Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 25 de Agosto de 2023 | 20ª Semana do Tempo Comum 🟢

Esta leitura é um resumo do livro de Rute, que narra a história de uma mulher moabita que se converteu ao Deus de Israel e se tornou a bisavó do rei Davi. O livro mostra como Deus cuida dos seus fiéis, mesmo nas situações mais difíceis, e como ele prepara o caminho para a vinda do Messias. O texto destaca a fidelidade de Rute para com sua sogra Noemi, que havia perdido o marido e os filhos em Moab, e a bondade de Boaz, um parente de Noemi, que acolheu Rute e se casou com ela. O texto também revela a origem da linhagem real de Judá, da qual nasceria Jesus Cristo.

Uma ilustração do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,34-40, mostrando Jesus respondendo à pergunta de um fariseu sobre o maior mandamento da lei.

Primeira Leitura: Início do Livro de Rute 1,1.3-6.14b-16.22

Noemi acompanhada de sua nora Rute, a moabita, regressou a Belém

1No tempo em que os juízes governavam, houve uma fome no país e um homem de Belém de Judá foi morar nos campos de Moab com sua mulher e seus dois filhos. 3Entretanto, morreu Elimelec, marido de Noemi, e esta ficou sozinha com seus dois filhos. 4Eles casaram-se com mulheres moabitas, uma das quais se chamava Orfa, a outra, Rute. E ali permaneceram uns dez anos. 5Depois morreram também os dois, Maalon e Quelion e a mulher ficou só, sem os dois filhos e sem o marido. 6Então ela se dispôs a voltar do campo de Moab para a sua pátria com as duas noras, porque tinha ouvido dizer que o Senhor havia olhado para o seu povo, e lhe tinha dado alimentos.

14bOrfa beijou sua sogra e partiu. Rute, porém, ficou com Noemi. 15Esta disse-lhe: “Olha, tua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Vai com ela”. 16Mas Rute respondeu: “Não insistas comigo para que te deixe e me afaste de ti. Porque para onde fores irei contigo, onde pousares, lá pousarei eu também. Teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus”. 22Assim Noemi voltou dos campos de Moab, acompanhada de sua nora Rute, a moabita. Regressaram a Belém, quando começava a colheita da cevada.

  • Palavra do Senhor.
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 145(146),5-6.7.8-9a.9bc-10 (R. 2a)

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez mar e o que neles existe.

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— Faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— O Senhor abre os olhos aos cegos o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro.

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— Ele ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!

R: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!


Aclamação ao Evangelho - Sl 24(25),4b.5a

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Fazei-me conhecer vossa estrada, vossa verdade me oriente e me conduza!


Na época, os fariseus ficaram sabendo que Jesus tinha silenciado os saduceus. Então eles se juntaram em grupo e um deles fez uma pergunta a Jesus, para testá-lo: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?" Jesus respondeu: "Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua mente! Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é parecido com esse: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. Toda a Lei e os profetas se baseiam nesses dois mandamentos".

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,34-40

Amarás o Senhor teu Deus, e ao teu próximo como a ti mesmo

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

  • Palavra da Salvação.
  • Glória a Vós Senhor

Fonte: Bíblia Sagrada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".