Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2023

Santo do dia: São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja

A vida de São Jerônimo , homem rico de Panônia que foi batizado em Roma e foi ordenado sacerdote em Antioquia, é apenas uma série ininterrupta de obras realizadas pela glória de Deus. Como secretário do Papa São Damaso, ensinou as Escrituras Sagradas e deu, em latim, sua famosa tradução conhecida como Vulgata, que foi aprovada pelo Concílio de Trento. Foi também o flagelo das heresias. Sua austeridade, seus jejuns contínuos e seu zelo pela conversão das almas nos ensinam a virtude e o Evangelho de maneira ainda mais eloquente do que suas palavras. Ele morreu em 420, com cerca de 80 anos.

Leitura da Bíblia Sagrada: 30 de setembro de 2023 | 25ª Semana do Tempo Comum ⚪

Zacarias era um profeta que viveu no século VI a.C., depois do exílio babilônico, e anunciou a restauração de Jerusalém e a vinda do Messias. A Leitura da Profecia de Zacarias 2,5-9.14-15a faz parte de uma série de oito visões que Zacarias teve em uma noite, e que são símbolos do futuro glorioso de Israel.  

Leitura da Bíblia Sagrada: 29 de setembro de 2023 | 25ª Semana do Tempo Comum

A leitura da profecia de Daniel nos convida a reconhecer e a proclamar a grandeza e a majestade de Deus, que governa sobre a história e sobre o destino dos povos. Nos convida também a acolher e a seguir Jesus Cristo, o Filho do homem, que veio para cumprir as promessas de Deus e para estabelecer o seu reino de justiça, paz e amor.

Leitura da Bíblia Sagrada: 28 de setembro de 2023 | 25ª Semana do Tempo Comum 🟢

O Início da profecia de Ageu 1,1-8 o profeta Ageu recebe a palavra do Senhor e a transmite a Zorobabel, o governador de Judá, e a Josué, o sumo sacerdote. A mensagem é um chamado ao arrependimento e à reconstrução do templo, que estava em ruínas há 17 anos. O povo havia se acomodado em suas casas luxuosas e negligenciado a casa de Deus, onde deveriam adorar e servir ao Senhor dos Exércitos. Por causa dessa desobediência, o povo sofria as consequências da maldição da aliança, como a escassez, a fome, a sede e a insatisfação. O profeta Ageu exorta o povo a considerar os seus caminhos e a priorizar o templo, que era o símbolo da presença e da glória de Deus entre eles. O propósito de Ageu era despertar o povo para a sua responsabilidade espiritual e para as bênçãos que Deus tinha reservado para eles se obedecessem à sua palavra.   Primeira Leitura: Início da profecia de Ageu 1,1-8 Edificai a casa e ela me será aceitável @pai-nosso-deus 1 No segundo ano do reinad...

Santo do dia: São Vicente de Paulo, presbítero

São Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril do ano 1581, em Pouy, no sul da França e foi batizado no mesmo dia. Faleceu no dia 27 de setembro de 1660, em Paris. Neste século XVII, São Vicente participou ativamente na Reforma Católica ocorrida na França. Vicente foi o terceiro filho de Jean de Paul e Bertrande de Moras. Seus pais eram camponeses de fé firme e vigorosa. A própria mãe deu educação religiosa aos seis filhos.

Leitura da Bíblia Sagrada: 27 de setembro de 2023 | 25ª Semana do Tempo Comum ⚪

A Leitura do livro de Esdras 9,5-9 mostra que Esdras, o sacerdote e escriba, confessa diante de Deus o pecado do povo de Israel, que se casou com mulheres estrangeiras e se contaminou com as práticas idolátricas dos povos vizinhos. Esdras reconhece que isso foi uma transgressão da aliança que Deus fez com Israel e que trouxe a ira divina sobre eles, levando-os ao cativeiro na Babilônia. Esdras também expressa a sua gratidão pela misericórdia de Deus, que permitiu que um remanescente voltasse para Jerusalém e reconstruísse o templo e os muros da cidade. Esdras se humilha perante Deus e pede perdão pelos pecados do povo, reconhecendo que eles não merecem a bondade de Deus.

