Breaking News

Liturgia do dia: "Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor" (Lc.7,47) | 24ª Semana do Tempo Comum 🟢

O trecho de 1 Coríntios 15:1-11 é um elemento fundamental da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios. Aqui, o apóstolo Paulo reafirma a importância do evangelho e coloca a ressurreição de Jesus Cristo no centro da fé cristã. Esta seção é comumente reconhecida como uma das bases da doutrina cristã, sublinhando a morte e ressurreição de Cristo como alicerces da fé e da esperança na vida após a morte.

Esta passagem sublinha a centralidade da ressurreição de Cristo na fé cristã e a importância de manter firme a mensagem do evangelho.

Primeira Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,1-11

É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes

Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2. Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3. Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4. que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5. e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6 Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7. Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8. Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo. 9. Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10. É pela graça de Deus que eu sou o que sou. Sua graça para comigo não foi estéril: a prova é que tenho trabalhado mais do que os outros apóstolos – não propriamente eu, mas a graça de Deus comigo. 11. É isso, em resumo, o que eu e eles temos pregado e é isso o que crestes.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 117 (118),1-2.16ab-17.28 (R. 1)

R. 1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! "Eterna é a sua misericórdia!" 2. A casa de Israel agora o diga: "Eterna é a sua misericórdia!"

R. 1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

16a. A mão direita do Senhor fez maravilhas, b. a mão direita do Senhor me levantou, a mão direita do Senhor fez maravilhas!" 17. Não morrerei, mas ao contrário, viverei para cantar as grandes obras do Senhor!

R. 1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

28. Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!

R. 1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!


O trecho bíblico de Lucas 7,36-50 descreve um evento memorável onde Jesus é o convidado de honra em um jantar na residência de um fariseu de nome Simão. No decorrer do banquete, uma mulher, que tinha a reputação de pecadora naquela localidade, faz uma entrada inesperada. Com grande emoção, ela se aproxima de Jesus, banha seus pés com lágrimas, seca-os com seus próprios cabelos, cobre-os de beijos e os perfuma com uma essência preciosa. Este ato de humildade e adoração é um dos momentos mais tocantes narrados nos evangelhos, demonstrando uma profunda expressão de fé e arrependimento.

Este texto ressalta a importância do perdão, da humildade e do amor incondicional divino. Lembra-nos de que somos todos beneficiários da graça e dependentes da misericórdia de Deus. É um convite para aceitarmos e oferecermos perdão aos outros com a mesma intensidade do amor que nos é dado.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,36-50

Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor

Naquele tempo, 36. um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37. Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38. e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39. Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora". 40. Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "Fala, mestre!" 41. "Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?" 43. Simão respondeu: "Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "Tu julgaste corretamente". 44. Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: "Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45. Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46. Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47. Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor". 48. E Jesus disse à mulher: "Teus pecados estão perdoados". 49. Então, os convidados começaram a pensar: "Quem é este que até perdoa pecados?" 50. Mas Jesus disse à mulher: "Tua fé te salvou. Vai em paz!"

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Cor Litúrgica: Verde

Na liturgia católica, a cor verde é emblemática da esperança. Predominante durante o Tempo Comum, que constitui a maior parte do calendário litúrgico, essa cor é um lembrete constante da vida cristã diária e da esperança que é fundamental à fé cristã. Além disso, o verde adorna as igrejas nos domingos e dias feriais, reforçando essa mensagem. É importante notar que, em ocasiões especiais, como festas e solenidades que substituem a celebração regular, as cores litúrgicas específicas dessas datas prevalecem.

A liturgia da palavra, composta pela primeira leitura, o salmo responsorial e o evangelho, é um elemento central da fé cristã, encontrando-se todos registrados na Bíblia Sagrada. Esses textos são lidos e refletidos durante as celebrações, proporcionando aos fiéis uma oportunidade de meditar sobre as escrituras sagradas e aplicar seus ensinamentos na vida cotidiana. Se você tem em mãos o livro sagrado, dedique-se à sua leitura


Nenhum comentário