Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 18 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 18,1-8

Essa é a primeira leitura da liturgia católica de hoje, quinta-feira da sexta semana da Páscoa. Ela conta um episódio da missão de Paulo em Corinto, onde ele encontrou um casal de judeus cristãos, Áquila e Priscila, que o acolheram e o ajudaram em seu trabalho de fazer tendas. Paulo também pregava na sinagoga aos sábados, tentando convencer judeus e gregos de que Jesus era o Messias. Mas quando eles se opuseram e blasfemaram, ele decidiu se dedicar aos gentios, ou seja, aos não judeus. Ele teve sucesso em converter Crispo, o chefe da sinagoga, e muitos outros coríntios que foram batizados.

Paulo passou a morar com eles; trabalhava e discutia na sinagoga

Naqueles dias:

1. Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.

2. Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles.

3. E, como tinham a mesma profissão - eram fabricantes de tendas - Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.

4. Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos.

5. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias.

6. Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: "Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos".

7. Então, saindo dali, Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga.

8. Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b)

R: O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

- O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel

- Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!


Aclamação ao Evangelho - cf. Jo 14,18

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu não vos deixarei órfãos: eu irei, mas voltarei, e o vosso coração muito há de se alegrar.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 16,16-20

Esse é o evangelho da liturgia católica da sexta semana da Páscoa. Ele relata um trecho do discurso de Jesus aos seus discípulos na última ceia, antes de sua paixão e morte. Jesus anuncia que vai deixá-los por um pouco de tempo, mas que voltará a vê-los. Ele se refere à sua ressurreição e à sua ascensão ao Pai. Os discípulos não entendem o que ele quer dizer e ficam confusos. Jesus explica que eles vão chorar e se lamentar, mas que o mundo se alegrará. Ele promete que a tristeza deles se converterá em alegria.

Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

16. “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”.

17. Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.

18. Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”.

19. Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

20. Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...