Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 24 de julho de 2023 | 16ª Semana do Tempo Comum 🟢

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 14,5-18

Essa leitura faz parte do livro do Êxodo, que narra a história da saída de Israel do Egito e a aliança de Deus com eles no deserto.

Nesse trecho, o faraó do Egito se arrepende de ter deixado os israelitas saírem da escravidão e envia seu exército para persegui-los. Os israelitas ficam encurralados entre o mar Vermelho e os egípcios.

O livro do Êxodo é o segundo livro da Bíblia e foi escrito possivelmente por Moisés, que foi o líder escolhido por Deus para conduzir o seu povo. O tema central do livro é a redenção de Israel pelo poder e pela glória de Deus.

Saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do Faraó


Salmo Responsorial - Ex 15,1-2.3-4.5-6 (R. 1a)

R: Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

— Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro! O Senhor é a minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertação! Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei.

R: Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

— O Senhor é um Deus guerreiro, o seu nome é “Onipotente”: os soldados e os carros do Faraó jogou no mar, seus melhores capitães afogou no mar Vermelho.

R: Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

— Afundaram como pedras e as ondas os cobriram. Ó Senhor, o vosso braço é duma força insuperável! Ó Senhor, o vosso braço esmigalhou os inimigos!

R: Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!


Aclamação ao Evangelho - Cf. Sl 94(95),8ab

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
—Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 12,38-42

Esse Evangelho mostra como Jesus rejeitou o pedido dos fariseus e mestres da lei por um sinal milagroso, pois eles eram uma geração má e adúltera que não reconhecia a presença de Deus em Jesus. Jesus disse que o único sinal que lhes seria dado era o sinal do profeta Jonas, que prefigurava a sua morte e ressurreição ao passar três dias e três noites no ventre da baleia. Jesus também afirmou que no dia do juízo, os habitantes de Nínive e a rainha do Sul condenariam aquela geração, pois eles se converteram diante da pregação de Jonas e buscaram a sabedoria de Salomão, enquanto eles rejeitavam quem era maior do que Jonas e Salomão. Essa leitura faz parte do evangelho de Mateus, que foi escrito para convencer os judeus de que Jesus era o Messias prometido nas Escrituras.

No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração

 
 

Fonte: Bíblia Sagrada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".