Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária–06 de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,44-52

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,44-52, que faz parte da Liturgia Diária de Sábado, 6 de Maio de 2023. Narra como Paulo e Barnabé anunciaram a palavra de Deus aos judeus e aos pagãos em Antioquia da Pisídia, e como enfrentaram a perseguição e a rejeição de alguns judeus invejosos. É uma leitura que nos convida a sermos testemunhas fiéis do Evangelho, mesmo diante das dificuldades e dos obstáculos.

Vamos dirigir-nos aos pagãos

44. No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a Palavra de Deus.

45. Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia.

46. Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: "Era preciso anunciar a Palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos.

47. Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: 'Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra'".

48. Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram isso e glorificavam a Palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna abraçaram a fé.

49. Desse modo, a Palavra do Senhor espalhava-se por toda a região.

50. Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território.

51. Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés e foram para a cidade de Icônio.

52. Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 3cd)

R: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

- O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

- Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!


Aclamação ao Evangelho - Jo 8,31b-32

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Se guardais minha Palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,7-14

Esse é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,7-14, que também faz parte da Liturgia Diária de Sábado, 6 de Maio de 2023. É um trecho do discurso de despedida de Jesus aos seus discípulos, no qual ele revela sua identidade como o Caminho, a Verdade e a Vida, e sua unidade com o Pai. Jesus também promete que quem acredita nele fará as obras que ele faz e até maiores, e que atenderá tudo o que pedirem em seu nome. É uma leitura que nos convida a conhecer e seguir Jesus como o único mediador entre Deus e os homens, e a confiar em seu poder e em sua intercessão.

Quem me viu, viu o Pai

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

7. "Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes".

8. Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!"

9. Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'?

10. Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.

11. Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras.

12. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai,

13. e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.

14. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".