Leitura da Bíblia Sagrada: 26 de setembro de 2023 | 25ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura do livro de Esdras 6,7-8.12b.14-20 diz que Deus cumpriu a sua promessa de restaurar o seu povo e o seu templo em Jerusalém, apesar da oposição dos inimigos. Nesses versículos, vemos que o rei Dario da Pérsia ordenou que os governadores da região não atrapalhassem a obra do templo, mas a apoiassem com recursos e ofertas. Ele também ameaçou com severas punições quem tentasse alterar ou destruir a casa de Deus. Além disso, ele reconheceu o poder do Deus dos céus e pediu que os sacerdotes orassem por ele e seus filhos.

Leitura da Bíblia Sagrada: 25 de setembro de 2023 | 25ª Semana do Tempo Comum 🟢

O Início do livro de Esdras 1,1-6 narra como o rei Ciro da Pérsia, movido pelo Espírito de Deus, permitiu que os judeus que estavam exilados na Babilônia voltassem para Jerusalém e reconstruíssem o templo do Senhor. A leitura mostra o cumprimento da profecia de Jeremias, que havia anunciado que o cativeiro duraria 70 anos (Jeremias 25:11-12; 29:10). Ele também revela que Ciro era o ungido de Deus, escolhido para libertar o seu povo e restaurar a sua adoração (Isaías 44:28; 45:1-13). O texto destaca a soberania e a fidelidade de Deus na história de Israel e na salvação da humanidade.

Santo do dia: São Pio de Pietrelcina, presbítero

Desde criança, Francisco manifestou interesse pelas coisas de Deus. Não faltava às Missas e orações. Ainda menino mostrava grande admiração por Nossa Senhora e Jesus, tornando-se também amigo do seu Anjo da Guarda. Francisco recorria a ele muitas vezes pedindo ajuda no seu caminho de viver o Evangelho. Não é à toa que, mais tarde, Padre Pio exortava os fiéis a pedirem ajuda ao anjo da guarda. Ele sabia que o que os anjos mais querem é conduzir seus “guardados” para Deus. Por isso, dizia, a intimidade de cada um com seu anjo da guarda é de grande importância.  

Liturgia diária: 23 de setembro de 2023 | 24ª Semana do Tempo Comum ⚪

A Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,13-16 diz que Paulo exorta Timóteo a guardar o seu mandato apostólico com fidelidade e integridade, diante de Deus e de Cristo Jesus, que é o único Senhor e Salvador. Paulo também lembra Timóteo da esperança da manifestação gloriosa de Cristo, que virá no tempo certo para julgar os vivos e os mortos. Paulo louva a Deus, que é o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, e pede que Timóteo lhe dê honra e poder eterno.

Liturgia diária: 22 de setembro de 2023 | 24ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,2c-12 diz que Paulo orienta Timóteo sobre como os cristãos devem se comportar diante das riquezas materiais e dos falsos mestres que as desejam. Paulo ensina que os cristãos devem ser contentes com o que têm, pois trouxeram nada para o mundo e nada levarão dele. Ele adverte que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e que muitos, por cobiçarem as riquezas, se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. Ele exorta Timóteo a fugir dessas coisas e a buscar a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência e a mansidão. Ele também o encoraja a combater o bom combate da fé e a guardar o mandamento de Deus sem mácula até a vinda de Jesus Cristo.

Liturgia diária: 21 de setembro de 2023 | 24ª Semana do Tempo 🔴

A Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4,1-7.11-13 mostra que Paulo exorta os cristãos a viverem de acordo com o chamado que receberam de Deus, ou seja, a serem santos, humildes, mansos, pacíficos e unidos no Espírito Santo. Ele também afirma que Deus concedeu diferentes dons aos membros da Igreja, como apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, para que eles possam edificar o corpo de Cristo, que é a sua comunidade. O objetivo é que todos cheguem à maturidade da fé e do conhecimento de Jesus Cristo, e não se deixem enganar por falsas doutrinas ou pelo pecado. Paulo quer que os cristãos cresçam em amor e se tornem semelhantes a Cristo, que é a cabeça da Igreja.

