Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 16 de julho de 2023 | Festa da Nossa Senhora do Carmo / 15ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías 55,10-11

A leitura fala sobre o poder e a eficácia da palavra de Deus. Ela compara a palavra de Deus com a chuva e a neve que descem dos céus e regam a terra, fazendo-a produzir frutos. Assim também, a palavra de Deus não volta vazia, mas cumpre o propósito para o qual foi enviada. Essa leitura nos ensina que devemos confiar na palavra de Deus e em suas promessas, pois elas são fiéis e verdadeiras.

Liturgia Diária2

A chuva faz a terra germinar

Isto diz o Senhor:

10. Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação,

11. assim a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la”.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 64(65),10.11.12-13.14 (R. Lc 8,8)

R: A semente caiu em terra boa e deu fruto.

— Visitais a nossa terra com as chuvas, e transborda de fartura. Rios de Deus que vêm do céu derramam águas, e preparais o nosso trigo.

R: A semente caiu em terra boa e deu fruto.

— É assim que preparais a nossa terra: vós a regais e aplainais, os seus sulcos com a chuva amoleceis e abençoais as sementeiras.

R: A semente caiu em terra boa e deu fruto.

— O ano todo coroais com vossos dons, os vossos passos são fecundos; transborda a fartura onde passais, brotam pastos no deserto.

R: A semente caiu em terra boa e deu fruto.

— As colinas se enfeitam de alegria, e os campos, de rebanhos; nossos vales se revestem de trigais: tudo canta de alegria!

R: A semente caiu em terra boa e deu fruto.


Segunda Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,18-23

A leitura fala sobre a esperança da glória futura. Paulo afirma que os sofrimentos do tempo presente não se comparam com a glória que será revelada nos filhos de Deus. Ele diz que toda a criação geme e espera pela manifestação dos filhos de Deus, que são aqueles que têm o Espírito Santo como garantia da sua herança. Essa leitura nos ensina que devemos ter paciência e confiança em Deus, pois Ele tem um plano maravilhoso para nós e para toda a sua obra.

A criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus

Irmãos:

18. Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós.

19. De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus.

20. Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou;

21. também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus.

22. Com efeito, sabemos que toda a criação, até ao tempo presente, está gemendo como que em dores de parto.

23. E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Aclamação ao Evangelho - cf. Lc 8,11

— Aleluia, Aleluia, Aleluia. — Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,1-23

Esse Evangelho contém a parábola do semeador e a sua explicação. Uma parábola é uma história que usa elementos da vida cotidiana para transmitir uma mensagem espiritual. Nessa parábola, Jesus compara a palavra de Deus com uma semente que é lançada por um semeador em diferentes tipos de solos. Cada solo representa uma forma de acolher ou rejeitar a palavra de Deus na vida das pessoas. Jesus ensina que somente aqueles que recebem a palavra de Deus em um solo fértil, ou seja, em um coração aberto e disposto a obedecer, produzem frutos de justiça e amor.

O semeador saiu para semear

1. Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia.

2. Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso, Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia.

3. E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear.

4. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram.

5. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda.

6. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.

7. Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas.

8. Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente.

9. Quem tem ouvidos, ouça!”

10. Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que falas ao povo em parábolas?” 

11. Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.

12. Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem.

13. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam nem compreendem.

14. Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver.

15. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.

16. Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem.

17. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.

18. Ouvi, portanto, a parábola do semeador:

19. Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

20. A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria;

21. mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento; quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.

22. A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.

23. A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada


SANTO DO DIA NOSSA SENHORA DO CARMO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".