Breaking News

Liturgia do dia: "Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos" (Lc.9,2) | 25ª Semana do Tempo Comum 🟢

Provérbios 30:5-9 oferece uma meditação intensa sobre a pureza inabalável das palavras divinas, complementada por uma prece que evoca humildade e uma profunda dependência do Criador. Esses versículos destacam a importância de confiar na palavra de Deus como um escudo protetor e o perigo de alterar suas mensagens sagradas. Além disso, expressam um desejo sincero de viver uma vida desprovida de falsidade e mentiras, buscando apenas o necessário para a subsistência, evitando assim a arrogância da riqueza ou o desespero da pobreza que poderiam afastar o crente de Deus.

Agur pede a Deus que o mantenha longe da falsidade e da mentira, e que lhe dê apenas o necessário para viver. Ele teme que a riqueza excessiva o leve a esquecer de Deus, enquanto a pobreza extrema o leve a roubar e desonrar o nome de Deus.

Os versículos bíblicos destacam a importância de viver com integridade, exercer humildade e depositar nossa confiança em Deus para atender às nossas necessidades cotidianas. Eles nos orientam a buscar um caminho de retidão e a confiar na providência divina, lembrando-nos de que a verdadeira satisfação e segurança não são encontradas nos bens materiais, mas na fé e na relação com o Criador.

Primeira Leitura: Leitura do Livro dos Provérbios 30,5-9

Não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário

A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam. 6. Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso! 7. Duas coisas eu te pedi; não mas recuses, antes de eu morrer: 8. afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. 9. Não aconteça que, saciado, eu te renegue e diga: "Quem é o Senhor?" Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

O Salmo 119 é o mais longo dos Salmos e é conhecido por sua profunda meditação sobre a Palavra de Deus. Os versículos (29, 72, 89, 101, 104, 163) destacam diferentes aspectos da relação do salmista com a lei divina.

O refrão “Vossa palavra é uma luz para os meus passos!” (R. 105a) resume a essência desses versículos, enfatizando que a palavra de Deus guia e ilumina o caminho do fiel.

Esses versículos nos ensinam sobre a importância da verdade, da sabedoria divina e do compromisso em seguir os mandamentos de Deus.

Salmo Responsorial - Sl 118 (119),29.72.89.101.104.163 (R. 105a)

R. 105a. Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

29. Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente!

R. 105a. Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

72. A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

R. 105a. Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

89. É eterna, ó Senhor, vossa palavra, ela é tão firme e estável como o céu.

R. 105a. Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

101. De todo mau caminho afasto os passos, para que eu siga fielmente as vossas ordens.

R. 105a. Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

104. De vossa lei eu recebi inteligência, por isso odeio os caminhos da mentira.

R. 105a. Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

163. Eu odeio e detesto a falsidade, porém amo vossas leis e mandamentos!

R. 105a. Vossa palavra é uma luz para os meus passos!


Lucas 9:1-6 narra um episódio significativo no ministério de Jesus Cristo, marcando o momento em que Ele convoca os doze apóstolos e os envia em uma missão crucial. Este trecho bíblico destaca a autoridade e o poder que Jesus conferiu aos seus discípulos para expulsar demônios e curar doenças, uma demonstração clara de sua divindade e do propósito de seu ensino.

A instrução de Jesus para que viajassem leves, sem levar provisões extras, enfatiza a dependência e a fé que deveriam ter na providência divina. A missão tinha um foco claro: pregar o Reino de Deus e curar os enfermos, estabelecendo as bases para o que seria a expansão do cristianismo. A passagem também relata a recepção que os apóstolos deveriam esperar, instruindo-os a sacudir o pó dos pés como testemunho contra aqueles que não os recebessem, um ato simbólico de rejeição e aviso. Finalmente, o texto conclui com os apóstolos cumprindo a missão, percorrendo aldeias e curando pessoas por toda parte, um testemunho do poder e da autoridade que lhes foi concedida.

Estes versículos destacam a importância de confiar em Deus, manter a simplicidade e se dedicar à tarefa de disseminar o evangelho. Eles também ressaltam a necessidade de contar com a providência divina e de ser resiliente frente à rejeição.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,1-6

Enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos

Naquele tempo, 1. Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2. enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3. E disse-lhes: "Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas. 4. Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5. Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles". 6. Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa-Nova e fazendo curas em todos os lugares.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Cor Litúrgica: Verde

Na liturgia católica, a cor verde é emblemática da esperança. Predominante durante o Tempo Comum, que constitui a maior parte do calendário litúrgico, essa cor é um lembrete constante da vida cristã diária e da esperança que é fundamental à fé cristã. Além disso, o verde adorna as igrejas nos domingos e dias feriais, reforçando essa mensagem. É importante notar que, em ocasiões especiais, como festas e solenidades que substituem a celebração regular, as cores litúrgicas específicas dessas datas prevalecem.

A liturgia da palavra, composta pela primeira leitura, o salmo responsorial e o evangelho, é um elemento central da fé cristã, encontrando-se todos registrados na Bíblia Sagrada. Esses textos são lidos e refletidos durante as celebrações, proporcionando aos fiéis uma oportunidade de meditar sobre as escrituras sagradas e aplicar seus ensinamentos na vida cotidiana. Se você tem em mãos o livro sagrado, dedique-se à sua leitura


Nenhum comentário