Liturgia diária: 20 de setembro de 2023 | 24ª Semana do Tempo Comum 🔴

Nessa Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,14-16 , Paulo explica a Timóteo o propósito de sua carta: orientá-lo sobre como se deve comportar na igreja, que é a casa de Deus, a coluna e o sustentáculo da verdade. Paulo quer que Timóteo saiba como administrar bem a igreja, que é formada pelos que creem em Jesus Cristo, o mistério da piedade revelado na carne, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido na glória.  

Liturgia diária: 19 de setembro de 2023 | 24 Semana do Tempo Comum 🟢

Nesse trecho da Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,1-13 , Paulo orienta Timóteo sobre as qualificações necessárias para os que exercem funções de liderança na igreja, como bispos e diáconos. Paulo enfatiza que esses líderes devem ter uma conduta irrepreensível, tanto na vida pessoal quanto na familiar, pois eles são responsáveis por cuidar da casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade ( 1Tm 3:15 ).

Liturgia diária: 17 de setembro de 2023 | 24º Domingo do Tempo Comum 🟢

  A Leitura do Livro do Eclesiástico 27,33-28,9 diz que devemos perdoar as ofensas dos nossos irmãos, pois assim também seremos perdoados por Deus. A leitura nos ensina a não guardar rancor nem raiva, pois esses sentimentos são prejudiciais para nós mesmos e para os outros. A leitura também nos exorta a lembrar do nosso fim, que é a morte, e a pensar nos mandamentos de Deus, que nos orientam para o bem. A leitura é um convite à reconciliação e à misericórdia, que são virtudes cristãs.

Santo do Dia: Santos Cornélio, papa, e Cipriano, bispo, mártires

  São Cornélio , o presbítero romano, assumiu a administração da Santa Sé após o interregno que sucedeu o falecimento de São Fabiano. Posteriormente, foi eleito para ser seu sucessor. Durante seu papado, enfrentou a heresia de Novaciano. Exilado, encontrou consolo nas cartas que lhe foram enviadas por São Cipriano, um patrício abastado que se converteu ao cristianismo e se tornou bispo de Cartago.

Liturgia diária: 16 de setembro de 2023 | 23ª Semana do Tempo comum 🔴

Na Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 1,15-17 , Paulo expressa a sua gratidão a Deus por ter sido salvo da sua vida passada de blasfêmia, perseguição e violência contra os cristãos. Ele reconhece que era o pior dos pecadores, mas que Deus teve misericórdia dele e lhe concedeu a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. Ele afirma que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, e que ele é o exemplo mais evidente da paciência e da bondade de Deus. Ele termina com um louvor à glória e à honra de Deus, o Rei eterno, imortal, invisível e único.

Santo do dia: Bem-aventurada Virgem Maria das Dores

Nossa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo .  

Liturgia diária: 15 de setembro de 2023 | 23ª Semana do Tempo Comum ⚪

A Leitura da Carta aos Hebreus 5,7-9 diz que Cristo, como nosso sumo sacerdote, se identificou plenamente com a nossa humanidade e sofreu por nós, obedecendo à vontade de Deus até a morte. Ele ofereceu a Deus orações e súplicas com forte clamor e lágrimas, mostrando sua confiança e dependência do Pai. Ele aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu, não porque fosse desobediente, mas porque experimentou em sua própria carne a dificuldade de cumprir a vontade de Deus em meio ao sofrimento. Ele se tornou a causa da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, pois foi aperfeiçoado pelo seu sacrifício na cruz. Ele é o nosso modelo e exemplo de fé, humildade e obediência.

Festa da Exaltação da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo

Esta terra é um lugar de merecimentos, e por isso também de sofrimentos. A pátria na qual Deus nos preparou o descanso em gozo eterno, é o paraíso. É pouco o tempo de passar aqui, mas nesse pouco tempo são muitos os sofrimentos a suportar. De ordinário, quando a Providência divina destina alguém a coisas grandes, prova-o também por meio de maiores adversidades. — Um dia Jesus Cristo apareceu à Bem-aventurada Batista Varani e disse-lhe que há três benefícios escolhidos que concede às almas suas prediletas: o primeiro é o de não pecar; o segundo o de praticar boas obras; o terceiro e maior de todos, o de fazê-la sofrer por amor dele.  

