Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 18 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 18,1-8

Essa é a primeira leitura da liturgia católica de hoje, quinta-feira da sexta semana da Páscoa. Ela conta um episódio da missão de Paulo em Corinto, onde ele encontrou um casal de judeus cristãos, Áquila e Priscila, que o acolheram e o ajudaram em seu trabalho de fazer tendas. Paulo também pregava na sinagoga aos sábados, tentando convencer judeus e gregos de que Jesus era o Messias. Mas quando eles se opuseram e blasfemaram, ele decidiu se dedicar aos gentios, ou seja, aos não judeus. Ele teve sucesso em converter Crispo, o chefe da sinagoga, e muitos outros coríntios que foram batizados.

Paulo passou a morar com eles; trabalhava e discutia na sinagoga

Naqueles dias:

1. Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.

2. Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles.

3. E, como tinham a mesma profissão - eram fabricantes de tendas - Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.

4. Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos.

5. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias.

6. Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: "Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos".

7. Então, saindo dali, Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga.

8. Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b)

R: O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

- O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel

- Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!


Aclamação ao Evangelho - cf. Jo 14,18

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu não vos deixarei órfãos: eu irei, mas voltarei, e o vosso coração muito há de se alegrar.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 16,16-20

Esse é o evangelho da liturgia católica da sexta semana da Páscoa. Ele relata um trecho do discurso de Jesus aos seus discípulos na última ceia, antes de sua paixão e morte. Jesus anuncia que vai deixá-los por um pouco de tempo, mas que voltará a vê-los. Ele se refere à sua ressurreição e à sua ascensão ao Pai. Os discípulos não entendem o que ele quer dizer e ficam confusos. Jesus explica que eles vão chorar e se lamentar, mas que o mundo se alegrará. Ele promete que a tristeza deles se converterá em alegria.

Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

16. “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”.

17. Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.

18. Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”.

19. Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

20. Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".