Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 21 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 1,1-11

A Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 1,1-11 diz que Jesus, depois de ressuscitar dos mortos, apareceu aos seus discípulos durante quarenta dias e lhes falou do Reino de Deus. Ele também lhes ordenou que esperassem em Jerusalém a promessa do Pai, que era o batismo no Espírito Santo. Depois disso, Jesus foi elevado ao céu diante dos seus olhos, enquanto dois anjos lhes anunciavam que ele voltaria do mesmo modo como o viram partir.

Essa leitura faz parte da liturgia da Ascensão do Senhor, que celebra a subida de Jesus ao céu e a sua glorificação à direita do Pai. Ela também prepara os fiéis para a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes, que é a festa da Igreja e da sua missão no mundo.

Jesus foi levado aos céus, à vista deles

1. No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo,

2. até ao dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido.

3. Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus.

4. Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: 'Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar:

5. João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias".

6. Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: 'Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel?'

7. Jesus respondeu: 'Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade.

8. Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra'.

9. Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo.

10. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco,

11. que lhes disseram:'Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu'.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 46(47),2-3.6-7.8-9 (R. 6)

R: Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.

- Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.

- Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

- Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.


Segunda Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 1,17-23

A Segunda Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 1,17-23 diz que Paulo faz uma oração pelos cristãos de Éfeso, pedindo que Deus lhes conceda um espírito de sabedoria e revelação para conhecerem a esperança da sua vocação, a glória da sua herança e a grandeza do seu poder. Ele também louva a Deus pela exaltação de Cristo, que foi elevado acima de todo principado, potestade, poder e domínio, e que é a cabeça da Igreja, o seu corpo.

Essa leitura faz parte da liturgia da Ascensão do Senhor, que celebra a subida de Jesus ao céu e a sua glorificação à direita do Pai. Ela também mostra a relação entre Cristo e a Igreja, que é o seu corpo místico, chamada a participar da sua plenitude e da sua missão no mundo.

E o fez sentar-se à sua direita nos céus

Irmãos:

17. O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer.

18. Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos,

19. e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.

20. Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus,

21. bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa nomear não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro.

22. Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja,

23. que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Aclamação ao Evangelho - Mt 28,19a.20b

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus.


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 28,16-20

O Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 28,16-20 diz que Jesus, antes de subir ao céu, apareceu aos seus onze discípulos na Galileia e lhes deu a sua última ordem: ir pelo mundo e fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a guardar tudo o que ele lhes tinha mandado. Ele também lhes prometeu que estaria com eles todos os dias, até o fim dos tempos.

Esse evangelho faz parte da liturgia da Ascensão do Senhor, que celebra a subida de Jesus ao céu e a sua glorificação à direita do Pai. Ele também mostra a missão universal da Igreja, que é continuar a obra de Jesus na terra, anunciando o seu evangelho e batizando os que crerem. Ele também revela a presença constante de Jesus na sua Igreja, que é o seu corpo místico, através do Espírito Santo.

Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra

Naquele tempo,

16. Os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado.

17. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.

18. Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra.

19. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

20. e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".