Breaking News

Liturgia diária: 23 de agosto de 2023 |Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina | 20ª Semana do Tempo Comum

A Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 10,17-11,2 conta que Paulo está defendendo seu ministério apostólico contra os falsos apóstolos que se gabam de suas qualificações humanas e desprezam Paulo como fraco e insignificante. Paulo afirma que sua glória não vem de si mesmo, mas de Deus, que o chamou para pregar o evangelho de Cristo. Ele também diz que tem um zelo santo pela igreja de Corinto, que ele considera como sua noiva prometida a Cristo, e que teme que ela seja seduzida pelos enganadores que pregam outro Jesus, outro espírito e outro evangelho. Paulo quer preservar a pureza e a fidelidade dos coríntios a Cristo, que é o verdadeiro esposo da igreja.

Santa Rosa de Lima, virgem, Padroeira da América Latina

Primeira Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 10,17-11,2

Eu vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura

Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 148,1-2.11-13a.13c-14 (R. cf. 12a.13a)

R: Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!

R: Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.

R: Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

— A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.

R: Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!


Aclamação ao Evangelho - Jo 15,9b.5b

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Ficai em meu amor, assim fala o Senhor; quem em mim permanece e no qual permaneço, esse dá muito fruto!


No Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,44-46 Jesus está ensinando sobre o valor e a importância do Reino dos Céus, que é a sua presença e a sua vontade entre os homens. Ele usa duas parábolas para ilustrar que o Reino dos Céus é como um tesouro ou uma pérola que vale mais do que tudo o que se possui, e que quem o encontra ou o busca deve estar disposto a renunciar a tudo o que tem para adquiri-lo. Jesus quer mostrar que o Reino dos Céus é uma realidade que transforma a vida de quem o acolhe, e que exige uma resposta radical de fé, amor e compromisso.

Essas parábolas nos convidam a refletir sobre o que é realmente essencial para nós, e sobre o que estamos dispostos a fazer para alcançar o Reino dos Céus. Elas nos mostram que o Reino dos Céus não é algo que se compra ou se merece, mas que se recebe gratuitamente de Deus, como um dom de seu amor. No entanto, esse dom exige uma resposta da nossa parte, uma adesão livre e generosa ao projeto de Deus para nós e para o mundo. O Reino dos Céus é um tesouro que transforma a nossa vida, que nos dá sentido e esperança, que nos faz felizes e realizados. Por isso, vale mais do que qualquer outra coisa.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,44-46

Ele vende todos os seus bens e compra aquele campo

Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada


Nenhum comentário