Pular para o conteúdo principal

Liturgia do dia: 01 de agosto de 2023 ⚪ | 17ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 33,7-11; 34,5b.28

A leitura nos ensinam sobre a importância de buscar a presença de Deus, de conhecer seu nome e seus atributos, de obedecer à sua lei e de viver em aliança com ele. Também nos inspiram a imitar o exemplo de Moisés, que foi um homem humilde, fiel e amigo de Deus.

leitura do livro do Êxodo 33,7-11; 34,5b.28

  • Em Êxodo 33,7-11, vemos que Moisés montou uma tenda fora do acampamento, chamada de Tenda do Encontro, onde ele se encontrava com o Senhor para conversar face a face, como amigos. Essa passagem mostra a intimidade e a confiança que Moisés tinha com Deus, e também o respeito e a adoração que o povo tinha pelo Senhor, que se manifestava na coluna de nuvem na entrada da tenda.
  • Em Êxodo 34,5b.28, vemos que o Senhor desceu na nuvem e proclamou seu nome e seus atributos de misericórdia e graça diante de Moisés, que se prostrou em adoração. Essa passagem mostra a glória e a bondade de Deus, que revelou sua vontade e seu caráter a Moisés, e também renovou sua aliança com Israel, dando-lhe as tábuas da lei escritas por seu dedo.

O Senhor falava com Moisés face a face

Naqueles dias:

7Moisés levantou a tenda e armou-a longe, fora do acampamento, e deu-lhe o nome de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía para a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento.

8Quando Moisés se dirigia para lá, o povo se levantava e ficava de pé à entrada da própria tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele entrar. 9Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés.

10Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria tenda. 11O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava para o acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, filho de Nun, não se afastava do interior da Tenda.

34,5bMoisés invocou o nome do Senhor. 6Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou: 'Senhor, Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel, 7que conserva a misericórdia por mil gerações, e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune, pois castiga a culpa dos pais nos filhos e netos, até à terceira e quarta geração'! 8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 9e, prostrado por terra, disse: 'Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua'. 28Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 102(103),6-7.8-9.10-11.12-13 (R. 8a)

— O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

— O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda
eternamente o seu rancor.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

— Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem;

R: O Senhor é indulgente, é favorável.

— Quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.

R: O Senhor é indulgente, é favorável.


Aclamação ao Evangelho

— Aleluia, Aleluia, Aleluia!
— A semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra vida eterna encontrou.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,36-43

Essa parábola nos mostra que o Reino de Deus está presente no mundo, mas também misturado com o mal. É preciso ter paciência e esperança, pois Deus não abandona seus filhos, mas cuida deles e os protege. Também nos alerta para a responsabilidade de vivermos conforme a vontade de Deus, pois haverá uma recompensa ou uma punição eterna para cada um.

  • Nesse trecho do evangelho, Jesus explica aos seus discípulos o sentido da parábola do joio e do trigo, que ele havia contado anteriormente à multidão.
  • A parábola do joio e do trigo compara o Reino dos Céus a um campo onde um homem semeou boa semente, mas durante a noite veio um inimigo e semeou joio no meio do trigo. O dono do campo decidiu deixar crescer ambos até a colheita, para então separar o joio do trigo e queimar o joio.
  • Jesus revela que ele é o semeador da boa semente, que são os filhos do Reino; o campo é o mundo; o joio são os filhos do Maligno, que foram semeados pelo diabo; a colheita é o fim dos tempos; e os ceifeiros são os anjos.
  • Jesus ensina que no fim dos tempos haverá um julgamento final, onde os anjos separarão os justos dos ímpios, e estes serão lançados na fornalha de fogo, onde haverá choro e ranger de dentes. Os justos, porém, brilharão como o sol no Reino de Deus.

Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos

Naquele tempo:

36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: 'Explica-nos a parábola do joio!' 37Jesus respondeu: Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.'

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".