Breaking News

Liturgia diária: 19 de julho de 2023 | 15 Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 3,1-6.9-12

Nessa leitura Deus se revela a Moisés como o Deus de seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, e como o Deus que ouve o clamor de seu povo oprimido no Egito. Deus também confia a Moisés a missão de libertar os israelitas da escravidão e levá-los à terra prometida, que mana leite e mel. Moisés, porém, se sente incapaz e inseguro diante dessa tarefa, e pergunta a Deus qual é seu nome. Deus responde: “Eu sou o que sou”, ou seja, o Deus eterno, imutável e fiel, que está presente na história de seu povo. Deus também promete estar com Moisés e lhe dá um sinal: depois de tirar o povo do Egito, ele deverá adorar a Deus no mesmo monte onde se manifestou na sarça ardente.

Jesus e o Pai do céu

Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça

Naqueles dias,

1. Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Levou um dia, o rebanho deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb.

2. Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia, e disse consigo:

3. “Vou aproximar-me desta visão extraordinária, para ver por que a sarça não se consome”.

4. O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar e chamou-o do meio da sarça dizendo: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou”.

5. E Deus disse: “Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”.

6. E acrescentou: “Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus.

9. E agora, o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e vi a opressão que os egípcios fazem pesar sobre eles.

10. Mas vai, eu te envio ao Faraó, para que faças sair do Egito o meu povo, os filhos de Israel”.

11. E Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ao Faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egito?”

12. Deus lhe disse: “Eu estarei contigo; e este será o sinal de que fui eu que te enviei: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha”.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Essa leitura nos ensina que Deus é um Deus pessoal, que se comunica conosco e nos chama pelo nome. Ele também é um Deus compassivo, que se preocupa com nosso sofrimento e nos liberta da opressão. Além disso, ele é um Deus poderoso, que realiza maravilhas em favor de seu povo e cumpre suas promessas. Por fim, ele é um Deus santo, que exige reverência e obediência de seus servos.


Salmo Responsorial - Sl 102(103),1-2.3-4.6-7 (R. 8a)

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

— Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.


Aclamação ao Evangelho - Cf. Mt 11,25

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,25-27

Nesse evangelho Jesus louva ao Pai por revelar o seu mistério aos humildes e simples, e não aos orgulhosos e arrogantes. Jesus também afirma que Ele é o único que conhece o Pai intimamente, e que Ele pode revelar o Pai a quem Ele quiser. Esse Evangelho nos mostra que para conhecer a Deus, precisamos nos aproximar de Jesus com fé e humildade, reconhecendo a nossa dependência e a nossa necessidade de salvação. Jesus é o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai senão por Ele.

Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos

25. Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.

26. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.

27. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada

Nenhum comentário