Breaking News

Liturgia diária: 21 de julho de 2023 | 15ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 11,10-12,14

Essa é uma passagem bíblica muito importante, pois relata a décima e última praga que Deus enviou sobre o Egito para libertar o seu povo da escravidão. A praga consistia na morte de todos os primogênitos egípcios, desde o filho de Faraó até o filho da escrava. Deus ordenou que os israelitas celebrassem a Páscoa, marcando as portas de suas casas com o sangue de um cordeiro, para que o anjo da morte passasse por elas e poupasse seus filhos. Essa foi a noite em que Deus fez justiça contra os opressores e salvou os oprimidos, cumprindo a sua promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó.

Uma ilustração da décima praga do Egito, mostrando o anjo da morte passando pelas casas dos egípcios e poupando as casas dos israelitas marcadas com o sangue do cordeiro.

Imolareis o cordeiro ao cair da tarde; e ao ver o sangue, passarei adiante

Naqueles dias,

11,10. Moisés e Aarão realizaram muitos prodígios diante do Faraó; mas o Senhor endureceu o coração do Faraó, e ele não deixou que os filhos de Israel saíssem da sua terra.

12,1. O Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito:

2. “Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano.

3. Falai a toda a Comunidade dos filhos de Israel, dizendo: ‘No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro por casa.

4. Se a família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Deveis calcular o número de comensais, conforme o tamanho do cordeiro.

5. O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro, como um cabrito:

6. e deveis guardá-lo preso até o dia catorze deste mês. Então toda a Comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde.

7. Tomareis um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerdes.

8. Comereis a carne nessa mesma noite, assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas.

9. Não comereis dele nada cru, ou cozido em água, mas assado ao fogo, inteiro, com cabeça, pernas e vísceras.

10. Não deixareis nada para o dia seguinte: o que sobrar devereis queimá-lo ao fogo.

11. Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às pressas, pois é a páscoa, isto é, a Passagem do Senhor!

12. E naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra todos os deuses do Egito, eu, o Senhor.

13. O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora, quando eu ferir a terra do Egito.

14. Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua’”.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Essa leitura é muito profunda e rica, pois aponta para o plano de Deus de redimir toda a humanidade do pecado e da morte. O cordeiro pascal é uma figura de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). Assim como o sangue do cordeiro protegeu os israelitas da ira de Deus, o sangue de Cristo nos protege da condenação eterna (Romanos 5:9). A Páscoa é uma festa que celebra a libertação do povo de Deus, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Ela nos lembra que Deus é fiel às suas promessas e que ele é poderoso para nos livrar de todo mal.


Salmo Responsorial - Sl 115(116B),12-13.15-16.17-18 (R. 13)

R: Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

R: Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhões da escravidão!

R: Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. Vou cumprir minhas promessa ao Senhor na presença de seu povo reunido.

R: Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.


Aclamação ao Evangelho - Jo 10,27

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 12,1-8

Esse Evangelho é uma passagem que mostra o conflito entre Jesus e os fariseus sobre a observância do sábado. Os fariseus acusam os discípulos de Jesus de violar a lei ao colher espigas de trigo para matar a fome no dia sagrado. Jesus, porém, defende os seus discípulos, citando exemplos bíblicos de como Davi e os sacerdotes também agiram de forma semelhante em situações de necessidade. Jesus afirma que o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado, e que ele é o senhor do sábado, pois é maior do que o templo. Jesus também critica os fariseus por não entenderem o sentido da misericórdia, que é mais importante do que o sacrifício.

O Filho do Homem é senhor do sábado

1. Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer.

2. Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!”

3. Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome?

4. Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes?

5. Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?

6. Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo.

7. Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes.

8. De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Essa passagem mostra que Jesus revela a sua autoridade divina sobre a lei e o culto, e ensina que o amor a Deus e ao próximo é o cumprimento da lei. Jesus mostra que o sábado não é um fim em si mesmo, mas um meio de santificação e comunhão com Deus. Jesus também denuncia a hipocrisia dos fariseus, que se preocupam mais com as aparências externas do que com a justiça e a compaixão.


Fonte: Bíblia Sagrada

Nenhum comentário