Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária–04 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,13-25

Esse é um trecho que narra a primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé. Eles pregaram o evangelho nas sinagogas da Ásia Menor, começando por Antioquia da Pisídia. Paulo fez um discurso resumindo a história da salvação desde Abraão até Jesus, o Salvador prometido. Ele também citou o testemunho de João Batista sobre Jesus.

Da descendência de Davi Deus fez surgir

para Israel um Salvador, que é Jesus

13. Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém.

14. Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.

15. Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: "Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar".

16. Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: "Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai!

17. O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso.

18. E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-os de cuidados no deserto.

19. Destruiu sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território

20. por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente. Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o profeta Samuel.

21. Em seguida, eles pediram um rei, e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos.

22. Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: 'Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade'.

23. Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um salvador, que é Jesus.

24. Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel.

25. Estando para terminar sua missão, João declarou: 'Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede, depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias'".

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 88(89),2-3. 21-22.25 e 27 (R. cf. 2a)

R: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor.

- Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: "O amor é garantido para sempre!" E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

- "Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.

- Não será surpreendido pela força do inimigo, nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo. Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores, ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam.

- Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. Ele, então, me invocará: 'Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!'"


Aclamação ao Evangelho - Ap 1,5ab

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Jesus Cristo, a fiel testemunha, primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou em seu sangue derramado.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 13,16-20

Esse é um trecho narra um episódio após Jesus lavar os pés dos seus discípulos na Última Ceia. Ele ensina sobre a humildade, a fidelidade e a missão dos seus seguidores. Ele também prediz a traição de Judas e afirma sua divindade.

Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse:

16. "Em verdade, em verdade vos digo, o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou.

17. Se sabeis isso e o puserdes em prática, sereis felizes.

18. Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: 'Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar'.

19. Desde agora vos digo isso, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.

20. Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".