Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 08 de julho de 2023 / 13ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 27,1-5.15-29

Essa leitura conta a história de como Jacó enganou seu pai Isaque e recebeu a bênção que era destinada ao seu irmão mais velho Esaú. Rebeca, a mãe de Jacó e Esaú, ajudou Jacó a se disfarçar de Esaú e preparar uma refeição saborosa para Isaque. Isaque, que estava velho e cego, abençoou Jacó pensando que era Esaú. Quando Esaú voltou da caça e descobriu a trapaça, ficou furioso e planejou matar Jacó.

Esse episódio mostra como Deus cumpriu sua promessa de que o filho mais novo de Rebeca seria maior que o mais velho (Gênesis 25:23 - E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tua entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor). Apesar da desonestidade de Jacó e Rebeca, Deus usou esse acontecimento para escolher Jacó como o herdeiro da aliança que ele havia feito com Abraão e Isaque.

Salmo Responsorial - Sl 134(135),1-2.3-4. 5-6 (R. 3a)

R: Louvai o Senhor, porque é bom!

— Louvai o Senhor, bendizei-o; louvai o Senhor, servos seus, que celebrais o louvor em seu templo e habitais junto aos átrios de Deus!

R: Louvai o Senhor, porque é bom!

— Louvai o Senhor, porque é bom; cantai ao seu nome suave! Escolheu para si a Jacó, preferiu Israel por herança.

R: Louvai o Senhor, porque é bom!

— Eu bem sei que o Senhor é tão grande, que é maior do que todos os deuses. Ele faz tudo quanto lhe agrada, nas alturas dos céus e na terra, no oceano e nos fundos abismos.

R: Louvai o Senhor, porque é bom!


Aclamação ao Evangelho - Jo 10,27

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,14-17

Esse evangelho fala sobre o jejum e a novidade do reino de Deus. Jesus é questionado pelos discípulos de João Batista sobre o motivo de seus discípulos não jejuarem como eles e os fariseus. Jesus responde usando três imagens: a dos convidados da festa de casamento, a do remendo de pano novo em roupa velha e a do vinho novo em odres velhos.

Jesus compara a si mesmo com o noivo, que traz alegria e festa para os seus amigos. Enquanto ele está com eles, não há motivo para jejuar, pois é um tempo de graça e comunhão. Mas quando ele for tirado deles, ou seja, quando ele for morto na cruz, então eles jejuarão, pois sentirão sua falta.

Jesus também usa as parábolas do remendo e do vinho para mostrar que ele veio trazer algo novo, que não se encaixa nos moldes antigos da religião judaica. O remendo de pano novo em roupa velha rasga a roupa e aumenta o buraco. O vinho novo em odres velhos faz os odres se romperem e o vinho se perder. Assim, Jesus ensina que sua mensagem e sua missão exigem uma nova disposição de coração, uma nova forma de viver a fé, uma nova aliança com Deus.

O evangelho mostra que Jesus é o centro da história da salvação, e que ele veio inaugurar um novo tempo de graça e liberdade para os que creem nele. Ele não veio abolir a lei e os profetas, mas cumprir e superar (Mateus 5:17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir). Ele não veio impor fardos pesados aos seus seguidores, mas oferecer um jugo suave e um fardo leve (Mateus 11:28-30 - 28.Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30.Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve). Ele não veio condenar o mundo, mas salvar o mundo (João 3:17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".