Breaking News

Liturgia do dia: "Humildade e Confiança em Deus" | São Jerônimo | 26ª Semana do Tempo Comum ⚪

A mensagem central desta liturgia deste dia 30 de setembro de 2024 que celebra a memória de São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, é a humildade e a confiança em Deus. Jó nos mostra que, mesmo diante das maiores provações, devemos manter nossa fé e confiança no Senhor. O salmo nos lembra que Deus é nosso refúgio e protetor. E Jesus nos ensina que a verdadeira grandeza está em ser humilde e servir aos outros, especialmente aos mais pequenos e vulneráveis. Que possamos viver esses ensinamentos em nosso dia a dia, confiando em Deus em todas as circunstâncias e buscando a verdadeira grandeza através da humildade e do serviço ao próximo.

A narrativa de Jó 1:6-22 serve como um prelúdio aos desafios que Jó enfrentará, introduzindo conceitos cruciais como a onipotência divina, as maquinações de Satanás e a fé inquebrantável de Jó. Esta seção da Escritura estabelece o palco para a exploração da questão do sofrimento humano e da justiça divina, temas que são meticulosamente tecidos ao longo do Livro de Jó.

Aqui estão alguns pontos importantes desta leitura:

  1. Conselho Celestial: A cena começa com um encontro no céu, onde os “filhos de Deus” (anjos) se apresentam diante do Senhor, e Satanás também aparece. Deus pergunta a Satanás se ele notou Jó, um homem íntegro e temente a Deus.
  2. Desafio de Satanás: Satanás argumenta que Jó só teme a Deus porque é abençoado com prosperidade e proteção. Ele sugere que, se essas bênçãos forem retiradas, Jó amaldiçoará a Deus.
  3. Permissão Divina: Deus permite que Satanás teste Jó, mas com a restrição de não tocar em sua saúde. Isso mostra que, embora Satanás tenha poder para causar sofrimento, ele só pode agir dentro dos limites permitidos por Deus.
  4. Provações de Jó: Jó enfrenta uma série de calamidades: seus bens são roubados, seus servos são mortos e seus filhos morrem em um desastre. Apesar de tudo, Jó mantém sua fé e adora a Deus, dizendo: “O Senhor deu, o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor!” (Jó 1:21).

Primeira Leitura: Leitura do Livro de Jó 1,6-22

O Senhor deu, o Senhor tirou. Bendito seja o nome do Senhor!

Um dia, foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor; entre eles também Satanás. 7. O Senhor, então, disse a Satanás: "Donde vens?" "Venho de dar umas voltas pela terra", respondeu ele. 8. O Senhor disse-lhe: "Reparaste no meu servo Jó? Na terra não há outro igual: é um homem íntegro e correto, teme a Deus e afasta-se do mal". 9. Satanás respondeu ao Senhor: "Mas será por nada que Jó teme a Deus? 10. Porventura não levantaste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens? Tu abençoaste tudo o que ele fez, e seus rebanhos cobrem toda a região. 11. Mas, estende a mão e toca em todos os seus bens; e eu garanto que ele te lançará maldições no rosto!" 12. Então o Senhor disse a Satanás: "Pois bem, de tudo o que ele possui, podes dispor, mas não estendas a mão contra ele". E Satanás saiu da presença do Senhor. 13. Ora, num dia em que os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, 14. um mensageiro veio dizer a Jó: "Estavam os bois lavrando e as mulas pastando a seu lado, 15. quando, de repente, apareceram os sabeus e roubaram tudo, passando os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia". 16. Estava ainda falando, quando chegou outro e disse: "Caiu do céu o fogo de Deus e matou ovelhas e pastores, reduzindo-os a cinza. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia". 17. Este ainda falava, quando chegou outro e disse: "Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos consigo, depois de passarem os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia". 18. Este ainda falava, quando chegou outro e disse: "Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho, 19. quando um furacão se levantou das bandas do deserto e se lançou contra os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens e os matou. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia". 20. Então, Jó levantou-se, rasgou o manto, rapou a cabeça, caiu por terra e, prostrado, disse: 21. "Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!" 22. Apesar de tudo isso, Jó não cometeu pecado nem se revoltou contra Deus.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Reflexão

Essa passagem nos ensina sobre a soberania de Deus e a realidade do sofrimento. Jó é um exemplo de fé e perseverança, mostrando que é possível confiar em Deus mesmo nas circunstâncias mais difíceis. A história também nos lembra que o sofrimento pode ter propósitos além da nossa compreensão imediata e que a fé verdadeira não depende das circunstâncias externas.


