Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 20 de julho de 2023 | 15ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 3,13-20

Nesta leitura Deus se revela a Moisés como o Deus da aliança com os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, e o envia para libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. Nessa passagem, Deus também revela seu nome sagrado: “Eu sou aquele que sou”, ou simplesmente “Eu sou”. Esse nome expressa a identidade de Deus como o único, eterno, imutável e fiel. Deus também promete a Moisés que fará prodígios para convencer o faraó a deixar o povo partir, e que dará aos israelitas a terra prometida aos seus antepassados.

Moisés conversando com Deus na sarça ardente

"Eu Sou aquele que sou". 'Eu sou enviou-me a vós'

Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor no meio da sarça,

13. Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’ o que lhes devo responder?”

14. Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu sou enviou-me a vós’”.

15. E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração.

16. Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu-me, dizendo: Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito.

17. E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel.

18. Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe direis: O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. E, agora, temos de ir, a três dias de marcha no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus’.

19. Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir, se não for obrigado por mão forte.

20. Por isso, estenderei minha mão e castigarei o Egito com toda a sorte de prodígios que vou realizar no meio deles. Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir”.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 104(105),1 e 5.8-9.24-25.26-27 (R. 8a)

R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— Deus deu um grande crescimento a seu povo e o fez mais forte que os próprios opressores. Ele mudou seus corações para odiá-lo, e trataram com má-fé seus servidores.

R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— Então mandou Moisés, seu mensageiro, e igualmente Aarão, seu escolhido; por meio deles realizou muitos prodígios e, na terra do Egito, maravilhas.

R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.


Aclamação ao Evangelho - Mt 11,28

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
— Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,28-30

Neste evangelho Jesus convida todos os que estão sobrecarregados e aflitos a encontrarem alívio e descanso nele. Ele oferece o seu jugo, que é a sua vontade e ensino, que é suave e leve, diferente do jugo da lei e do pecado, que é pesado e opressor. Ele também revela o seu caráter manso e humilde, que é o modelo para os seus seguidores.

Sou manso e humilde de coração

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse:

28. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.

29. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.

30. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".