Breaking News

Liturgia diária: 10 de agosto de 2023 | 18ª Semana do Tempo Comum 🔴

A Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 9,6-10 mostra o princípio e a promessa da generosidade cristã. Paulo exorta os coríntios a contribuírem com alegria e liberalidade para a coleta que ele estava organizando para os santos pobres de Jerusalém. Ele usa a metáfora do semeador para ilustrar que quem semeia pouco, colhe pouco, mas quem semeia muito, colhe muito. Ele também afirma que Deus ama o que dá com alegria, e que Ele é capaz de fazer abundar toda a graça para os que dão, suprindo suas necessidades e fazendo-os frutificar em boas obras. Paulo cita o Salmo 112,9 para mostrar que o justo que distribui aos pobres será lembrado para sempre por Deus.

Abstract elegant dark green background with golden line diagonal and lighting effect sparkle. Luxury template design.

Essa leitura nos ensina que devemos ser generosos e gratos com o que Deus nos deu, e compartilhar com os que têm menos do que nós. Também nos mostra que Deus recompensa os que dão com sinceridade e fidelidade, não só com bênçãos materiais, mas também com bênçãos espirituais. A generosidade é uma forma de expressar nosso amor a Deus e ao próximo, e de participar da missão da igreja.

Primeira Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 9,6-10

Irmãos, 6“Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”.

8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”.

10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 111(112),1-2.5-6.7-8.9(R. 5a)

R: Feliz o homem caridoso e prestativo!

— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

R: Feliz o homem caridoso e prestativo!

— Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!

R: Feliz o homem caridoso e prestativo!

— Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos.

R: Feliz o homem caridoso e prestativo!

— Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.

R: Feliz o homem caridoso e prestativo!


Aclamação ao Evangelho - Jo 8,12bc


O Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12,24-26 mostra o mistério da morte e da ressurreição de Jesus, que é o modelo para todos os seus seguidores. Jesus usa a imagem do grão de trigo que cai na terra e morre para produzir muito fruto. Ele se refere à sua própria entrega na cruz, que será a fonte de vida e salvação para muitos. Ele também ensina que quem quiser ser seu discípulo deve estar disposto a renunciar à sua vida neste mundo, para conservá-la para a vida eterna. Seguir a Jesus implica em participar do seu destino de cruz e glória, de sofrimento e vitória, de morte e ressurreição.

Esse evangelho nos desafia a viver com fé e coragem o chamado de Jesus, que nos convida a segui-lo pelo caminho do amor e do serviço. Não se trata de buscar a morte por si mesma, mas de dar a vida por amor a Deus e aos irmãos, como Jesus fez. Não se trata de desprezar a vida neste mundo, mas de valorizá-la como um dom de Deus e uma oportunidade de testemunhar o seu Reino. Não se trata de fugir das dificuldades e dos conflitos, mas de enfrentá-los com confiança em Deus, que nos honrará e nos ressuscitará.

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12,24-26

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.

25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor


Nenhum comentário