Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 26 de julho de 2023 | São Joaquim e Sant'Ana–Memória | 16ª Semana do Tempo Comum ⚪

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Eclesiástico 44,1.10-15

Esse livro faz um elogio aos patriarcas do Antigo Testamento, destacando a sua justiça e fidelidade a Deus. Os versículos 1 e 10-15 ressaltam as obras de misericórdia e bondade dos antepassados, que permanecem com seus descendentes e são louvados pelos povos.

O capítulo 44 desse livro faz um elogio aos patriarcas do Antigo Testamento

A leitura é usado pela Igreja Católica na liturgia da festa de São Joaquim e Santa Ana, os pais da Virgem Maria, que são considerados modelos de santidade e devoção.

Seus nomes duram através das gerações

1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 131(132),11.13-14.17-18 (R. Lc 1,32a)

R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”

R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— “De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”

R: O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.


Aclamação ao Evangelho - Lc 2,25c

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre eles.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,16-17

Nesse evangelho esus elogia os seus discípulos por terem a graça de ver e ouvir as suas palavras e obras, que revelam os mistérios do Reino dos céus. Ele contrasta a situação dos discípulos com a dos profetas e justos do Antigo Testamento, que ansiaram por conhecer o Messias, mas não tiveram essa oportunidade. Jesus quer mostrar que os seus seguidores são privilegiados e abençoados por participarem da sua missão e testemunharem a sua glória.

Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada

São Joaquim e Sant'Ana - Memória

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".