Breaking News

Liturgia diária: 07 de julho de 2023 / 13ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 23,1-4.19; 24,1-8.62-67

Essa leitura é uma passagem bíblica que conta a história de Sara, esposa de Abraão. Sara viveu cento e vinte e sete anos e morreu em Cariat Arbe, que é Hebron, em Canaã. Abraão veio fazer luto por Sara e chorá-la. Depois levantou-se de junto da morta e falou aos hititas: “Sou um estrangeiro e hóspede no vosso meio.


Salmo Responsorial - Sl 105(106),1-2.3-4a.4b-5 (R. 1a)

R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece?

R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

— Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!

R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

— Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança.

R: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.


Aclamação ao Evangelho - Mt 11,28

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
— Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,9-13

Nesse trecho, Jesus chama Mateus, um cobrador de impostos, para ser seu discípulo e o segue até sua casa, onde come com outros publicanos e pecadores. Os fariseus criticam Jesus por se associar com essas pessoas, mas ele responde que veio para chamar os pecadores ao arrependimento, e não os justos. Ele também cita o profeta Oséias, dizendo que Deus prefere a misericórdia ao sacrifício, ou seja, que ele valoriza mais a compaixão pelos necessitados do que o cumprimento de rituais religiosos.

Esse trecho mostra a graça e o amor de Jesus pelos marginalizados e rejeitados pela sociedade e pela religião da época. Ele demonstra que seu reino é aberto a todos que se arrependem e creem nele, e que ele é o médico espiritual que cura os doentes de pecado. Ele também desafia os fariseus a aprenderem o verdadeiro sentido da lei de Deus, que se resume em amar a Deus e ao próximo.

Nenhum comentário