Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 09 de julho de 2023 / 14ª Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Zacarias 9,9-10

A leitura anuncia a vinda do Messias, o rei justo e humilde que entrará em Jerusalém montado em um jumento e que trará paz às nações. Essa profecia foi cumprida por Jesus Cristo, que entrou triunfalmente em Jerusalém no Domingo de Ramos, sendo aclamado pelo povo como o Filho de Davi. A profecia também expressa a esperança de um reino universal de Deus, que se estenderá de um mar a outro, e do rio Eufrates até os confins da terra. Esse reino será marcado pela justiça, pela misericórdia e pela não-violência, pois o Messias eliminará os instrumentos de guerra e anunciará a paz entre os povos. Essa leitura nos convida a reconhecer Jesus como o nosso rei e salvador, e a nos alegrarmos com a sua presença em nossa vida.

Salmo Responsorial - Sl 144(145),1-2.8-9.10-11.13cd-14 (R. 1b)

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

— Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre.

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

R: Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!


Segunda Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,9.11-13

A leitura fala sobre a vida no Espírito Santo. Paulo afirma que os cristãos não vivem segundo a carne, mas segundo o Espírito, pois o Espírito de Deus habita neles e lhes dá vida. Quem vive segundo a carne, isto é, segundo os desejos egoístas e pecaminosos, está destinado à morte; mas quem vive segundo o Espírito, isto é, segundo os valores do Evangelho e a vontade de Deus, está destinado à vida e à paz. Paulo também diz que o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos também ressuscitará os nossos corpos mortais no último dia. Por isso, devemos viver como filhos de Deus, mortificando as obras da carne e seguindo o Espírito que nos conduz à liberdade e à glória. Essa leitura nos convida a reconhecer o dom do Espírito Santo em nossa vida e a nos deixar guiar por ele em tudo o que fazemos.


Aclamação ao Evangelho - cf. Mt 11,25

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
— Eu te louvo, ó Pai santo, Deus do céu, Senhor da terra; os mistérios do teu reino aos pequenos, Pai, revelas!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,25-30

Esse evangelho fala sobre a revelação do Pai e o convite de Jesus ao descanso. Jesus louva ao Pai por ter escondido as coisas do Reino dos sábios e entendidos, e as ter revelado aos pequeninos, isto é, aos humildes e simples de coração. Jesus afirma que ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. Jesus também convida todos os que estão cansados e oprimidos a irem até ele, pois ele lhes dará alívio. Jesus propõe um jugo suave e um fardo leve, que consistem em aprender dele a mansidão e a humildade de coração. Jesus promete que assim encontraremos descanso para as nossas almas. Esse evangelho nos convida a reconhecer a bondade do Pai que nos revela o seu amor em Jesus Cristo, e a aceitar o convite de Jesus para segui-lo com confiança e alegria.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".