Breaking News

Liturgia diária: 29 de agosto de 2023 | 21ª Semana do Tempo Comum | Martírio de São João Batista - Memória 🔴

leitura do livro do profeta Jeremias 1,17-19 é um trecho que mostra o chamado e a missão de Jeremias, que foi escolhido por Deus para anunciar a sua palavra ao povo de Judá. Neste texto, Deus ordena a Jeremias que se prepare para enfrentar a resistência e a hostilidade dos seus adversários, que eram os reis, os príncipes, os sacerdotes e o povo desta terra. Deus promete a Jeremias que ele será como uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, que não será vencido pelos seus inimigos. Deus também garante que estará com ele para o livrar de todo o mal.

Abstract elegant dark green background with golden line diagonal and lighting effect sparkle. Luxury template design.

Essa leitura Deus chama e capacita aqueles que ele escolhe para serem seus profetas, mesmo que eles se sintam incapazes ou temerosos. Deus também protege e fortalece os seus servos diante das dificuldades e perseguições que eles enfrentam por causa da sua fidelidade à sua palavra. Deus não abandona os seus enviados, mas está com eles em todos os momentos.

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Profeta Jeremias 1,17-19

Comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo em sua presença

Naqueles dias, a Palavra do Senhor foi-me dirigida: 17“Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer. Não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles.

18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; 19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te”, diz o Senhor.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 70(71),1-2.3-4a.5-6ab.15ab e 17 (R. 15a)

R: Minha boca anunciará vossa justiça!

— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

R: Minha boca anunciará vossa justiça!

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

R: Minha boca anunciará vossa justiça!

— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.

R: Minha boca anunciará vossa justiça!

— Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

R: Minha boca anunciará vossa justiça!


Aclamação ao Evangelho - Mt 5,10

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Felizes os que são perseguidos, por causa da justiça do Senhor, porque o Reino dos Céus há de ser deles!


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,17-29 narra o martírio de João Batista, que foi decapitado por ordem de Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia e da Pereia. João Batista era um profeta que pregava a conversão e o batismo de arrependimento, e que anunciava a vinda do Messias. Ele também denunciava o adultério de Herodes, que se casara com Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. Por isso, Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas Herodes o respeitava e o protegia, pois reconhecia nele um homem justo e santo.

No entanto, numa ocasião em que Herodes celebrava seu aniversário com um grande banquete, a filha de Herodíades, chamada Salomé, dançou diante dele e de seus convidados, agradando-lhes muito. Então, Herodes prometeu-lhe dar o que ela pedisse, jurando até pela metade do seu reino. Salomé, instigada por sua mãe, pediu a cabeça de João Batista num prato. Herodes ficou muito triste, mas não pôde recusar, pois tinha feito o juramento diante dos presentes. Assim, ele mandou um soldado executar João na prisão e trazer sua cabeça num prato para Salomé, que a entregou à sua mãe. Os discípulos de João souberam disso e foram sepultar seu corpo.

Este evangelho mostra o contraste entre dois tipos de reis: Herodes, que é um rei corrupto, fraco e cruel, que se deixa levar pelos seus impulsos e pelos seus medos; e Jesus, que é o rei messiânico, humilde e fiel, que se entrega à vontade de Deus e aos seus planos de salvação. O evangelho também mostra o destino dos profetas de Deus, que são perseguidos e mortos por causa da sua fidelidade à verdade e à justiça. O evangelho também antecipa a paixão e a morte de Jesus, que será entregue aos seus inimigos por traição e falsas acusações.

Uma cena do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,17-29

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,17-29

Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.

O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada


Nenhum comentário