Liturgia diária: 14 de setembro de 2023 | 23ª Semana do Tempo Comum 🔴

A Leitura do Livro dos Números 21,4b-9 mostra como Deus castigou o povo de Israel por sua murmuração e ingratidão, mas também como Ele providenciou um meio de salvação para os que se arrependeram e olharam para a serpente de bronze que Moisés ergueu no deserto. Essa leitura é uma prefiguração do Evangelho de João 3,13-17 , onde Jesus se compara à serpente de bronze e diz que quem nele crer não perecerá, mas terá a vida eterna. A serpente de bronze simboliza o pecado que foi vencido na cruz por Cristo, que se fez pecado por nós (2 Coríntios 5,21). Assim, a leitura do Livro dos Números nos ensina a confiar na misericórdia de Deus, que nos liberta da morte causada pelo pecado, e a reconhecer o valor da cruz de Cristo, que é fonte de vida e salvação para todos os que nela crêem.  

Santo do dia: São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja

João Crisóstomo foi um grande orador do seu tempo. Todos os escritos dizem que multidões se juntavam ao redor do púlpito onde estivesse discursando. Tinha o dom da oratória e muita cultura, uma soma muito valiosa para a pregação do cristianismo.

Liturgia diária: 13 de setembro de 2023 | 23ª Semana do Tempo Comum ⚪

A Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses 3,1-11 mostra que devemos buscar as coisas que são de Deus e não as que são do mundo, pois fomos ressuscitados com Cristo e nossa vida está escondida nele. Devemos também abandonar as obras da carne, como a imoralidade, a ira, a mentira e a idolatria, e nos revestir do novo homem, que se renova à imagem de Deus. Devemos ainda praticar o amor, o perdão, a paz e a gratidão uns com os outros, como membros do corpo de Cristo. Essa leitura nos ensina a viver de acordo com a nossa identidade cristã e a valorizar as coisas eternas em vez das temporais.

Liturgia diária: 12 de setembro de 2023 | 23ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses 2,6-15 diz que Paulo exorta os cristãos a permanecerem firmes na fé em Cristo, que é o Senhor de tudo e de todos. Paulo alerta contra as falsas doutrinas que tentam desviar os colossenses da verdade do evangelho, como o legalismo judaico, o misticismo, a adoração de anjos e a filosofia humana. Paulo afirma que em Cristo estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, e que nele somos circuncidados espiritualmente, sepultados com ele no batismo e ressuscitados com ele pela fé. Paulo também declara que Cristo despojou os principados e potestades, triunfando sobre eles na cruz. Portanto, ninguém deve julgar os colossenses por questões de comida, bebida, festas ou sábados, nem deixar que ninguém os engane com vãs sutilezas. Paulo conclui dizendo que devemos viver em Cristo, enraizados e edificados nele, e confirmados na fé que aprendemos.

Liturgia diária: 11 de setembro de 2023 | 23ª Semana do Tempo Comum 🟢

A leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,24-2,3 diz que Paulo quer mostrar aos colossenses a sua dedicação e sofrimento pelo evangelho, e também alertá-los contra os falsos ensinos que ameaçam a sua fé em Cristo.

Liturgia diária: 10 de setembro de 2023 | 23º Domingo do Tempo Comum 🟢

A leitura da profecia de Ezequiel 33,7-9 diz que Deus confiou ao profeta Ezequiel a missão de ser um vigia para o povo de Israel, alertando-os sobre o perigo do pecado e a necessidade de conversão. Deus diz que se o profeta não advertir o ímpio sobre o seu caminho errado, ele será responsável pela morte do ímpio. Mas se o profeta advertir o ímpio e ele não se arrepender, ele morrerá por sua culpa, mas o profeta salvará a sua vida. Essa leitura mostra que Deus não quer a morte do pecador, mas a sua conversão, e que os profetas e os cristãos têm o dever de anunciar a palavra de Deus e de chamar os pecadores ao arrependimento.

