Breaking News

Liturgia diária: 26 de agosto de 2023 | 20ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura do livro de Rute 2,1-3.8-11; 4,13-17 mostra como Deus cuida de seus filhos fiéis e cumpre seus propósitos redentores através de pessoas simples e humildes. A leitura narra a história de Rute, uma moabita que se converteu ao Deus de Israel e se casou com Booz, um parente redentor de sua sogra Noemi. Através desse casamento, Rute se tornou a bisavó do rei Davi e uma ancestral de Jesus Cristo.

Uma cena do livro de Rute onde Rute encontra Booz no campo e mais tarde se casa com ele e dá à luz Obede.

A leitura se divide em duas partes principais:

  • A primeira parte (2,1-3.8-11) mostra como Rute foi guiada pela providência divina ao campo de Booz, um homem rico e generoso que pertencia ao clã de Elimeleque, o falecido marido de Noemi. Booz se interessou por Rute e a protegeu em seu campo, oferecendo-lhe comida, água e segurança. Ele também elogiou a fidelidade e a bondade de Rute para com Noemi e o Deus de Israel.
  • A segunda parte (4,13-17) mostra como Booz se tornou o parente redentor de Rute e Noemi, resgatando a propriedade da família e casando-se com Rute. Desse modo, ele preservou o nome e a herança de Elimeleque e seus filhos. Rute deu à luz um filho chamado Obede, que foi o pai de Jessé e o avô de Davi. Noemi também se alegrou com o nascimento do neto, que foi considerado como seu próprio filho.

A leitura nos ensina algumas lições importantes sobre a graça, a fidelidade, a humildade e a esperança em Deus. Algumas delas são:

  • Deus é soberano e cuida dos seus filhos em meio às dificuldades da vida. Ele usa pessoas simples e fiéis para realizar seus planos redentores na história.
  • Deus aceita os gentios que se convertem ao seu povo e os inclui em sua aliança. Ele não faz acepção de pessoas, mas olha para o coração e a fé dos que o buscam.
  • Deus recompensa os que agem com bondade e generosidade para com os necessitados. Ele abençoa os que praticam a justiça e a misericórdia.
  • Deus restaura a alegria e a esperança dos que sofrem perdas e aflições. Ele transforma o luto em louvor e o vazio em plenitude.

Primeira Leitura: Leitura do Livro de Rute 2,1-3.8-11; 4,13-17

Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi

1Noemi tinha um parente por parte do marido, homem poderoso e muito rico, da família de Elimilec, chamado Booz. 2Rute, a moabita, disse à sua sogra: “Permite que eu vá ao campo apanhar espigas, onde possa encontrar quem se mostre clemente para comigo”. Noemi respondeu: “Vai, minha filha”. 3Rute foi, pois, colher espigas num campo atrás dos ceifeiros. Aconteceu que aquele era justamente o campo de Booz, parente de Elimelec. 8E Booz disse a Rute: “Ouve, minha filha, não vás apanhar espigas em outro campo, e não te afastes daqui, mas junta-te às minhas servas. 9Observa onde estão ceifando e vai atrás delas; pois ordenei aos meus servos que ninguém te moleste. Quando tiveres sede, vai aos cântaros e bebe da água de que bebem os meus servos”. 10Então Rute, caindo-lhe aos pés, inclinou-se profundamente e disse: “Como pude encontrar graça a teus olhos, e te dignaste fazer caso de mim, uma mulher estrangeira?” 11Respondeu-lhe Booz: “Contaram-me tudo o que fizeste por tua sogra, depois da morte de teu marido: como deixaste teus pais e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conhecias”,

4,13Então Booz tomou Rute e recebeu-a como esposa. Uniu-se a ela e o Senhor concedeu-lhe a graça de conceber e dar à luz um filho. 14As mulheres diziam a Noemi: “Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família e quis que o seu nome se conservasse em Israel, 15para que tenhas quem console a tua alma e te sustente na velhice, porque nasceu um menino de tua nora, que te ama e é para ti melhor que sete filhos”. 16E Noemi tomou o menino, colocou-o no colo, e serviu-lhe de ama. 17As vizinhas congratulavam-se com ela, dizendo: “Nasceu um filho a Noemi”, e deram-lhe o nome de Obed. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 127(128),1-2.3.4-5 (R. 4)

R: Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

R: Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

R: Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião; cada dia de tua vida.

