Pular para o conteúdo principal

Liturgia Diária–1º de maio de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 11,1-18

Esse é um trecho da Bíblia que conta como Pedro explicou aos outros apóstolos e irmãos que Deus tinha concedido a conversão aos pagãos. Ele relata a visão que teve de um lençol com animais impuros e a voz de Deus que lhe disse para não chamar impuro o que Deus tinha purificado. Ele também conta como o Espírito Santo desceu sobre os gentios que ouviram a palavra de Deus e como ele os batizou em nome de Jesus Cristo.

Essa leitura mostra que Deus não faz distinção entre as pessoas, mas aceita todos os que o temem e praticam a justiça. Ela também revela o papel de Pedro como testemunha e líder da Igreja primitiva.

Também aos pagãos Deus concedeu a conversão

que leva para a vida!

Naqueles dias,

1. os apóstolos e os irmãos que viviam na Judeia souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.

2. Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo:

3. "Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!"

4. Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido:

5. "Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.

6. Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu.

7. Depois ouvi uma voz que me dizia: 'Levanta-te, Pedro, mata e come'.

8. Eu respondi: 'De modo nenhum, Senhor! Porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca'.

9. A voz me disse pela segunda vez: 'Não chames impuro o que Deus purificou'.

10. Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu.

11. Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesareia, à minha procura.

12. O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.

13. Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: 'Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro.

14. Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família'.

15. Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio.

16. Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: 'João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo'.

17. Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós, que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?"

18. Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificavam a Deus, dizendo: "Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!"

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 41(42),2-3;42(43),3.4 (R. cf. Sl 41[42],3a)

R: Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

- Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minha alma por vós, ó meu Deus!

- A minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?

- Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso monte santo, até a vossa morada!

- Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!


Aclamação ao Evangelho - Jo 10,14

- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Eu sou o bom pastor; conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim fala o Senhor


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,11-18

Esse é outro trecho da Bíblia que fala sobre Jesus como o bom pastor. Ele diz que o bom pastor dá a vida por suas ovelhas, ao contrário do mercenário que foge diante do perigo. Ele também diz que conhece suas ovelhas e elas o conhecem, assim como o Pai o conhece e Ele conhece o Pai. Ele afirma que tem outras ovelhas que não são deste redil e que ele deve conduzir, para que haja um só rebanho e um só pastor. Ele declara que tem autoridade para dar a vida e para retomá-la, conforme o mandamento que recebeu do Pai.

Essa leitura mostra que Jesus é o verdadeiro pastor que cuida, protege e salva suas ovelhas, dando-lhes a vida eterna. Ela também mostra que Jesus tem uma relação íntima e filial com Deus Pai, e que ele veio para reunir todos os povos em uma só fé. Ela ainda mostra que Jesus é obediente à vontade do Pai e que ele tem poder sobre a vida e a morte.

Eu sou a porta das ovelhas

Naquele tempo, disse Jesus:

11. “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.

12. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa.

13. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.

14. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,

15. assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.

16. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

17. É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente.

18. Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".