Liturgia diária: 09 de setembro de 2023 | 22ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,21-23 mostra que Paulo está falando sobre a reconciliação que Deus realizou por meio de Cristo, que morreu na cruz para perdoar os pecados da humanidade e restaurar a paz entre Deus e os homens. Paulo diz que os colossenses, que antes eram inimigos de Deus por causa dos seus maus pensamentos e obras, agora foram reconciliados com Ele pela fé em Cristo, que é a imagem do Deus invisível e o Senhor de toda a criação. Paulo também exorta os colossenses a permanecerem firmes na fé e na esperança do evangelho, que eles receberam de Epafras, um colaborador de Paulo. Paulo afirma que ele mesmo sofre por causa do evangelho, mas que isso é uma graça de Deus para o bem da igreja.

Possível milagre no México entra na causa de canonização do sucessor de São Josemaria Escrivá

Um possível milagre que teria ocorrido no México poderia levar à canonização do beato Álvaro del Portillo, primeiro sucessor de são Josemaría Escrivá à frente da Opus Dei.

Natividade da Bem-aventurada Virgem Maria

A festa da Natividade de Nossa Senhora originou-se em Jerusalém. A primeira celebração em honra a Nossa Senhora da Natividade foi realizada no século V como festa da Basílica “Sanctae Mariae ubi nata est”, que é conhecida nos dias atuais como Basílica de Santa Ana . No século VII, o nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria já era celebrado pelas igrejas bizantinas e romanas. A celebração foi adicionada ao calendário tridentino como dia 8 de Setembro, data que permanece até os dias atuais.

Liturgia diária: 08 de setembro de 2023 | 22ª Semana do Tempo Comum ⚪

A Leitura da Profecia de Miquéias 5,1-4a mostra que Deus promete enviar um Messias, um novo Rei, para o seu povo que está sofrendo sob o domínio dos inimigos. O Messias nascerá em Belém, uma pequena cidade de Judá, mas terá uma origem eterna e divina. Ele reunirá e restaurará o remanescente fiel de Israel, cuidará do seu povo com a força e a majestade do Senhor, destruirá os inimigos de Israel, purificará Israel da idolatria e das práticas ocultas, e trará paz e segurança à terra.

Liturgia diária: 07 de setembro de 2023 | 22ª Semana do Tempo Comum

A Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,9-14 diz que Paulo está orando pelos colossenses para que eles cresçam no conhecimento da vontade de Deus e vivam de maneira digna e frutífera diante dele. Paulo também agradece a Deus por ter resgatado os colossenses das trevas e os transferido para o reino do seu Filho amado, Jesus Cristo, que é o Senhor de tudo e de todos.

Liturgia diária: 06 de setembro de 2023 | 22ª Semana do Tempo Comum 🟢

O Início da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,1-8 é uma saudação e uma ação de graças do apóstolo aos cristãos da cidade de Colossos, na Ásia Menor. Paulo se identifica como “ apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus ” e menciona Timóteo como seu colaborador. Ele se dirige aos “ santos e fiéis irmãos em Cristo ” que vivem em Colossos e lhes deseja “ graça e paz da parte de Deus, nosso Pai ”.

Liturgia diária: 05 de setembro de 2023 | 22ª Semana do Tempo Comum

A Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 5,1-6.9-11 mostra que Paulo exorta os cristãos de Tessalônica a estarem preparados para a vinda do Senhor, que será inesperada e repentina, como um ladrão de noite. Ele os encoraja a viverem como filhos da luz e do dia, vigiando e sendo sóbrios, vestindo-se da fé, do amor e da esperança da salvação. Ele também os lembra de que Deus não os destinou para a ira, mas para a salvação em Cristo, que morreu por eles e vive com eles. Ele os convida a se exortarem e se edificarem uns aos outros na fé.

