Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 02 de julho de 2023 / Solenidade aos Apóstolos São Pedro e São Paulo

Primeira Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos 12, 1-11

A leitura faz parte da liturgia do dia 29 de junho, que celebra a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, os pilares da Igreja. Eles foram testemunhas fiéis de Cristo até o martírio e deixaram um legado de fé, coragem e amor pela Igreja.

São Pedro e São Paulo, Apóstolos

Essa leitura narra a perseguição que o rei Herodes fez contra alguns membros da Igreja, matando Tiago, irmão de João, e prendendo Pedro, com a intenção de apresentá-lo ao povo depois da Páscoa. No entanto, Deus enviou um anjo para libertar Pedro da prisão, enquanto a Igreja rezava continuamente por ele. Esse episódio mostra o poder de Deus sobre os inimigos da fé e a importância da oração da comunidade pelos que sofrem por causa do Evangelho.

COR LITÚRGICA: VERMELHO

Naqueles dias,

1. o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los.

2. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.

3. E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães ázimos.

4. “Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado por quatro grupos de soldados, com quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo, depois da festa da Páscoa.

5. Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele.

6. Herodes estava para apresentá-lo. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão.

7. Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: “Levanta-te depressa!” As correntes caíram-lhe das mãos.

8. O anjo continuou: “Coloca o cinto e calça tuas sandálias!” Pedro obedeceu e o anjo lhe disse: “Põe tua capa e vem comigo!”

9. Pedro acompanhou-o, e não sabia que era realidade o que estava acontecendo por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma visão.

10. Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou.

11. Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!”

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsório Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 5)

COR LITÚRGICA: VERMELHO

R: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

R: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

R: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

R: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

R: De todos os temores me livrou o Senhor Deus.


Segunda Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 2Tm 4,6-8.17-18

Essa leitura é um trecho da última carta que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo, seu filho espiritual e colaborador na obra do Evangelho. Paulo estava preso em Roma, esperando a sua execução, e queria ver Timóteo pela última vez. Nessa carta, ele faz um balanço de sua vida e de sua missão, expressando a sua confiança em Deus e a sua esperança na coroa da justiça que o Senhor lhe dará no dia do seu julgamento.

COR LITÚRGICA: VERMELHO

Caríssimo:

6. Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida.

7. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé.

8. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.

17. Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão.

18. O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Aclamação ao Evangelho - Mt 16,18

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 16,13-19

Esse Evangelho relata a confissão de fé de Pedro, que reconhece em Jesus o Messias, o Filho do Deus vivo, por uma revelação do Pai. Jesus, por sua vez, confirma a Pedro a missão de ser a rocha sobre a qual ele edificará a sua Igreja, que não será vencida pelo poder do mal. Ele também lhe dá as chaves do Reino dos Céus, que significam a autoridade de ligar e desligar, ou seja, de ensinar, governar e santificar o povo de Deus.

Esse Evangelho também faz parte da liturgia do dia 29 de junho, que celebra a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, os pilares da Igreja.

COR LITÚRGICA: VERMELHO

Naquele tempo,

13. Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”

14. Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.

15. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?

16. Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

17. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.

18. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.

19. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".