R: Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.


Aclamação ao Evangelho - Mt 23,9b.10b

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vós tendes um só Pai, que está no céu, vosso guia é um somente, é o Messias.


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,1-12 mostra como Jesus denuncia a hipocrisia e o orgulho dos escribas e fariseus, que se colocam como autoridades da Lei de Moisés, mas não praticam o que ensinam. Jesus também ensina aos seus discípulos e à multidão que eles devem seguir a vontade de Deus, não a dos homens, e que devem ser humildes e servos uns dos outros, pois o maior no Reino dos céus é o que se humilha.

Cena do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,1-12, onde Jesus denuncia a hipocrisia dos escribas e fariseus e ensina seus discípulos a serem humildes e servirem aos outros.

Cena do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,1-12, onde Jesus denuncia a hipocrisia dos escribas e fariseus e ensina seus discípulos a serem humildes e servirem aos outros.

A leitura se divide em duas partes principais:

  • A primeira parte (23,1-7) mostra como Jesus expõe a contradição entre as palavras e as obras dos escribas e fariseus. Eles se sentam na cadeira de Moisés, ou seja, têm autoridade para interpretar a Lei de Deus, mas não a cumprem nem ajudam os outros a cumpri-la. Eles impõem fardos pesados aos fiéis, mas não os aliviam. Eles fazem tudo para serem vistos e admirados pelos homens, mas não buscam a glória de Deus. Eles gostam de títulos honoríficos, como Rabi (mestre), pai e guia, mas não reconhecem que só Deus é o verdadeiro Mestre, Pai e Guia de todos.
  • A segunda parte (23,8-12) mostra como Jesus orienta os seus discípulos e a multidão a não seguirem o exemplo dos escribas e fariseus, mas a se tratarem como irmãos. Eles não devem se deixar chamar de mestre, pai ou guia, pois só há um Mestre, um Pai e um Guia: Deus. Eles devem ser servos uns dos outros, pois o maior é o que serve. Eles devem se humilhar, pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.

A leitura nos ensina algumas lições importantes sobre a verdade, a obediência, a humildade e o serviço em Deus. Algumas delas são:

  • Deus é o único Senhor e Juiz de nossas vidas. Ele vê o nosso coração e as nossas intenções. Ele não se agrada dos que fingem ser religiosos, mas dos que são sinceros e fiéis.
  • Deus nos chama a seguir os seus mandamentos, não as tradições humanas. Ele nos dá a sua graça para vivermos conforme a sua vontade, não conforme a nossa. Ele nos liberta dos fardos do pecado e da culpa, não nos oprime com cargas insuportáveis.
  • Deus nos convida a sermos humildes e simples, não orgulhosos e vaidosos. Ele nos ensina a buscar a sua glória, não a nossa. Ele nos mostra que o verdadeiro valor está no ser, não no ter ou no parecer.
  • Deus nos pede para sermos servos uns dos outros, não senhores ou dominadores. Ele nos dá o exemplo de seu Filho Jesus Cristo, que veio para servir e não para ser servido. Ele nos promete que os últimos serão os primeiros no seu Reino.
Cena do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,1-12, onde Jesus denuncia a hipocrisia dos escribas e fariseus e ensina seus discípulos a serem humildes e servirem aos outros2.

Cena do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,1-12, onde Jesus denuncia a hipocrisia dos escribas e fariseus e ensina seus discípulos a serem humildes e servirem aos outros.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 23,1-12

Eles falam e não praticam

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.

8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós, Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada


Nenhum comentário