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Liturgia diária: 08 de julho de 2023 / 13ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 27,1-5.15-29

Essa leitura conta a história de como Jacó enganou seu pai Isaque e recebeu a bênção que era destinada ao seu irmão mais velho Esaú. Rebeca, a mãe de Jacó e Esaú, ajudou Jacó a se disfarçar de Esaú e preparar uma refeição saborosa para Isaque. Isaque, que estava velho e cego, abençoou Jacó pensando que era Esaú. Quando Esaú voltou da caça e descobriu a trapaça, ficou furioso e planejou matar Jacó.

Esse episódio mostra como Deus cumpriu sua promessa de que o filho mais novo de Rebeca seria maior que o mais velho (Gênesis 25:23 - E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tua entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor). Apesar da desonestidade de Jacó e Rebeca, Deus usou esse acontecimento para escolher Jacó como o herdeiro da aliança que ele havia feito com Abraão e Isaque.

Salmo Responsorial - Sl 134(135),1-2.3-4. 5-6 (R. 3a)

R: Louvai o Senhor, porque é bom!

— Louvai o Senhor, bendizei-o; louvai o Senhor, servos seus, que celebrais o louvor em seu templo e habitais junto aos átrios de Deus!

R: Louvai o Senhor, porque é bom!

— Louvai o Senhor, porque é bom; cantai ao seu nome suave! Escolheu para si a Jacó, preferiu Israel por herança.

R: Louvai o Senhor, porque é bom!

— Eu bem sei que o Senhor é tão grande, que é maior do que todos os deuses. Ele faz tudo quanto lhe agrada, nas alturas dos céus e na terra, no oceano e nos fundos abismos.

R: Louvai o Senhor, porque é bom!


Aclamação ao Evangelho - Jo 10,27

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,14-17

Esse evangelho fala sobre o jejum e a novidade do reino de Deus. Jesus é questionado pelos discípulos de João Batista sobre o motivo de seus discípulos não jejuarem como eles e os fariseus. Jesus responde usando três imagens: a dos convidados da festa de casamento, a do remendo de pano novo em roupa velha e a do vinho novo em odres velhos.

Jesus compara a si mesmo com o noivo, que traz alegria e festa para os seus amigos. Enquanto ele está com eles, não há motivo para jejuar, pois é um tempo de graça e comunhão. Mas quando ele for tirado deles, ou seja, quando ele for morto na cruz, então eles jejuarão, pois sentirão sua falta.

Jesus também usa as parábolas do remendo e do vinho para mostrar que ele veio trazer algo novo, que não se encaixa nos moldes antigos da religião judaica. O remendo de pano novo em roupa velha rasga a roupa e aumenta o buraco. O vinho novo em odres velhos faz os odres se romperem e o vinho se perder. Assim, Jesus ensina que sua mensagem e sua missão exigem uma nova disposição de coração, uma nova forma de viver a fé, uma nova aliança com Deus.

O evangelho mostra que Jesus é o centro da história da salvação, e que ele veio inaugurar um novo tempo de graça e liberdade para os que creem nele. Ele não veio abolir a lei e os profetas, mas cumprir e superar (Mateus 5:17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir). Ele não veio impor fardos pesados aos seus seguidores, mas oferecer um jugo suave e um fardo leve (Mateus 11:28-30 - 28.Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30.Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve). Ele não veio condenar o mundo, mas salvar o mundo (João 3:17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele).


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