Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 19 de julho de 2023 | 15 Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 3,1-6.9-12

Nessa leitura Deus se revela a Moisés como o Deus de seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, e como o Deus que ouve o clamor de seu povo oprimido no Egito. Deus também confia a Moisés a missão de libertar os israelitas da escravidão e levá-los à terra prometida, que mana leite e mel. Moisés, porém, se sente incapaz e inseguro diante dessa tarefa, e pergunta a Deus qual é seu nome. Deus responde: “Eu sou o que sou”, ou seja, o Deus eterno, imutável e fiel, que está presente na história de seu povo. Deus também promete estar com Moisés e lhe dá um sinal: depois de tirar o povo do Egito, ele deverá adorar a Deus no mesmo monte onde se manifestou na sarça ardente.

Jesus e o Pai do céu

Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça

Naqueles dias,

1. Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Levou um dia, o rebanho deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb.

2. Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia, e disse consigo:

3. “Vou aproximar-me desta visão extraordinária, para ver por que a sarça não se consome”.

4. O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar e chamou-o do meio da sarça dizendo: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou”.

5. E Deus disse: “Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”.

6. E acrescentou: “Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus.

9. E agora, o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e vi a opressão que os egípcios fazem pesar sobre eles.

10. Mas vai, eu te envio ao Faraó, para que faças sair do Egito o meu povo, os filhos de Israel”.

11. E Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ao Faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egito?”

12. Deus lhe disse: “Eu estarei contigo; e este será o sinal de que fui eu que te enviei: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha”.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Essa leitura nos ensina que Deus é um Deus pessoal, que se comunica conosco e nos chama pelo nome. Ele também é um Deus compassivo, que se preocupa com nosso sofrimento e nos liberta da opressão. Além disso, ele é um Deus poderoso, que realiza maravilhas em favor de seu povo e cumpre suas promessas. Por fim, ele é um Deus santo, que exige reverência e obediência de seus servos.


Salmo Responsorial - Sl 102(103),1-2.3-4.6-7 (R. 8a)

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

— Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.


Aclamação ao Evangelho - Cf. Mt 11,25

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,25-27

Nesse evangelho Jesus louva ao Pai por revelar o seu mistério aos humildes e simples, e não aos orgulhosos e arrogantes. Jesus também afirma que Ele é o único que conhece o Pai intimamente, e que Ele pode revelar o Pai a quem Ele quiser. Esse Evangelho nos mostra que para conhecer a Deus, precisamos nos aproximar de Jesus com fé e humildade, reconhecendo a nossa dependência e a nossa necessidade de salvação. Jesus é o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vai ao Pai senão por Ele.

Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos

25. Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.

26. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.

27. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".