Liturgia diária: 04 de setembro de 2023 | 22ª Semana do Tempo Comum

Nessa passagem da Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 4,13-18 , Paulo quer consolar e esclarecer os cristãos de Tessalônica sobre o destino dos que morreram na fé em Cristo. Alguns deles estavam preocupados com a sorte dos seus irmãos e irmãs que faleceram antes da vinda do Senhor, pensando que eles não participariam da sua glória. Paulo afirma que eles não devem se entristecer como os pagãos que não têm esperança, pois Deus ressuscitou Jesus dos mortos e também ressuscitará os que nele creram. Paulo usa a expressão “os que dormem” para se referir aos mortos, indicando que eles estão em um estado de repouso e espera, mas não de aniquilação. Ele também usa a palavra “parusia” para descrever a vinda gloriosa de Cristo no fim dos tempos, quando ele se manifestará com poder e majestade, acompanhado pelos anjos e pelos santos. Paulo diz que os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, e depois os que estiverem vivos serão arrebatados junto com eles nas nuvens, ...

Santo do dia: Memória de São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja

Gregório Magno , assim chamado pela sua grande sabedoria e caridade em cuidar da Igreja, nasceu em 540 na corte romana. Sua vocação surgiu na tenra infância, sendo educado num ambiente muito religioso. Quando seu pai morreu, Gregório era muito jovem, mas já ingressara na vida pública, sendo o prefeito de Roma.

Liturgia diária: 03 de setembro de 2023 | 21º Domingo do Tempo Comum 🟢

A leitura do livro do profeta Jeremias 20,7-9 é um trecho de uma das confissões de Jeremias, onde ele expressa sua angústia e frustração por ter sido chamado por Deus para anunciar uma mensagem impopular e sofrer perseguição e rejeição por causa disso. Jeremias se sente enganado por Deus, que o seduziu com a promessa de ser seu porta-voz, mas o deixou exposto ao escárnio e à violência dos seus inimigos. Jeremias tenta se calar, mas não consegue, pois a palavra de Deus é como um fogo em seu coração, que ele não pode reprimir. Jeremias se sente abandonado e traído até pelos seus amigos, que esperam sua queda. Jeremias mostra sua humanidade e sua fragilidade diante da missão que lhe foi confiada, mas também sua fidelidade e sua confiança em Deus, que é seu defensor e seu salvador.

Liturgia diária: 02 de setembro de 2023 | 21ª Semana do Tempo Comum 🟢

A leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 4,9-11 mostra que Paulo exorta os cristãos de Tessalônica a viverem em amor fraterno, a trabalharem honestamente e a se prepararem para a vinda do Senhor. Ele reconhece que eles já praticam o amor uns aos outros, mas os encoraja a progredir ainda mais nessa virtude. Ele também os aconselha a se dedicarem ao trabalho manual, para que não dependam de ninguém e não sejam motivo de escândalo para os de fora. Por fim, ele lembra que eles devem estar vigilantes e esperançosos na espera da segunda vinda de Cristo, que será a consumação da salvação.

Santo do dia: Santo Egídio padroeiro dos pobres, dos mendigos e dos deficientes

Santo Egídio é o nome de um santo católico que viveu como eremita no século VI na Grécia e na França. Ele é considerado o padroeiro dos pobres, dos mendigos e dos deficientes, pois realizou muitos milagres de cura e de compaixão. Ele também é invocado contra as convulsões, o medo e a loucura. Ele fundou um mosteiro que se tornou um local de peregrinação e parte dos Caminhos de Santiago.

Liturgia diária: 01 de setembro de 2023 | 21ª Semana do Tempo Comum

A Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 4,1-8 é um importante texto bíblico que nos ensina sobre a vida cristã. Paulo, escrevendo aos cristãos de Tessalônica, exorta-os a viver de maneira a agradar a Deus. Ele os lembra das instruções que lhes deu, incluindo a importância da santidade sexual. A Leitura nos ensina que a vida cristã deve ser vivida em santidade. Nós devemos nos esforçar para agradar a Deus em todas as áreas de nossas vidas, inclusive em nossas relações sexuais. Aqui estão alguns princípios que podemos aprender com esta leitura: A santidade é importante para a vida cristã. Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Devemos controlar nossos corpos e viver de maneira pura e honrosa. Deus castigará aqueles que rejeitam a santidade. Podemos aplicar esses princípios à nossa própria vida de diversas maneiras. Por exemplo, podemos: Orar para que Deus nos ajude a viver de maneira santa. Ler e estudar a Bíbl...