Breaking News

Liturgia do dia: "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos!" (Mc.9,35) | 25ª Domingo do Tempo Comum 🟢

O trecho do Livro da Sabedoria, capítulos 2, versículos de 12 a 17-20, apresenta uma meditação profunda sobre a perseguição sofrida pelos justos nas mãos dos ímpios. A presença do justo é um incômodo para os ímpios, que conspiram contra ele, arquitetando ciladas. Seu objetivo é desafiar a fé e a resiliência do justo, sob a suposição de que, se ele for verdadeiramente um filho de Deus, encontrará proteção e livramento nas adversidades.

Aqui estão alguns pontos-chave dessa leitura:

  1. Perseguição do Justo: Os ímpios se sentem ameaçados pela retidão do justo, que expõe suas más ações e os repreende por suas transgressões.
  2. Prova de Fé: Eles decidem testar o justo com ofensas e torturas para ver se ele mantém sua serenidade e paciência.
  3. Desafio à Proteção Divina: Os ímpios acreditam que, se o justo é realmente filho de Deus, ele será resgatado por Deus.
  4. Morte Vergonhosa: Eles planejam condenar o justo a uma morte desonrosa, desafiando suas crenças de que Deus virá em seu socorro.

Essa passagem é frequentemente interpretada como uma profecia sobre a perseguição e crucificação de Jesus Cristo, que também foi testado, torturado e condenado à morte pelos seus inimigos. Ela destaca a fé inabalável do justo e a crença na proteção divina, mesmo diante das maiores adversidades.

Primeira Leitura: Leitura do Livro da Sabedoria 2,12.17-20

Vamos condená-lo à morte vergonhosa

Os ímpios dizem: 12. "Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 17. Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18. Se, de fato, o justo é 'filho de Deus', Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19. Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20. vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro".

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 53(54),3-4.5.6.8 (R. 6b)

R. 6b. É o Senhor quem sustenta minha vida!

3. Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! 4. Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo!

R. 6b. É o Senhor quem sustenta minha vida!

5. Pois contra mim orgulhosos se insurgem, e violentos perseguem-me a vida: não há lugar para Deus aos seus olhos. 6. Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida!

R. 6b. É o Senhor quem sustenta minha vida!

8. Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome que é bom!

R. 6b. É o Senhor quem sustenta minha vida!


A passagem bíblica de São Tiago 3,16-4,3 é uma fonte rica de ensinamentos sobre a conduta humana, destacando a importância da sabedoria verdadeira em contraste com os sentimentos negativos como a inveja e a rivalidade. Esta seção das Escrituras nos convida a refletir sobre como nossas atitudes internas podem levar a conflitos e como a sabedoria do alto pode nos guiar para uma vida mais harmoniosa e pacífica. A sabedoria que vem do alto é descrita como pura, pacífica, gentil e cheia de misericórdia, contrastando com a inveja e a rivalidade que geram confusão e todo tipo de práticas perversas.

Aqui está um resumo dessa passagem:

  1. Inveja e Rivalidade: Tiago destaca que onde há inveja e rivalidade, há desordem e toda espécie de obras más. Esses sentimentos negativos levam a conflitos e comportamentos destrutivos.
  2. Sabedoria que Vem do Alto: Em contraste, a sabedoria que vem de Deus é pura, pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. Essa sabedoria promove a paz e a justiça.
  3. Conflitos e Desejos: Tiago questiona a origem das guerras e brigas entre as pessoas, apontando que elas vêm das paixões que estão em conflito dentro de cada um. As pessoas cobiçam, mas não conseguem ter; matam e cultivam inveja, mas não alcançam o sucesso. Isso ocorre porque pedem mal, com intenções egoístas, visando apenas satisfazer seus próprios prazeres.

Essa passagem nos convida a refletir sobre nossas motivações e a buscar a sabedoria divina, que promove a paz e a justiça, em vez de nos deixarmos dominar pela inveja e rivalidade.

Segunda Leitura: Leitura da Carta de São Tiago 3,16-4,3

O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz

Caríssimos: 3,16. Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. 17. Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. 18. O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz. 4,1. De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2. Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3. Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

O trecho do Evangelho de Marcos, capítulos 9, versículos de 30 a 37, oferece uma reflexão rica sobre a humildade e o serviço. Nesta passagem, Jesus ensina que a verdadeira grandeza não se encontra na busca por status ou poder, mas sim na disposição de servir aos outros e na humildade. Ele usa a imagem de uma criança para ilustrar que no Reino de Deus, os menores são os mais importantes, e aqueles que acolhem tais valores são os maiores aos olhos divinos.

Aqui está um resumo dessa passagem:

  1. Segundo Anúncio da Paixão: Jesus fala novamente sobre sua morte e ressurreição, mas os discípulos não compreendem e têm medo de perguntar. Isso mostra a dificuldade dos discípulos em aceitar a ideia de um Messias sofredor.
  2. Disputa entre os Discípulos: No caminho, os discípulos discutem sobre quem seria o maior entre eles. Jesus, percebendo isso, ensina que no Reino de Deus, a grandeza é medida pelo serviço e pela humildade.
  3. Exemplo da Criança: Jesus coloca uma criança no meio deles e diz que quem acolhe uma criança em seu nome, acolhe a Ele e ao Pai que o enviou. A criança representa os pequenos e humildes, aqueles que são frequentemente ignorados pela sociedade. Jesus ensina que devemos acolher e valorizar os mais humildes e vulneráveis.

Essa passagem nos convida a refletir sobre a verdadeira grandeza no Reino de Deus, que não está no poder ou na posição, mas na humildade e no serviço aos outros.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9,30-37

O Filho do Homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos!

Naquele tempo, 30. Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31. pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará". 32. Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: "O que discutíeis pelo caminho?" 34. Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!" 36. Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37. "Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Cor Litúrgica: Verde

Na liturgia católica, a cor verde é emblemática da esperança. Predominante durante o Tempo Comum, que constitui a maior parte do calendário litúrgico, essa cor é um lembrete constante da vida cristã diária e da esperança que é fundamental à fé cristã. Além disso, o verde adorna as igrejas nos domingos e dias feriais, reforçando essa mensagem. É importante notar que, em ocasiões especiais, como festas e solenidades que substituem a celebração regular, as cores litúrgicas específicas dessas datas prevalecem.

A liturgia da palavra, composta pela primeira leitura, o salmo responsorial e o evangelho, é um elemento central da fé cristã, encontrando-se todos registrados na Bíblia Sagrada. Esses textos são lidos e refletidos durante as celebrações, proporcionando aos fiéis uma oportunidade de meditar sobre as escrituras sagradas e aplicar seus ensinamentos na vida cotidiana. Se você tem em mãos o livro sagrado, dedique-se à sua leitura


Nenhum comentário