Breaking News

Liturgia do dia: "Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé" (Lc.7,9) | Santos Cornélio, papa, e Cipriano, bispo, mártires | 24ª Semana do Tempo Comum

A seção de 1 Coríntios 11:17-26,33 é fundamental para compreender a celebração da Ceia do Senhor, também conhecida como Eucaristia, e o comportamento esperado dos cristãos durante tal evento. Esta passagem bíblica destaca a importância da reverência e do discernimento ao participar deste sacramento, enfatizando o significado profundo do ato em memória do sacrifício de Cristo. Além disso, Paulo, o autor da epístola, corrige práticas inadequadas que estavam ocorrendo na igreja de Corinto, instruindo os fiéis a celebrarem a Ceia com respeito e unidade, evitando assim a participação indigna que poderia trazer consequências espirituais sérias.

Essa passagem nos lembra da importância de participar da Eucaristia com reverência e respeito, reconhecendo a presença real de Cristo no sacramento. Também destaca a necessidade de unidade e amor fraterno dentro da comunidade cristã.

Primeira Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 11,17-26.33

Se têm surgido divisões entre vós, de fato, já não é para comer a Ceia do Senhor que vos reunis

Irmãos, 17. no que tenho a dizer-vos, eu não vos louvo, pois vossas reuniões não têm sido para o vosso bem, mas para o mal. 18. Com efeito, e em primeiro lugar, ouço dizer que, quando vos reunis em assembleia, têm surgido divisões entre vós. E, em parte, acredito. 19. Na verdade, convém que haja até cisões entre vós, para que também se tornem bem conhecidos aqueles que dentre vós que resistem à prova. 20. De fato, não é para comer a Ceia do Senhor que vos reunis em comum. 21. Pois cada um se apressa a comer a sua própria ceia; e enquanto um passa fome o outro se embriaga. 22. Não tendes casas onde comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Hei de elogiar-vos? Neste ponto, não posso elogiar-vos. 23. O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24. e, depois de dar graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei-o em memória de mim". 25. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória". 26. Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. 33. Portanto, meus irmãos, quando vos reunirdes para a Ceia, esperai uns pelos outros.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 39(40),7-8a.8b-9.10.17 (R. 1Cor 11,26b)

R. 1Cor 11,26b. Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!

7. Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. 8a. E então eu vos disse: "Eis que venho!"

R. 1Cor 11,26b. Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!

b. Sobre mim está escrito no livro:  9. "Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!"

R. 1Cor 11,26b. Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!

10. Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

R. 1Cor 11,26b. Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!

17. Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! 18. Digam sempre: "É grande o Senhor!" Os que buscam em vós seu auxílio.

R. 1Cor 11,26b. Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!


A narrativa de Lucas 7:1-10 é um relato tocante que descreve a cura milagrosa do servo de um centurião romano por Jesus. Este episódio é notável não apenas pelo milagre em si, mas também pela fé notável do centurião, que acreditava que a simples palavra de Jesus poderia restaurar a saúde de seu servo.

A história começa com o centurião enviando anciãos dos judeus para pedir a Jesus que viesse curar seu servo gravemente doente. O centurião, um homem de autoridade, reconhece a autoridade espiritual de Jesus e expressa sua crença de que Jesus não precisa estar fisicamente presente para realizar a cura; sua palavra à distância seria suficiente. Essa demonstração de fé impressiona Jesus, que elogia o centurião diante da multidão, afirmando que nem mesmo em Israel ele encontrou tamanha fé. O servo é curado, e a história ressalta a importância da fé e a autoridade de Jesus, independentemente das barreiras culturais e sociais da época.

Essa passagem nos ensina sobre a importância da fé e da humildade. O centurião, apesar de sua posição de autoridade, reconheceu a grandeza de Jesus e confiou plenamente em Seu poder. A história também destaca que a fé verdadeira pode ser encontrada em lugares inesperados e que Jesus responde à fé genuína, independentemente da origem ou status social da pessoa.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,1-10

Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé

Naquele tempo, 1. quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2. Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte. 3. O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado.

4. Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: "O oficial merece que lhe faças este favor, 5. porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga". 6. Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: "Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8. Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um : 'Vai!', ele vai; e a outro: 'Vem!', ele vem; e ao meu empregado 'Faze isto!', e ele o faz". 9. Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: "Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé". 10. Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Santo do dia: Santos Cornélio, papa, e Cipriano, bispo, mártires



São Cornélio, presbítero de Roma, depois de ter administrado os assuntos da Santa Sé durante a vacância que se seguiu à morte de São Fabiano, foi eleito para sucedê-lo. Ele lutou contra o herege Novaciano. Banido, ele foi consolado pelas cartas endereçadas a ele por São Cipriano, um rico patrício convertido e bispo de Cartago... Continue lendo

Cor Litúrgica: Vermelho

A liturgia da palavra, composta pela primeira leitura, o salmo responsorial e o evangelho, é um elemento central da fé cristã, encontrando-se todos registrados na Bíblia Sagrada. Esses textos são lidos e refletidos durante as celebrações, proporcionando aos fiéis uma oportunidade de meditar sobre as escrituras sagradas e aplicar seus ensinamentos na vida cotidiana. Se você tem em mãos o livro sagrado, dedique-se à sua leitura.


Nenhum comentário