Pular para o conteúdo principal

Martírio de São João Batista - Memória

Hoje celebramos o martírio de João Batista, e isso permite-nos descobrir algo muito importante: aqueles que se deixam levar pelo Espírito Santo, são fiéis às suas convicções até à morte. Mas os que rejeitam as inspirações do Espírito Santo, acabam destruindo o bom que há no mundo.

Martírio de São João Batista - Memória

O texto de Marcos 6,17-29 se detém a narrar a morte de João Batista, onde se mostra que o poder do status social e da vaidade é tão forte que pode torcer as melhores intenções. Porque Herodes admirava a João, protegia-o, consultava-o e o escutava, mas não podia recusar-se a entregar a cabeça de João para não ficar mal diante “dos convidados” (Marcos 6,26). Até aquele momento, Herodes respeitava João. No entanto, a palavra do profeta não conseguira chegar ao coração, onde se tomam as decisões mais profundas. Eram mais poderosas as habilidades de uma mulher, que o levou a mandar matar João.

Esta história não deixa de ser uma profunda exortação para reconhecermos o nosso próprio coração, o que realmente nos move, além da aparência, além dos sentimentos e emoções superficiais, além das palavras. Faz-nos ver as resistências que existem no mundo diante do Espírito Santo, que nos convida a modificar as coisas estabelecidas e a mudar um estilo de vida. Porque o ser humano normalmente prefere deixar as coisas como estão e evita lançar-se ao que ainda não sabe controlar. Por isso tem medo do Espírito Santo e prefere eliminá-l’O da sua vida. Isto convida-nos também a interrogar-nos de modo permanente se o nosso desejo de ter tudo sob controlo não nos fecha o coração aos novos caminhos do Espírito Santo.

João Batista se entregava cheio de confiança, porque estava cheio do Espírito, e sabia que a sua morte injusta não era o fim da história. Do amor brota essa certeza. Esse amor cheio de esperança é infundido pelo Espírito Santo nos nossos corações (cf. Romanos 5,5).

Nós Vos suplicamos, Senhor, que a solenidade de São João Batista, vosso mártir e precursor, nos concilie os efeitos salutares da vossa proteção. Vós que viveis e reinais.

Ó Deus, que entre as maravilhas do vosso poder concedestes também ao sexo frágil a palma do martírio, fazei com vossa misericórdia que, venerando o nascimento da bem-aventurada Sabina, nos aproveitemos do seu exemplo para caminhar para Vós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Jr I, 17-19)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".