Salmo Responsorial - Sl 16(17),1.2-3.6-7 (R. 6b)

R. 6b. Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

1. Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios!

R. 6b. Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

2. De vossa face é que me venha o julgamento, pois vossos olhos sabem ver o que é justo. 3. Provai meu coração durante a noite, visitai-o, examinai-o pelo fogo, mas em mim não achareis iniquidade.

R. 6b. Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

6. Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! 7. Mostrai-me vosso amor maravilhoso, vós que salvais e libertais do inimigo quem procura a proteção junto de vós.

R. 6b. Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!


Lucas 9:46-50 destaca ensinamentos fundamentais sobre humildade, inclusão e o que realmente significa ser grande no Reino de Deus. A narrativa começa com uma disputa entre os discípulos sobre quem seria o maior entre eles. Jesus, percebendo a natureza de seus corações, coloca uma criança ao seu lado e compartilha uma verdade profunda: receber uma criança em Seu nome é receber o próprio Jesus e, por extensão, Deus, que O enviou. Ele subverte a noção de grandeza, mostrando que a verdadeira elevação vem através da humildade e do serviço aos outros, especialmente aos mais pequenos e vulneráveis entre nós. Este episódio nos convida a refletir sobre nossas próprias noções de status e poder, e a reconhecer que a verdadeira grandeza é encontrada na capacidade de acolher e servir com humildade.

Aqui estão alguns pontos importantes:

  1. Disputa entre os Discípulos: Os discípulos discutem sobre qual deles seria o maior. Jesus, conhecendo seus pensamentos, usa essa oportunidade para ensinar sobre a verdadeira grandeza.
  2. Exemplo da Criança: Jesus coloca uma criança ao seu lado e diz: “Quem acolher esta criança em meu nome, estará acolhendo a mim; e quem me acolher, estará acolhendo aquele que me enviou” (Lucas 9:48). A criança representa a simplicidade, a humildade e a dependência. Jesus ensina que a verdadeira grandeza está em acolher e servir os mais humildes e vulneráveis.
  3. Inclusão e Tolerância: João relata que viu alguém expulsando demônios em nome de Jesus e tentou impedi-lo porque não fazia parte do grupo deles. Jesus responde: “Não o impeçam, pois quem não é contra vocês é a favor de vocês” (Lucas 9:50). Isso ensina sobre a importância da inclusão e da aceitação da obra de Deus através de outras pessoas, mesmo que não façam parte do nosso grupo.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,46-50

Aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior

Naquele tempo, 46. houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48. e disse-lhes: "Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior". 49. João disse a Jesus: "Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque não anda conosco". 50. Jesus disse-lhe: "Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Reflexão

Essa passagem nos convida a refletir sobre nossa atitude em relação à grandeza e à humildade. Jesus nos mostra que a verdadeira grandeza no Reino de Deus não está no poder ou na posição, mas na humildade e no serviço aos outros. Ele também nos ensina a ser inclusivos e a reconhecer a obra de Deus em todos, independentemente de suas afiliações.


As leituras do dia:

  1. Primeira Leitura: Jó 1:6-22
  2. Salmo Responsorial: Salmo 16 (17)
  3. Evangelho: Lucas 9:46-50

Cor Litúrgica: Branco

Na liturgia católica, a cor branca representa pureza, alegria e vitória. É usada em celebrações significativas como Natal e Páscoa, assim como nas festividades de Nosso Senhor Jesus Cristo (exceto as da Paixão), de Nossa Senhora, dos Anjos e dos Santos não mártires.


Nenhum comentário