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Liturgia do dia: "Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens" (Mc.7-8) | 22º Domingo do Tempo Comum 🟢

A passagem de Deuteronômio 4,1-2.6-8 representa uma poderosa exortação de Moisés ao povo de Israel, instando-os a aderir fielmente aos mandamentos divinos. Esta seção da Escritura destaca a importância da obediência às leis estabelecidas por Deus, enfatizando que tal compromisso é fundamental para a prosperidade e o bem-estar do povo no contexto da aliança com o Criador. Moisés, como líder e mediador da aliança, reforça que a observância dos mandamentos não é apenas um dever religioso, mas também um caminho para a sabedoria e o entendimento perante as outras nações.

Aqui está um resumo do significado desses versículos:

  1. Deuteronômio 4:1-2: Moisés chama o povo a ouvir e seguir os estatutos e juízos que ele está ensinando, para que possam viver e entrar na terra prometida. Ele enfatiza que não devem adicionar ou retirar nada dos mandamentos de Deus.
  2. Deuteronômio 4:6-8: Moisés destaca a sabedoria e a justiça das leis de Deus, afirmando que, ao segui-las, Israel será visto como uma nação sábia e entendida. Ele também ressalta a proximidade de Deus com Israel e a justiça dos estatutos e juízos dados a eles.

Esses versículos sublinham a importância da obediência às leis divinas e a responsabilidade de viver de acordo com os mandamentos de Deus, refletindo a sabedoria e a justiça de Deus para outras nações.

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Deuteronômio 4,1-2.6-8

Nada acrescenteis à palavra que vos digo, mas guardai os mandamentos do Senhor

Moisés falou ao povo, dizendo: "Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida pelo Senhor Deus de vossos pais. 2. Nada acrescenteis, nada tireis, à palavra que vos digo, mas guardai os mandamentos do Senhor vosso Deus que vos prescrevo. 6. Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: 'Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!' 7. Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8. E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos?"

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 14(15),2-3ab.3cd-4ab.5 (R. 1a)

R. 1a. Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará?

2. — É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; 3a. que pensa a verdade no seu íntimo b. e não solta em calúnias sua língua.

R. 1a. Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará?

c. — Que em nada prejudica o seu irmão, d. nem cobre de insultos seu vizinho; 4a. que não dá valor algum ao homem ímpio, b. mas honra os que respeitam o Senhor.

R. 1a. Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará?

5. — Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

R. 1a. Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará?


A passagem da Carta de São Tiago, especificamente os versículos 1,17-18.21b-22.27, reflete sobre questões fundamentais relacionadas à proveniência celestial dos dons, à essencialidade de viver conforme a Palavra de Deus e ao conceito de uma religião genuína. Ela nos ensina que todo presente valioso e toda dádiva perfeita são oriundos do Pai das luzes, que não muda nem oscila em sua essência. Somos encorajados a acolher com mansidão a Palavra implantada em nós, que tem o poder de salvar nossas almas, e a sermos praticantes dessa Palavra, não apenas ouvintes passivos. Além disso, a verdadeira religião aos olhos de Deus é aquela que cuida dos órfãos e das viúvas em suas aflições e se mantém íntegra, sem se corromper pelas influências mundanas.

Aqui está um resumo do significado desses versículos:

  1. Tiago 1:17-18: Tiago destaca que todo dom perfeito vem de Deus, o “Pai das luzes”, que é imutável. Ele nos gerou pela Palavra da verdade, para que sejamos as primícias de suas criaturas.
  2. Tiago 1:21b-22: Ele exorta os fiéis a receberem a Palavra com humildade, pois ela é capaz de salvar as almas. Além disso, enfatiza a necessidade de serem praticantes da Palavra e não apenas ouvintes, para não se enganarem a si mesmos.
  3. Tiago 1:27: Tiago define a religião pura e sem mácula diante de Deus como aquela que cuida dos órfãos e das viúvas em suas tribulações e mantém-se incontaminada pelo mundo.

Esses versículos sublinham a importância de viver a fé de maneira prática e ativa, demonstrando amor e cuidado pelos necessitados e mantendo a pureza espiritual.

Segunda Leitura: Leitura da Carta de São Tiago 1,17-18.21b-22.27

Sede praticantes da Palavra

Irmãos bem-amados: 17. Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. 18. De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas. 21b. Recebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas. 22. Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 27. Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai, é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

O trecho do Evangelho de Marcos, capítulo 7, versículos de 1 a 8, 14 a 15 e 21 a 23, trata da temática da pureza e da verdadeira origem da impureza. Nesta passagem, é narrado o encontro de Jesus com os fariseus e alguns mestres da Lei, que vieram de Jerusalém para questioná-lo sobre as tradições de purificação. Os discípulos são criticados por comerem sem lavar as mãos, um ato considerado impuro segundo as tradições judaicas. Jesus responde destacando a importância do que procede do interior do coração humano, em contraste com as práticas exteriores, e aponta que são as más intenções e ações que emergem do coração que verdadeiramente contaminam o indivíduo. Esta passagem bíblica convida à reflexão sobre a essência da pureza espiritual em detrimento das formalidades rituais.

Aqui está um resumo do significado desses versículos:

  1. Marcos 7:1-8: Os fariseus e alguns mestres da Lei criticam os discípulos de Jesus por comerem sem lavar as mãos, seguindo as tradições dos anciãos. Jesus responde citando Isaías, acusando-os de hipocrisia por honrar a Deus com os lábios enquanto seus corações estão distantes. Ele enfatiza que eles abandonam os mandamentos de Deus para seguir tradições humanas.
  2. Marcos 7:14-15: Jesus chama a multidão e ensina que nada que entra no homem de fora pode torná-lo impuro, mas o que sai do homem é o que o torna impuro.
  3. Marcos 7:21-23: Jesus explica que do coração humano procedem os maus pensamentos, imoralidades, roubos, homicídios, adultérios, cobiças, maldades, enganos, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Essas coisas são o que tornam o homem impuro.

Esses versículos do Evangelho segundo Marcos, capítulos 7, versículos de 1 a 8, 14 a 15 e 21 a 23, enfatizam a importância da pureza do coração em contraste com a aderência estrita aos rituais externos. Jesus critica as práticas religiosas que valorizam mais as formalidades do que a transformação interior e a sinceridade do espírito. Essa passagem bíblica convida à reflexão sobre a essência da fé e a verdadeira devoção que transcende as aparências e se enraíza na alma.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 7,1-8.14-15.21-23

Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens

Naquele tempo, 1. os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: "Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" 6. Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens". 14. Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: "Escutai todos e compreendei: 15. o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 21. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22. adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós, Senhor

Cor Litúrgica: Verde

Na liturgia católica, a cor verde é emblemática da esperança. Predominante durante o Tempo Comum, que constitui a maior parte do calendário litúrgico, essa cor é um lembrete constante da vida cristã diária e da esperança que é fundamental à fé cristã. Além disso, o verde adorna as igrejas nos domingos e dias feriais, reforçando essa mensagem. É importante notar que, em ocasiões especiais, como festas e solenidades que substituem a celebração regular, as cores litúrgicas específicas dessas datas prevalecem.


A liturgia da palavra, composta pela primeira leitura, o salmo responsorial e o evangelho, é um elemento central da fé cristã, encontrando-se todos registrados na Bíblia Sagrada. Esses textos são lidos e refletidos durante as celebrações, proporcionando aos fiéis uma oportunidade de meditar sobre as escrituras sagradas e aplicar seus ensinamentos na vida cotidiana. Se você tem em mãos o livro sagrado, dedique-se à sua leitura.


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