Pular para o conteúdo principal

Maria Conchita foi beatificada em celebração realizada na Espanha

Neste sábado, 6, a Igreja na Espanha ganhou mais uma beata para venerar. Maria “Conchita” foi beatificada em celebração eucarística realizada na Catedral de Granada, situada no sul da Espanha, e celebrada pelo prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro.

Maria Conchita foi beatificada em celebração realizada na Espanha

Maria Conchita nasceu em 27 de novembro de 1905, em Granada. Viveu por apenas 20 anos. Sua história é marcada por fragilidade física e sofrimento com diversas doenças, culminando com a tuberculose, que foi fatal. Dom Semeraro, ao falar da vida da beata, destacou a participação de sua família para educá-la na fé. Seu pai, Francisco, após ficar viúvo, tornou-se religioso redentorista e atualmente é venerável.

“A educação religiosa recebida de seus pais dispôs Conchita a aceitar com serenidade e alegria as muitas adversidades causadas por uma saúde cada vez mais comprometida”, explicou o cardeal. A partir dessa educação na fé, Maria obteve apoio na fadiga, a frequência aos Sacramentos e a devoção à Virgem Maria.

Dom Semeraro também ressaltou: “Maria Conchita deu frutos abundantes porque esteve sempre unida a Cristo e nunca se separou dele, mesmo nas horas escuras da prova. Teve, de fato, que enfrentar adversidades humanamente superiores às suas forças frágeis, como a doença mental da mãe, seus próprios sofrimentos físicos e, na última fase da existência terrena, os causados ​​pela tuberculose”.

Exemplo para inspirar

O prefeito concluiu sua homilia exortando o povo a se inspirar no exemplo da nova beata. “Sobretudo a quantos estão no sofrimento e na prova, a beata Maria Conchita, com a oferta da sua jovem e breve existência e com total e confiante entrega a Deus, mostra como a conformação a Cristo, no amor crucificado, transforma a substância da vida, mesmo a mais complexa e difícil”, finalizou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".