Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 10 de julho de 2023 / 14ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 28,10-22a

A leitura conta a história de Jacó, que fugiu de sua casa por causa da ira de seu irmão Esaú e teve um sonho com uma escada que ligava o céu e a terra, com anjos subindo e descendo por ela. Nesse sonho, Deus apareceu a Jacó e lhe prometeu que ele seria abençoado com muitos descendentes e que herdaria a terra de seus antepassados. Jacó acordou e reconheceu que aquele lugar era a casa de Deus e o chamou de Betel, que significa “casa de Deus”. Ele também fez um voto de servir a Deus e lhe dar o dízimo de tudo o que recebesse.

Liturgia Diária

Jacó viu uma escada com a ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela e Deus que lhe falava

Naqueles dias,

10. Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã.

11. Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se havia posto. Tomou uma das pedras do lugar, fez dela travesseiro e ali mesmo adormeceu.

12. E viu em sonho uma escada apoiada no chão, com a outra ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela.

13. No alto da escada estava o Senhor que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que dormes.

14. A tua descendência será como o pó da terra, e te expandirás para o ocidente e o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra.

15. Estou contigo e te guardarei onde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi”.

16. Ao despertar, Jacó disse: “Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia”. 17. Cheio de pavor, disse: “Como é terrível este lugar! Isto aqui só pode ser a casa de Deus e a porta do céu”.

18. Jacó levantou-se bem cedo, tomou a pedra de que tinha feito travesseiro e a pôs de pé para servir de coluna sagrada, derramando óleo sobre ela.

19. E deu ao lugar o nome de “Betel”. Antes, porém, a cidade chamava-se Luza.

20. Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, dando-me pão para comer e roupa para vestir,

21. e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus.

22a. E esta pedra que ergui como coluna sagrada, será uma ‘morada de Deus’”.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 90(91),1-2.3-4.14-15ab (R. cf. 2b)

R: Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

— Quem habita ao abrigo do altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

R: Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

R: Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

— “Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, e a seu lado eu estarei em suas dores”.

R: Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.


Aclamação ao Evangelho - Cf. 2Tm 1,10

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
—Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo evangelho, a luz ea vida imperecíveis
.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,18-26

Esse Evangelho narra dois milagres de Jesus: a cura da mulher que sofria de hemorragia e a ressurreição da filha de um chefe de sinagoga. Esses milagres mostram o poder e a compaixão de Jesus, que atende às necessidades das pessoas que recorrem a ele com fé.

Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá

18. Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.

19. Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos.

20. Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto.

21. Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”.

22. Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.

23. Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada,

24. e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele.

25. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou.

26. Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".