Breaking News

Liturgia diária: 11 de julho de 2023 / São Bento, abade–Memória / 14ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 32,23-33 (hebr. 22-33)

A leitura narra o episódio em que Jacó luta com um ser misterioso, que depois se revela como Deus, no vau de Jaboque. Nessa luta, Jacó recebe um novo nome, Israel, que significa “aquele que lutou com Deus e prevaleceu”. Esse nome passa a identificar o povo escolhido por Deus, descendente de Jacó. A luta também marca uma mudança no caráter de Jacó, que deixa de ser um enganador e passa a ser um servo humilde e dependente de Deus.

Salmo Responsorial - Sl 16(17),1.2-3.6-7.8b e 15 (R. 15a)

R: Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

— Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios.

R: Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

— De vossa face é que me venha o julgamento, pois vossos olhos sabem ver o que é justo. Provai meu coração durante a noite, visitai-o, examinai-o pelo fogo, mas em mim não achareis iniquidade.

R: Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

— Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai-me o vosso ouvido e escutai-me! Mostrai-me vosso amor maravilhoso, vós que salvais e libertais do inimigo quem procura a proteção junto de vós.

R: Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!

— Protegei-me qual dos olhos a pupila e guardai-me, à proteção de vossas asas. Mas eu verei, justificado, a vossa face e ao despertar me saciará vossa presença.

R: Verei, justificado, vossa face, ó Senhor!


Aclamação ao Evangelho - Jo 10,14

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
— Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,32-38

Essa narração do Evangelho conta como Jesus curou um homem mudo e possesso, e como ele se compadeceu das multidões que o seguiam, necessitadas de cura e salvação. Jesus também pediu aos seus discípulos que orassem ao Senhor da messe para enviar mais trabalhadores para a sua colheita.


Lições do Evangelho segundo Mateus 9,32-38:

  • Jesus tem poder sobre o mal e o pecado. Ele liberta as pessoas que estão oprimidas pelo demônio e lhes dá a oportunidade de falar e louvar a Deus. Ele também perdoa os pecados daqueles que têm fé nele e se arrependem.
  • Jesus tem compaixão das pessoas que sofrem. Ele vê as multidões como ovelhas sem pastor, cansadas e abatidas. Ele não as despreza nem as julga, mas as acolhe e as ensina o caminho do Reino de Deus.
  • Jesus nos convida a ser seus colaboradores na missão. Ele nos diz que a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Ele nos pede que oremos ao Pai para enviar mais obreiros para a sua vinha. Ele também nos chama a seguir seus passos e a anunciar o Evangelho com palavras e obras.

Nenhum comentário