10 de julho de 2023 / 14ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 28,10-22a A leitura conta a história de Jacó, que fugiu de sua casa por causa da ira de seu irmão Esaú e teve um sonho com uma escada que ligava o céu e a terra, com anjos subindo e descendo por ela. Nesse sonho, Deus apareceu a Jacó e lhe prometeu que ele seria abençoado com muitos descendentes e que herdaria a terra de seus antepassados. Jacó acordou e reconheceu que aquele lugar era a casa de Deus e o chamou de Betel, que significa “casa de Deus”. Ele também fez um voto de servir a Deus e lhe dar o dízimo de tudo o que recebesse.

Liturgia diária: 09 de julho de 2023 / 14ª Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Zacarias 9,9-10 A leitura anuncia a vinda do Messias, o rei justo e humilde que entrará em Jerusalém montado em um jumento e que trará paz às nações. Essa profecia foi cumprida por Jesus Cristo, que entrou triunfalmente em Jerusalém no Domingo de Ramos, sendo aclamado pelo povo como o Filho de Davi. A profecia também expressa a esperança de um reino universal de Deus, que se estenderá de um mar a outro, e do rio Eufrates até os confins da terra. Esse reino será marcado pela justiça, pela misericórdia e pela não-violência, pois o Messias eliminará os instrumentos de guerra e anunciará a paz entre os povos. Essa leitura nos convida a reconhecer Jesus como o nosso rei e salvador, e a nos alegrarmos com a sua presença em nossa vida .

Liturgia diária: 08 de julho de 2023 / 13ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 27,1-5.15-29 Essa leitura conta a história de como Jacó enganou seu pai Isaque e recebeu a bênção que era destinada ao seu irmão mais velho Esaú. Rebeca, a mãe de Jacó e Esaú, ajudou Jacó a se disfarçar de Esaú e preparar uma refeição saborosa para Isaque. Isaque, que estava velho e cego, abençoou Jacó pensando que era Esaú. Quando Esaú voltou da caça e descobriu a trapaça, ficou furioso e planejou matar Jacó. Esse episódio mostra como Deus cumpriu sua promessa de que o filho mais novo de Rebeca seria maior que o mais velho ( Gênesis 25:23 - E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tua entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor ). Apesar da desonestidade de Jacó e Rebeca, Deus usou esse acontecimento para escolher Jacó como o herdeiro da aliança que ele havia feito com Abraão e Isaque.

Liturgia diária: 07 de julho de 2023 / 13ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 23,1-4.19; 24,1-8.62-67 Essa leitura é uma passagem bíblica que conta a história de Sara, esposa de Abraão. Sara viveu cento e vinte e sete anos e morreu em Cariat Arbe, que é Hebron, em Canaã. Abraão veio fazer luto por Sara e chorá-la. Depois levantou-se de junto da morta e falou aos hititas: “ Sou um estrangeiro e hóspede no vosso meio. ” Salmo Responsorial - Sl 105(106),1-2.3-4a.4b-5 (R. 1a) R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom. — Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece? R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom. — Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo! R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom. — Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso pov...

Liturgia diária: 06 de julho de 2023 / 13ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 22,1-19 A leitura conta a história de como Deus provou a fé e a obediência de Abraão, pedindo-lhe que oferecesse seu filho Isaque em sacrifício. Esse episódio é conhecido como o sacrifício de Isaque ou a provação de Abraão .

Liturgia diária: 05 de julho de 2023 / 13ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 21,5.8-20 A leitura conta a história do nascimento de Isaque , filho de Abraão e Sara , e do conflito entre Sara e Agar, a serva egípcia que também deu um filho a Abraão, chamado Ismael.

Liturgia diária: 04 de julho de 2023 / 13ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 19,15-29 Essa leitura do Livro do Gênesis narra a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra por causa da sua grande maldade e perversão. Também conta como Deus salvou Ló e sua família, que eram parentes de Abraão, por causa da intercessão deste. No entanto, a mulher de Ló desobedeceu à ordem de não olhar para trás e se transformou em uma coluna de sal. A leitura mostra a justiça e a misericórdia de Deus, que castiga os ímpios e livra os justos.

Santo do dia: São Tomé, Apóstolo / Meu Senhor e meu Deus!

Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, "não estava com eles quando Jesus veio" (Jo XX. 24). Era o único discípulo que estava ausente. Ao voltar, ouviu o que acontecera, mas negou-se a acreditar. Veio de novo o Senhor, e mostrou seu lado ao discípulo incrédulo para que o pudesse apalpar; mostrou-lhe as mãos e, mostrando-lhe também a cicatriz de suas chagas, curou a chaga daquela falta de fé. Que pensais, irmãos caríssimos, de tudo isto? Pensais ter acontecido por acaso que aquele discípulo estivesse ausente naquela ocasião, que, ao voltar, ouvisse contar, que, ao ouvir, duvidasse, que, ao duvidar, apalpasse, e que, ao apalpar, acreditasse?

Liturgia diária: 03 de julho de 2023 / São Tomé-Apóstolo / 13ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,19-22 Essa passagem bíblica fala sobre a unidade e a identidade dos cristãos como povo de Deus . Paulo afirma que os cristãos, tanto judeus como gentios, não são mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus (Efésios 2:19). Isso significa que eles têm os mesmos direitos e deveres como filhos de Deus e herdeiros das promessas divinas.

Liturgia diária: 02 de julho de 2023 / Solenidade aos Apóstolos São Pedro e São Paulo

Primeira Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos 12, 1-11 A leitura faz parte da liturgia do dia 29 de junho, que celebra a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo , os pilares da Igreja. Eles foram testemunhas fiéis de Cristo até o martírio e deixaram um legado de fé, coragem e amor pela Igreja.

Liturgia diária: 01 de julho de 2023 / 12ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 18,1-15 A leitura conta a história de como Deus apareceu a Abraão nos carvalhos de Manre, acompanhado de dois anjos, e anunciou que Sara, sua esposa, teria um filho na sua velhice. A leitura também mostra como Abraão intercedeu por Sodoma e Gomorra, as cidades que Deus planejava destruir por causa da sua maldade.