Pular para o conteúdo principal

A exemplo da Virgem Maria, coloque Deus em primeiro lugar

Celebramos hoje com toda a Igreja, o dia da Visitação de Nossa Senhora, 31 de maio. A Palavra de Deus diz: "Naqueles dias"; quais eram esses dias? Os dias da anunciação, os dias em que Maria recebeu o anúncio do anjo Gabriel.

Visitação de Nossa Senhora

Certamente, para aquela jovem — bem jovem, na verdade —, eram dias confusos, eram dias de mudança radical, de projeto de vida. Porque tinha chegado uma novidade para Ela, mudou completamente o rumo da sua vida.

Certamente, eram dias e noites sem dormir, eram dias também de muita confiança em Deus. Porque Maria teve de exercitar a sua fé e confiar profundamente em Deus. Então, também eram dias de intensa alegria porque Maria estava cheia do Espírito Santo. Apesar de sentir todas essas situações humanas, Maria estava cheia do Espírito Santo e Ela confiava em Deus.

Diz o texto que Ela partiu para uma região montanhosa. Não é só um dado geográfico, mas a montanha, na Palavra de Deus, indica o lugar da ação de Deus, o lugar das teofanias (Teofania são manifestações de Deus). Então, na verdade, Maria vai para contemplar a obra de Deus na vida de Isabel, a sua parente. E Maria vai contemplar os feitos de Deus. Maria não vai simplesmente para um deslocamento geográfico, saindo de Nazaré e indo para a cidade de Ein Karem, que era onde vivia Zacarias e Isabel. Maria vai para contemplar as obras de Deus.

Aprendamos com a Virgem Maria a também sermos portadores de Deus
Depois, o detalhe do Evangelho, tem aqui um advérbio de modo: "Maria partiu apressadamente". A capacidade que a Virgem Maria tem de colocar Deus em primeiro lugar. As coisas de Deus são as mais importantes! Não deixe para amanhã, não pode procrastinar.

Já falei sobre esse mal do século: a procrastinação; aquela mania que nós temos de adiar as coisas de Deus, de deixar as coisas para depois. Maria partiu apressadamente em uma disposição de coração, de colocar as coisas de Deus em primeiro lugar. Era necessário que Deus ocupasse o primeiro lugar.

Diz a Palavra que Ela entrou na casa e cumprimentou Isabel, que ficou cheia do Espírito Santo. Maria foi levar Deus para Isabel; Maria foi levar a presença de Deus.

E os judeus tinham uma saudação que não era simplesmente um "Oi", um "Olá" ou "Tudo bem", mas era "Shalom". Shalom é o próprio Deus. Maria é portadora de Deus para Isabel. Maria vai fazer uma visita, mas não foi para curiosar a vida de Isabel — uma senhora de idade que era estéril. Maria como se fosse curiosa, para ver se ela estava mesmo grávida.

Não! A intenção de Maria é levar Deus para Isabel. Ela disse: "Shalom", Ela leva Deus e com aquela saudação, Isabel fica cheia do Espírito Santo. E diz a Palavra, que Maria ainda ficou três meses com Isabel.

A disposição da Virgem Maria de ajudar a sua prima em necessidade, de ser para ela um apoio, ser para ela um sustento naquele momento da sua vida. Aprendamos com a Virgem Maria a também sermos portadores de Deus, instrumentos de Deus na vida das pessoas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...