Breaking News

Santo do dia: São Lourenço, diácono e mártir

São Lourenço foi um santo católico que foi diácono e mártir em Roma, no século III. Um diácono é um ministro ordenado que serve à Igreja na liturgia, na caridade e na palavra. Um mártir é alguém que sofre ou morre por causa da sua fé. São Lourenço é considerado um dos mais ilustres mártires da história cristã, por sua coragem, generosidade e humor diante da perseguição. Ele é o padroeiro dos cozinheiros, dos bibliotecários, dos pobres e das almas do purgatório.

São Lourenço, diácono e mártir

A história do martírio de São Lourenço é uma das mais impressionantes e inspiradoras da tradição cristã. Ele foi um dos sete diáconos da Igreja de Roma, encarregado de administrar os bens da comunidade e socorrer os pobres. No ano de 258, o imperador Valeriano ordenou a perseguição e a morte dos cristãos, especialmente dos líderes e dos ministros. O papa Sisto II foi capturado e decapitado, juntamente com outros seis diáconos. São Lourenço conseguiu escapar por um tempo e distribuiu todos os recursos da Igreja aos necessitados, para evitar que caíssem nas mãos dos perseguidores. Ele também escondeu os livros sagrados e os objetos litúrgicos em lugares seguros.

Quando soube que o papa havia sido martirizado, São Lourenço foi ao encontro do juiz romano e se apresentou como o responsável pelos tesouros da Igreja. O juiz exigiu que ele entregasse todos os bens em três dias. São Lourenço então reuniu uma multidão de pobres, doentes, órfãos, viúvas e aleijados, e os levou diante do juiz, dizendo: “Eis aqui os tesouros da Igreja”.

O juiz ficou furioso com a atitude de São Lourenço e ordenou que ele fosse torturado até a morte. Primeiro, ele foi açoitado, depois, colocado sobre uma grelha de ferro em brasa, para ser queimado lentamente. São Lourenço suportou o sofrimento com fé, coragem e até bom humor. Diz a lenda que ele chegou a dizer aos carrascos: “Virem-me, que deste lado já estou assado”.

São Lourenço morreu no dia 10 de agosto de 258, dando testemunho de sua fidelidade a Cristo e à sua Igreja. Ele é venerado como um dos mais ilustres mártires da história cristã e é padroeiro dos cozinheiros, dos bibliotecários, dos pobres e das almas do purgatório. Sua festa é celebrada nesta quinta-feira dia 10 de agosto.

MEDITAÇÃO SOBRE A VIDA DE SÃO LOURENÇO

I. Deste modo, o amor de Deus queimava a São Lourenço, diz Santo Agostinho, que seu corpo não sentia as chamas que o consumiam. Quando Deus é amado, o corpo e os prazeres carnais não são amados; a vida é desprezada e a morte é desejada. Sendo esse o caso, oh meu Deus, quão fraco é o meu amor por Vós! Quão mal aproveitei o tempo que me concedeis! É perder a vida não amar a Deus. (Santo Agostinho).

II. Sua paciência é admirável: não espera pelos tormentos, sai ao seu encontro; sobe o instrumento de sua tortura como um carro triunfante; exorta seus carrascos a volverem seu corpo para aumentar seus sofrimentos. Se amas o teu corpo, se o acaricia nesta vida, será necessário experimentar na outra, o fogo do inferno ou o do purgatório. Quem não preferiria queimar uma hora com São Lourenço a suportar o fogo do inferno por uma eternidade? (Santo Agostinho).

III. São Lourenço olha para o céu e agradece a Deus pela honra que ele tem por aceitar o sacrifício de sua vida. Em tuas aflições, imite seu exemplo: dirige teus olhos para o céu para pedir a Deus a graça de sofrer com coragem; agradece por exercitar tua paciência e te julgar digno de sofrer algo por Ele. Ingrato! Não agradeces a Deus, exceto quando lhe concede favores temporários! O maior presente que Deus pode te dar é a santidade, e a santidade não se adquire senão pelo sofrimento.

ORAÇÃO:

Ó Deus onipotente, que destes a São Lourenço a graça de triunfar das chamas que o consumiam, dignai-vos a extinguir em nós o fogo das paixões culpáveis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Nenhum comentário